Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

24 de fevereiro de 2017

Operação da Linha 7-Rubi da CPTM recebe mais um novo trem hoje

Essa é a 10ª nova composição entregue do lote de 65 unidades encomendados

A partir desta sexta-feira, 24 de fevereiro, mais um novo trem entra em operação na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí). Essa é a décima composição que entra em circulação do lote de 65 unidades encomendas. Com a entrega dos novos trens, todas as linhas da CPTM terão a frota padronizada.

Das dez composições já entregues, duas estão em serviço na Linha 11-Coral Expresso Leste (Luz-Guaianases), e a partir de hoje, oito na Linha 7-Rubi.

A Linha 7 tem 60,5 quilômetros de extensão, ligando a Estação da Luz a Jundiaí. O trecho principal, entre Luz e Francisco Morato, transporta em média 400 mil usuários por dia útil. Somada à extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, a linha alcança a marca de 430 mil passageiros por dia.

Novos trens

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), o trem possui monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio e espaço para cadeirantes). Possui também monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os demais trens desse lote serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos