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ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de maio de 2014

Passageiros descem de trem após falha no Metrô

Composição ficou parada na estação Tatuapé por cerca de 30 minutos. Problemas no sistema de tração teria causado falha, diz assessoria.

Passageiros que viajavam em um trem do Metrô decidiram descer e caminhar pela passarela de emergência após a composição ficar parada por 30 minutos na estação Tatuapé, Linha 3–Vermelha, no sentido Corinthians/Itaquera, na tarde deste sábado (31). Problemas no sistema de tração teriam causado falha. As informações são da assessoria de imprensa do Metrô.

Ainda segundo a assessoria, funcionários tentaram restabelecer o funcionamento do veículo enquanto ele ainda estava na plataforma, entretanto, não conseguiram e o levaram para uma área de estacionamento ao lado da estação Penha.

Um trem que vinha atrás com velocidade reduzida também teria parado e os usuários acionaram uma porta de emergência, saindo caminhando pela passarela. Funcionários da estação Tatuapé foram ao encontro desses usuários e pediram para que voltassem ao trem.

A assessoria afirmou que a falha foi resolvida às 16h30.

Do G1 São Paulo

Após confusão com manifestantes, Metrô fecha acessos à estação Barra Funda

Após encerrar um ato anti-Copa na noite deste sábado (31) em frente à FPF (Federação Paulista de Futebol), manifestantes pularam catracas e causaram confusão na estação Barra Funda do Metrô, na zona oeste de São Paulo.

Às 19h45, agentes que trabalham na estação fecharam a maior parte dos acessos para controlar os manifestantes no local. Pessoas que participaram do ato acionaram extintores e fizeram um empurra-empurra na região das catracas da estação.

Os desentendimentos ocorreram porque os manifestantes queriam entrar de graça na estação. O bloqueio parcial nas entradas do metrô durou 15 minutos.

Após ato, manifestantes fazem empurra-empurra e pulam catracas na estação Barra Funda do Metrô
Minutos antes, cerca de 500 manifestantes arrancaram uma faixa que estava na fachada da federação de futebol e atearam fogo em uma bandeira do Brasil para finalizar a manifestação.

O grupo começou o protesto por volta das 17h, em frente ao Theatro Municipal, e passou pela rua Xavier de Toledo, pela avenida Rio Branco, pelo viaduto Orlando Murgel, pela avenida Rudge e a rua Norma Pieruttini Giannotti, bloqueando o tráfego de veículos.

Esse foi o nono protesto do grupo "Se não tiver direitos, não vai ter Copa". Black blocs, conhecidos por provocar atos de vandalismo e violência durante manifestações, também participaram do ato.


A "Tropa do Braço", da Polícia Militar, designada para conter manifestantes sem fazer uso de armas, estreou a armadura "Robocop" durante a manifestação. É uma espécie de exoesqueleto que protege tórax e braços.

Durante a passeata, o grupo seguiu cercado pelos policiais militares. A polícia não informou o número de agentes envolvidos na ação.

ARTUR RODRIGUES
Fonte: Folha de SP

Metrô pode entrar em greve nesta quinta

Lotação na Estação Sé: sufoco diário (Foto: André Lucas Almeida/Futurapress)
Se não bastassem as panes frequentes, metroviários prometem parar e complicar ainda mais a vida dos paulistanos

Em campanha por um aumento mínimo de 10% nos salários, o Sindicato dos Metroviários promete para quinta (5) uma greve que tem tudo para travar a cidade, a exemplo do que ocorreu há duas semanas com a paralisação dos motoristas de ônibus. Se a categoria realmente cruzar os braços, deixará na mão (ou a pé, no caso) boa parte da população: são 4,6 milhões de viagens diárias. Há ainda uma segunda proposta em estudo para a manifestação,essa bem mais ousada: continuar trabalhando e liberar as catracas para que os usuários embarquem de graça, hipótese descartada pelo governo. Segundo a companhia, essa atitude comprometeria a segurança dos passageiros.A realidade, no entanto, é que não há necessidade de um episódio extraordinário para provocar desconforto em nossos subterrâneos. Cenas de empurra-empurra, filas e plataformas intransitáveis são um atentado diário à integridade física de quem se locomove pelos vagões na capital.

