Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de outubro de 2017

Metrô antecipa horário de abertura de estações no retorno do feriado prolongado

Para atender os usuários que retornam do feriado prolongado do "Dia de Nossa Senhora Aparecida", na próxima segunda-feira (16), o Metrô antecipará o horário de abertura das estações nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), integradas aos terminais rodoviários da capital, e na Linha 2- Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Nessas três linhas, as estações serão abertas às 4 horas. A estratégia também será adotada na Linha 4-Amarela (Butantã -Luz), operada pela concessionária ViaQuatro.

Já na Linha 5-Lilás, a abertura das estações, de Capão Redondo a Adolfo Pinheiro, ocorrerá no horário de costume, a partir das 4h40. A operação assistida, que ocorre gratuitamente, de segunda-feira a sábado, no trecho entre as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, terá início às 10 horas e se estenderá, como de hábito, até às 15 horas.

Na Linha 15-Prata (Oratório -Vila Prudente), o horário de funcionamento do monotrilho também não terá mudanças na segunda-feira e as estações começam a atender os usuários normalmente as 4h40.

Linhas 15-Prata e 4-Amarela terão operação diferenciada no domingo (15)

No domingo (15), duas linhas de metrô terão operação diferenciada para obras de expansão e testes programados. Na Linha 4-Amarela (Butantã - Luz), que é operada pela Concessionária Via Quatro, para dar continuidade às obras da futura estação Oscar Freire, a circulação dos trens no trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ocorrerá por uma única via (via singela), das 4h40 às 15 horas. Com isso, o embarque nessas duas estações, tanto para quem segue no sentido Butantã quanto para os que partem com destino a estação Luz, deverá ser realizado por uma única plataforma. Avisos sonoros irão orientar os usuários sobre o destino de cada trem.

No trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente e não haverá mudanças no embarque e desembarque dos usuários.


Na Linha 15-Prata do monotrilho as estações Vila Prudente e Oratório ficarão fechadas das 4h40 às 16h para continuidade dos testes programados do sistema de controle dos trens. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações.

Para informar sobre as mudanças programadas, o Metrô emitirá mensagens pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite, e a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100), que atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

CPTM