ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de abril de 2017

Ônibus da cidade de São Paulo circularão sem cobrador em quatro anos

Apenas 6% dos usuários do transporte público pagam em dinheiroRovena Rosa/Arquivo/Agência Brasil
O prefeito de São Paulo, João Doria, disse hoje (10) que, no prazo de quatro anos, os ônibus da capital paulista vão circular sem a presença do cobrador. De acordo com ele, a prefeitura negociou com as empresas concessionárias para que o processo seja gradual e que os atuais trabalhadores sejam realocados em funções administrativas ou de motorista.

“Ninguém será demitido, a minha palavra vale”, afirmou o prefeito. Segundo ele, as empresas serão punidas de descumprirem essa e demitirem funcionários.

De acordo com o prefeito, atualmente, entre os usuários do transporte público, apenas 6% pagam em dinheiro e 94% com o Bilhete Único, sistema que concede descontos por fidelidade ou nas integrações com outros modais. A ideia é que, em quatro anos, todos os pagamentos sejam feitos com Bilhete Único. Para Doria, manter os cobradores nos ônibus "não é moderno" e "não é eficiente.”

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano discorda da posição do prefeito. Para a entidade, o cobrador de tarifa tem função de agente social, no auxílio aos motoristas, dentro dos coletivos. A categoria também teme demissão em massa de 19 mil funcionários no município.


http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-04/onibus-da-cidade-de-sao-paulo-circularao-sem-cobrador-em-quatro-anos