Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

Linha 9-Esmeralda: Extensão Grajau - Varginha

A CPTM está ampliando a Linha 9-Esmeralda, que hoje vai de Osasco até o Grajaú para o extremo sul da capital, Varginha. Serão mais 4,5 km de linha, com duas novas estações: Mendes e Varginha. O investimento é da ordem de R$ 727 milhões para estudos, projetos, adequação das áreas e execução das obras.

No dia 24 de julho, a CPTM recebeu as propostas comerciais, fase final da licitação para implantação desse projeto. A estimativa é começar os trabalhos neste segundo semestre de 2013.

Serão beneficiados os moradores do extremo sul de São Paulo, Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. A previsão inicial é de mais 110 mil passageiros por dia útil.

Além das estações, será implantada toda a infraestrutura necessária para a operação dos trens, como via permanente, rede aérea e sistemas de energia e sinalização. O trecho contará com passarelas e viadutos rodoviários e bicicletário nas duas estações. Em Varginha, está previsto um terminal de ônibus da SPTrans.

A Linha 9-Esmeralda conta com integração com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e com a Linha 8-Diamante, da CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino. Também há integração com ônibus nas estações Grajaú, Jurubatuba, Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Pinheiros e Osasco

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Acompanhe o andamento das obras