Como se não bastasse, ainda é preciso dose extra de paciência para o acúmulo de falhas aparentemente pequenas, mas que transformam um simples trajeto entre a casa e o trabalho em uma jornada maçante. Porta que não fecha, paradas bruscas e repentinas entre estações, ar condicionado quebrado — tudo isso faz parte do cotidiano do passageiro em São Paulo. Na última quarta (28), por exemplo, um atraso de dois minutos por volta das 19 horas na Estação Sumaré fez todo o restante das composições da Linha 2 – Verde avançar com velocidade reduzida. No dia seguinte, às 8h40, um trem da Linha 3 – Vermelha levou dez minutos para deixar a Estação Itaquera no sentido Barra Funda, o que resultou em plataformas lotadas de gente.

Seguindo um critério internacional — o mesmo utilizado por outras catorze metrópoles do mundo com malha metroviária expressiva, como Nova York e Londres —, o Metrô inclui em sua planilha de ocorrências apenas interrupções com duração mínima de cinco minutos, os chamados incidentes notáveis. Oficialmente, foram 71 deles em 2013, cerca de um a cada cinco dias. “Estamos dentro do padrão internacional nesse quesito. Ficamos abaixo da média quando comparados aos serviços de grandes capitais asiáticas, mas temos índices melhores do que os de muitos países europeus”, afirma o diretor de operações da companhia, Mário Fioratti Filho.

Assembleia do sindicato: campanha por aumento de salário (Foto: André Lucas Almeida/Futurapress)
O sindicato, por outro lado, tem uma conta diferente. A categoria tomou nota de 113 problemas no ano passado, 59% a mais do que foi registrado oficialmente.“A superlotação desgasta os vagões rapidamente e a reforma dos mais antigos é malfeita, com a utilização de peças seminovas”, diz o presidente do sindicato, Altino de Melo Prazeres Júnior. O Metrô argumenta que os trens modernizados “são como novos”.“A qualidade é exatamente a mesma, e a economia em relação a uma compra chega a 60%”, diz Fioratti.

De tão frequentes, as panes ganharam nos últimos tempos o acompanhamento das páginas nas redes sociais, que realizam uma espécie de cobertura minuto a minuto do transporte sobre trilhos— incluída aí a rede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). De forma colaborativa, perfis do Twitter como Usuários Metrô SP, Diário da CPTM e Sardinha Express produzem instantâneos da situação das plataformas postando fotos, vídeos e relatos de passageiros. Morador de Francisco Morato, na região metropolitana, o auxiliar administrativo Ricardo Guimarães é um criador em série desse tipo de serviço: além do Diário da CPTM, abriu uma conta de Twitter para acompanhar as linhas 7, 8, 9, 10 e 12. “Criamos uma comunidade de colaboradores e sempre somos convidados pela diretoria da empresa para reuniões”, afirma.

Guimarães: de olho na CPTM (Foto: Fernando Moraes)
Operador de marketing de uma importadora na Zona Leste, Adilson Silva, do UsuáriosMetrô SP, tuíta sobre tudo, desde uma queda de energia no vagão até esteira rolante quebrada. E, principalmente, repassa as reclamações dos usuários para a conta oficial do Metrô. “Fazemos pressão para que o problema seja resolvido rapidamente”,diz. Satisfeitos com o apoio virtual, os demais passageiros colaboram com bem mais do que informações. Em fevereiro, Silva teve seu celular roubado após uma pane na Linha 3 – Vermelha. “Meus seguidores fizeram uma vaquinha e ganhei um smart phone novo.” A própria companhia confirma a importância do serviço. “Eles têm agilidade e nos ajudam a enxergar em minutos o que levaria um dia inteiro para detectar”, afirma Fioratti.

Silva: "fiscal" do Metrô (Foto: Fernando Moraes)
O desafio urgente do Metrô é tentar uma conciliação com o movimento grevista. Uma nova audiência está marcada para quarta-feira no Tribunal Regional do Trabalho, e a empresa, que ofereceu 7,8% de reajuste, diz estar disposta a negociar. Na última greve da categoria, em maio de 2012, mesmo sem adesão completa, a cidade enfrentou trânsito recorde. Resta à população esperar pelo acordo e torcer por um dia a menos de caos.

* colaboraram Felipe Schmieder e Ricardo Rossetto

30.mai.2014 | Atualizada em 31.mai.2014 por Nataly Costa [com reportagem de Raphael Martins]

Fonte: Veja Abril

30 de maio de 2014

Estação Sé do Metrô ganha painel gigante de LED

(Foto: George Millard/Divulgação Metrô)
Notícias do G1 e do globoesporte.com dividirão espaço com publicidade. São 60 monitores ocupando área de 70 metros quadrados.

