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25 de agosto de 2016

Alckmin passará operação de duas linhas do Metrô à iniciativa privada

Consórcio vencedor deve passar operar linhas 5-Lilás e 17-Ouro em 2017.
Linhas terão 25 estações quando concluídas.


 O governo de São Paulo vai conceder as linhas 5-Lilás do Metrô e 17-Ouro do monotrilho à iniciativa privada de forma conjunta. A decisão foi tomada na terça-feira (23) em reunião do conselho gestor do Programa Estadual de Desestatização (PED).

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o edital deverá ser lançado a partir de outubro, e a expectativa é a de que o consórcio vencedor passe a operar as linhas a partir do primeiro semestre de 2017.

As linhas estão situadas na Zona Sul de São Paulo e vão compreender 27,5 km de trilhos e 25 estações quando concluídas. A 5-Lilás já opera com sete estações entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro e está sendo expandida até a Estação Chácara Klabin. Já a linha 17-Ouro, que chegou a ser prometida para 2014, deve ficar pronta apenas no início de 2019 e vai ligar, em formato de monotrilho, o aeroporto de Congonhas e a Marginal Pinheiros.

Pelissioni afirma que a concessão deverá proporcionar uma melhor gestão de recursos e maior eficácia no funcionamento da linha. “Tem uma sinergia de integração de pessoas que vão usar, de equipes, de compra de energia elétrica”, afirma. As linhas farão integração na Estação Campo Belo.

O modelo da concessão será o de outorga fixa de entrada. Ou seja, o consórcio pagará um valor para assumir a operação das linhas, e o governo do estado, por sua vez, fará uma remuneração por passageiro transportado.

Com isso, o modelo de operação por meio da iniciativa privada cresce nos transportes metropolitanos de São Paulo. A Linha 4-Amarela já é administrada por uma um consórcio de empresas. A intenção do governo de São Paulo é ainda conceder à iniciativa privada a operação de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

G1