ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de março de 2016

Obra da Linha 13-Jade da CPTM chega a 30% de sua execução

Obra que ligará a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos contará com um elevado de 7,9 km de extensão

 

A Linha 13-Jade, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), avançou mais uma fase nesta terça-feira (29). O trecho (que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos) terá 12,2 quilômetros de extensão. Segundo o Governo do Estado, 30% das obras já foram executadas e 2.500 trabalhadores estão envolvidos no projeto.

 

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) acompanhou hoje o içamento de duas vigas. Até o final do projeto, serão içadas mais 488 vigas, num total de 784. Elas serão suficientes para sustentar 7,9 km em elevado. Cada viga mede 31 metros de extensão e pesa 96,8 toneladas.

 

O trecho em elevado começa no entroncamento com a Linha 12-Safira, próximo ao centro de treinamento do Corinthians, e segue por 700 metros após a estação Aeroporto-Guarulhos. Nesse trecho, além da execução de estacas, blocos de fundação, pilares e travessas, já foram içadas 296 vigas pré-moldadas e concretados os trechos onde será implantada a via férrea.

 

Também já foi iniciada a estrutura da ponte sobre o Rio Tietê. Em uma primeira fase, a nova linha terá capacidade para atender 130 mil passageiros por dia.

 

IG