Painel está instalado no vão da plataforma da Sé 

O Metrô de São Paulo instalou um painel gigante de LED na estação Sé. Composto por 60 monitores, o telão foi implantado ao redor do vão livre da plataforma, ocupando um espaço de 70 metros quadrados, em 270 graus.

O painel começa a operar nesta sexta-feira (30), de forma experimental. Inicialmente, por dia serão 800 notícias do G1 e do globoesporte.com, além de 400 anúncios e 400 inserções de conteúdo institucional do Metrô.

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o painel também informará, em tempo real, quando necessário, as condições de operação das linhas. A nova plataforma faz parte do projeto de revitalização das estações.

Do G1 São Paulo

Trem da Linha 1-Azul do Metrô de SP circula com portas abertas

Portas ficaram abertas da estação Jabaquara até a Ana Rosa.
Segundo o Metrô, o erro foi cometido pelo operador da composição.

Um trem da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo circulou com as portas abertas na tarde de ontem quinta-feira (29). A falha ocorreu no sentido Tucuruvi, por volta das 17h. Segundo o Metrô, o erro foi cometido pelo operador da composição, que foi advertido.

Segundo a leitora Ana Carolina Roque, que enviou o flagra por meio da ferramenta colaborativa VC no G1, o trem apresentou problemas desde a estação Jabaquara. As portas permaneceram abertas até a estação Ana Rosa.

Ela ainda afirma que depois de permanecerem abertas o problema foi inverso: usuários não conseguiram descer na estação Ana Rosa, pois as portas ficaram fechadas. Um usuário acionou o botão de segurança e as portas foram abertas.

Nota da redação: Procurada pela reportagem do G1, a assessoria de imprensa do Metrô disse que a composição "circulou com portas abertas devido a um erro técnico cometido pelo operador do trem". "A composição não apresentava nenhum problema em seus sistemas operacionais e voltou a circular pela linha assim que o erro foi corrigido. O operador da composição já recebeu as sanções cabíveis", informa nota.

Fonte: G1
VÍDEO

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MP abre inquérito para apurar segurança de lojas no Metrô

Foto: Vanessa Correa/Folhapress
É seguro instalar uma loja junto a uma das plataformas de embarque da estação Sé do Metrô?

Fiz a pergunta ao Metrô no começo de abril, quando publiquei aqui matéria sobre uma loja da Brasil Cacau que estava sendo então instalada ao lado das escadas rolantes do embarque no sentido Barra-Funda. Hoje o estabelecimento já está funcionando.

Ao blog, a Companhia do Metropolitano de São Paulo havia respondido que a instalação de “pontos comerciais na plataforma […] não traz nenhum risco”, mas não forneceu laudos ou licenças sobre a segurança dessas instalações, como foi solicitado.

Após denúncia de Maury Izidoro, consultor jurídico que havia lido a matéria e se sentia “indignado” com as lojas que vem sendo instaladas nas estações, o Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil, em 21 de maio, “para verificação da eventual ilegalidade reportada, que estaria violando interesses difusos e/ou coletivos”.

O MP pede ao Metrô que preste as informações “a respeito da matéria jornalística em anexo” e solicita lista completa de estabelecimentos comerciais nas estações e respectivas licenças de funcionamento, tudo em prazo de 60 dias. Conto para vocês aqui em dois meses qual foi o desfecho dessa história.

Fonte: Blog Folha
POR VANESSA CORREA

Obras de modernização alteram circulação nas linhas da CPTM

Neste fim de semana, 31/05 e 1º de junho, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Sábado: das 21h até o final da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio será de 15 minutos no trecho entre Luz e Pirituba e de 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato. Na extensão, os intervalos também serão de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Domingo: das 4h às 11h, a circulação ficará interrompida no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Perus, em razão das obras no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão no trecho interditado entre Palmeiras-Barra Funda e Perus, com parada na Estação Pirituba para embarque e desembarque. O intervalo médio será de 15 minutos entre Perus e Jundiaí e 21 minutos entre Luz e Barra Funda.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno] 

Domingo: das 4h às 11h, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Jandira e Itapevi. Os trabalhos serão retomados neste trecho, entre 21h e meia noite. O intervalo médio será 10 minutos entre Júlio Prestes e Barueri e 20 minutos entre Palmeiras-Barueri e Itapevi.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra] 

Domingo: das 4h às 11h, haverá intervenções nos equipamentos de via entre as estações Capuava e Mauá. O intervalo médio será de 12 minutos entre as estações Brás e Santo André e 24 minutos entre Santo André e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral/Expresso Leste [Luz - Guaianazes] 

Domingo: das 4h às 11h, os serviços estarão concentrados nos equipamentos de via entre as estações Tatuapé e Itaquera. O intervalo na linha será de 15 minutos.

