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Linha 5-Lilás (Capão Redondo - Chácara Klabin)

Linha 5-Lilás

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EXTENSÃO DA LINHA 5-LILÁS

Em execução desde julho de 2009, a extensão da Linha 5-Lilás ligará o bairro Capão Redondo à Chácara Klabin.
O trecho em extensão terá 11,5 km e é composto por: via permanente em túneis duplos e singelos, escavados nos métodos NATM e Shield, 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), 13 poços, 01 estacionamento de trens sob o Parque das Bicicletas, 01 pátio de estacionamento e manutenção (Guido Caloi), 01 subestação primária e 26 novos trens.
A Linha 5-Lilás integrará com a Linha 1-Azul, na estação Santa Cruz, e com a Linha 2-Verde na estação Chácara Klabin e com a futura Linha 17-Ouro na estação Campo Belo, além da integração existente do trecho em funcionamento com a Linha 9 - Esmeralda da CPTM na estação Santo Amaro. A linha quando concluída totalizará 19,9 km de extensão, 17 estações, 02 pátios de estacionamento e manutenção, com uma demanda prevista de 855.420 passageiros/dia.
Em 12 de fevereiro de 2014 entrou em operação a estação Adolfo Pinheiro e em 06 de setembro de 2017 as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin da extensão da Linha 5-Lilás.
O trecho entre as estações Brooklin (exclusive) – Chácara Klabin está com obras em andamento, com serviços de acabamento e de implantação de sistemas, sendo desenvolvido em ritmo intenso, o que irá permitir o início da sua operação por etapas, a partir de janeiro de 2018 até abril de 2018, com exceção da estação Campo Belo, prevista operar em dezembro de 2018.
A conclusão do trecho Adolfo Pinheiro - Chácara Klabin deve impulsionar o desenvolvimento das regiões ao longo da Linha 5-Lilás, permitindo o acesso dos moradores de toda a cidade aos serviços ali oferecidos nos centros empresariais importantes localizados no Largo Treze, av. Santo Amaro, av. Vereador José Diniz, av. Roque Petroni Júnior, av. Morumbi, Marginal Pinheiros e os centros comerciais de Moema, Ibirapuera, Vila Clementino e Vila Mariana.
A operação plena da linha proporcionará o acesso a complexos hospitalares como Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital Alvorada, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital de Rim e Hipertensão, Maternidade do Amparo Maternal, Hospital São Paulo, Hospital Santa Cruz, Hospital Sepaco e centros especializados para tratamentos como AACD, APAE e Lar Escola São Francisco que serão providos de transporte com acessibilidade e rapidez.
As previsões de demanda indicam que esta linha não será pendular, apresentando carregamentos constantes nos dois sentidos, o que comprova sua utilidade para a rede.