Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de agosto de 2012

Obra na linha férrea invade avenida e derruba árvores


Transtorno: Calçada da avenida Paul Percy Harris e parte da via foram invadidas em 1,5 km

Serviço inusitado faz parte dos trabalhos da MRS para separar linhas de transporte de carga das de passageiros

A calçada, a guia, a sarjeta e uma pequena faixa da avenida Paul Percy Harris ao lado da linha férrea, na Vila Maria de Maggi, estão sendo invadidas por uma obra da MRS Logística S/A em uma extensão de 1,5 quilômetro.

O serviço inusitado faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela empresa para separar as linhas de transporte de carga das de passageiros entre Suzano e Itaquaquecetuba. Além disso, a implantação do novo muro que cerca a malha ferroviária no trecho também motivou a retirada de várias árvores plantadas na calçada nas décadas de 1980 e 1990. A maioria era de uma fruta conhecida como uva japonesa.

Moradores da Vila Maria de Maggi disseram que ninguém foi informado sobre impactos, prejuízos e possíveis compensações para a obra.

"Simplesmente começaram a quebrar o muro antigo e construir na margem um novo mais para o meio da avenida. Isso não é bom porque o movimento de carros já é grande e a via está ficando mais estreita. Falaram que uma nova calçada com um metro e meio será construída ao lado do novo muro. Se for construída, a pista ficará ainda mais estreita", destacou a moradora Mercedes Garcia.

Ela ressaltou que alguns vizinhos cogitaram a possibilidade de fazer um abaixo-assinado para cobrar da MRS, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Prefeitura de Suzano esclarecimentos sobre a intervenção no local. "Mas acabou ficando por isso mesmo e a obra está seguindo, inclusive com a retirada das árvores", completou.

O Diário do Alto Tietê procurou a administração municipal para saber quais autorizações foram concedidas a MRS para eliminação da calçada e de parte da avenida e quais compensações estão previstas. Até o fechamento desta edição, o governo do prefeito Marcelo Candido (PT) não se manifestou.

A CPTM informou que somente a MRS Logística poderia falar sobre o assunto. A MRS, por seu lado, foi bastante econômica nas explicações. "Todas as licenças e contrapartidas estão contempladas em convênio assinado entre a Prefeitura de Suzano e a MRS. A previsão de término da obra é no final de 2012", destacou a assessoria, porém sem dar detalhes sobre quais seriam essas licenças e contrapartidas.

DAT