Linha 11-Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes] 

Domingo: das 4h às 11h, a circulação ficará interrompida entre Guaianazes e Jundiapeba, devido às obras de modernização e a construção das novas estações Suzano e Ferraz de Vasconcelos. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão nas estações Guaianazes, Calmon Viana, Jundiapeba, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba para embarque e desembarque. Os ônibus de Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba também farão paradas na estação de Poá. O intervalo médio será de 15 minutos entre Jundiapeba e Estudantes.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121. 

CPTM 

Greve: Trens da CPTM ficam sem manutenção pelo 2º dia

Foto/Eduardo Metroviche
Os trens da CPTM (Companhia de Trens Metropolitana) vão ficar mais um dia sem manutenção e, pelo visto, entrar no final de semana nesta condição. Isso porque até o momento a CAF/Ctrens não revisou sua proposta de plano de cargos e salários, de modo a ir ao encontro das reivindicações dos trabalhadores, que, nesta sexta-feira, 30, entram no segundo dia de greve.

A greve começou diante da última proposta apresentada pelas empresas (saiba mais clicando aqui), que consiste na eliminação do cargo de auxiliares com a consequente mudança de nomenclatura para oficiais, sem que aja elevação salarial, o que é visto pelos trabalhadores, como um rebaixamento de função, na prática. “É ridículo”, resume um dos trabalhadores.

De acordo com os trabalhadores há vários casos de eletricistas exercendo função de mecânico, por exemplo. “Ocorre vários desvios de função: o auxiliar faz o serviço do oficial, eletricista fazendo trabalho de mecânico. Não estudamos para isso”, desabafa outro metalúrgico.

Essa condição ameaça a segurança dos trabalhadores e também dos usuários da CPTM. “Teve o caso de um cara que foi colocar uma válvula de nivelamento, sem isolar. Ele só descobriu depois o que tinha de ser feito e concertou ai contou para nós. E se ele tivesse errado? Ninguém ia assumir. Ele não é mecânico” conta outro trabalhador.

A CAF/ Ctrens e mantém o silêncio desde que a greve foi declarada. “A expectativa do Sindicato é que a empresa resolva o impasse no diálogo, mas caso seja necessário ir ao Tribunal, vamos expor os problemas na forma como acontecem”, afirma o diretor do Sindicato, Marcos Roca.

A CAF/ Ctrens presta manutenção aos 61 trens das linhas 8 e 9 da CPTM. Por dia, em média, 15 trens param para manutenção.

Por:  Rudney Oliveira
Fonte: Cotia e Cia 

Terceirizados da CPTM entram em greve por plano de cargos e salários

Foto/Eduardo Metroviche
Os metalúrgicos da CAF/Ctrens, de Osasco, estão em greve desde às 8h de ontem quinta-feira, 29, para cobrar a implantação de um plano de cargos e salários nas empresas que prestam serviço à CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos). Os trabalhadores prestam manutenção para a frota das linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda).

A greve foi decretada depois de várias rodadas de negociação e assembleias, em que as propostas apresentadas pelas empresas não satisfizeram os interesses dos trabalhadores. Na última proposta, submetida à assembleia nesta quinta-feira, as empresas propuseram fazer mudanças nas nomenclaturas dos cargos, mas sem aumento de salários para a maioria dos trabalhadores. A proposta foi recusada.

Segundo os metalúrgicos, ao longo do dia, em média 15 trens param na oficina para passar por correções. Isto significa que hoje estes veículos não passarão pelos devidos reparos rotineiros.

Para o diretor do Sindicato Marcos Roca, a mobilização dos trabalhadores é necessária. “Os trabalhadores estão organizados e só vão retornar ao trabalhado com implantação de um acordo que beneficie a todos. As empresas informaram que vão recorrer ao tribunal”, explicou.

São cerca de 250 trabalhadores que cobram o reconhecimento de seu profissionalismo por meio do plano de cargos e salários. Os trabalhadores criticam o formato hoje aplicado nas empresas, já que não identificam nele critérios claros para reconhecimento, promoção e elevação salarial.

Fonte: Correio Paulista 

Metrô e CPTM realizam operação especial para jogo na Arena Corinthians

Operação para a partida entre Corinthians e Botafogo servirá como um novo teste para a Copa do Mundo de Futebol

No próximo domingo (1/6), a Arena Corinthians em Itaquera sediará a partida entre Corinthians e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro. O jogo servirá como mais um teste para as operações planejadas para a Copa do Mundo pelo Comitê Organizador Local (COL), FIFA, Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e Corinthians. A partida terá início às 16 horas.

Assim como o previsto para a Copa do Mundo, o transporte sobre trilhos (trem e metrô) será o principal meio de acesso à arena para esta partida. O estádio terá duas entradas principais - LESTE e OESTE - que estão indicadas nos ingressos dos jogos da Copa do Mundo.

A entrada LESTE (Portão 2) deverá ser usada pelos torcedores com ingressos para os setores leste e norte. Neste caso, os espectadores deverão ir ao estádio pela CPTM (Linha 11-Coral), com desembarque na estação Corinthians-Itaquera.

Para atender a esses torcedores, a empresa colocará em operação, 3 horas antes do jogo (às 13h), o Expresso da Copa: que vai da estação Luz até a Corinthians-Itaquera em 19 minutos, sem paradas intermediárias. O Expresso partirá da plataforma 4. Reproduzindo o modelo que será usado na Copa, o Expresso será intercalado com a linha 11-Coral da CPTM para não prejudicar o usuário habitual.

Já a entrada OESTE (Portão 1) está localizada no acesso pela Radial Leste e é destinada aos torcedores com ingressos para os setores oeste e sul, que deverão utilizar o Metrô (Linha 3-Vermelha) e desembarcar na Estação Artur Alvim.

A maior parte do público deste jogo é de São Paulo e já está habituada ao sistema de transporte da cidade. Essa característica pode resultar em uma tendência de escolha pelo desembarque na estação Corinthians-Itaquera. Para auxiliar na simulação operacional, os torcedores que optarem pelo Metrô para ir ao estádio serão incentivados a desembarcarem em Artur Alvim.

A partir dessas estações, os torcedores caminham cerca de um quilômetro até a Arena Corinthians, com auxílio de orientadores. Haverá checagem de ingresso durante esse percurso.

Os torcedores com deficiência deverão ir de metrô, desembarcar em Corinthians-Itaquera e utilizar o ATENDE (Serviço de Atendimento Especial) até o estádio.

Na saída do jogo, o torcedor deve utilizar as mesmas estações e meios de transporte do percurso de ida. E quem sair da Arena pela entrada LESTE, mais próxima à estação Corinthians-Itaquera, poderá usar a CPTM como uma boa e rápida opção para chegar ao centro ou as linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô.

Recomendações

- Procure comprar os bilhetes de ida e volta com antecedência, tanto para a CPTM quanto para o Metrô (R$ 3,00);

- Fique atento aos avisos sonoros sobre as estações de desembarque para o evento.

29 de maio de 2014

'Vou vetar', diz Haddad sobre projeto que determina fim do rodízio em SP

Proposta, de autoria do vereador Adilson Amadeu (PT), foi votada na Câmara Municipal nesta quarta-feira

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse nesta quinta-feira, 29, que vetará o projeto aprovado na Câmara Municipal, que prevê o fim do rodízio de veículos em São Paulo. O texto foi aprovado em votação simbólica nesta quarta.

Abordado pela reportagem do Estado na entrada de uma ópera no Teatro Municipal, por volta das 20 horas, Haddad disse não ter entendido a aprovação do rodízio municipal e afirmou que vetará o projeto. "Eu não entendi. Ninguém falou comigo sobre esse projeto. Eu vou vetar, claro."

A Câmara aprovou o projeto em segunda votação por meio de uma votação simbólica que durou menos de 50 segundos. O projeto, de 2006, é de autoria do vereador e despachante Adilson Amadeu (PTB). Os 55 vereadores de São Paulo tiveram 50 dias para descobrir que a proposta estava na lista de projetos com acordo para serem votados desde o dia 9 de abril.

Fonte: Estadão

Alckmin descarta 'catraca livre' durante greve no Metrô

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Governador afirmou que medida impactaria o equilíbrio financeiro da empresa; metroviários se mostraram dispostos a liberar o acesso dos passageiros

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) descartou nesta quinta-feira, 29, a hipótese de liberar as catracas do Metrô de São Paulo durante a greve dos metroviários, marcada para o próximo dia 5. A chamada catraca livre, ou catracaço, foi uma alternativa sugerida pelos trabalhadores da empresa para evitar transtornos à população durante a paralisação, que poderá fechar quatro linhas do sistema sobre trilhos.

Questionado se havia uma possibilidade de a ação ser praticada, o tucano negou. "Não, não. Veja bem, o Metrô é uma empresa, e como empresa, precisa ter um equilíbrio financeiro", afirmou durante entrevista na região central da capital paulista.

Os metroviários informaram na segunda-feira, 26, durante coletiva de imprensa, que toda a categoria trabalharia normalmente durante a greve se Alckmin autorizasse a prática do catracaço, ou seja, a permissão para que os passageiros entrem no sistema sem pagar.

Os trabalhadores não têm autonomia para optar sozinhos pela estratégia da catraca livre, já que a arrecadação é uma questão administrativa da empresa. Caso adotassem a ação sem autorização do governo paulista, que é o maior acionista do Metrô -- e, portanto, o seu controlador --, os metroviários poderiam ser processados e até demitidos por justa causa.

No entanto, Alckmin foi taxativo sobre o impedimento do catracaço e também não aventou a hipótese de se encontrar pessoalmente com os metroviários para discutir a sua campanha salarial.

A direção sindical cobra que as tratativas da campanha salarial sejam, pela primeira vez, direto com o governador e não com a administração do próprio Metrô, que, de acordo com eles, não tem margem de manobra suficiente para ampliar as contrapropostas. "Este ano não vai ser no tribunal (que a situação terá um desfecho)", disse o presidente da entidade, Altino de Melo Prazeres Júnior no início da semana.

"Quem não gostaria de dar aumento o maior possível? O limite é que quem paga isso é o contribuinte, é quem utiliza o Metrô. Então, é com o dinheiro do bilhete e mais o subsídio do governo para os idosos, pessoas com deficiência, estudantes e professores que o Metrô se mantém", disse Alckmin. "Mas estou confiante, acho que nós vamos chegar num bom entendimento."

Em sua avaliação, "não há nenhuma necessidade de greve". "Porque você faz greve quando não há diálogo. E o governo do Estado sempre tem se caracterizado por fazer diálogo com as nossas entidades", afirmou o tucano, acrescentando que os reajustes das categorias das outras duas empresas sob a administração da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Caio do Valle - O Estado de S. Paulo
Fonte: Folha de SP


Estações do metrô de São Paulo 'somem' em guia para turistas da PM

Uma cartilha feita pela Polícia Militar para turistas que vierem para São Paulo na Copa contém um mapa do metrô desatualizado, que aponta obras em estações já prontas e foi extraído de um blog de design na internet.

No guia, por exemplo, a linha 4-amarela ainda está em construção, apesar de ter sido inaugurada quatro anos atrás e hoje ter seis estações. Localizada em áreas de grande concentração de hotéis, por ela passam 650 mil passageiros por dia útil.

Foram impressos cerca de 300 mil exemplares da cartilha, elaborada para informar dicas de segurança para turistas do Brasil e de fora, em português, inglês e espanhol.

A Folha identificou ao menos dez equívocos que podem confundir o passageiro. Não aparecem estações de metrô e trem abertas desde 2006, como a Chácara Klabin, que pertence à linha 2-verde.

As linhas da CPTM são chamadas pelos nomes antigos –em 2008, o governo alterou a nomenclatura para aproximá-la do metrô e facilitar a integração. Mas, no mapa reproduzido na cartilha, a linha 7-rubi ainda é linha A.

Um trecho do corredor de ônibus ABD, que liga a zona sul da capital ao ABC e funciona desde 2010, também aparece em obras. O ponto final está errado –consta a estação Berrini, em vez da Morumbi.
O mapa foi copiado do blog "Choco la Design", voltado a estudantes e publicitários.

"O mapa foi publicado em um post de 2011 sobre design, ao lado de outros mapas. Foi só uma referência visual, nunca pensamos em prestar serviço", diz Filipe Fernandes, diretor do site. "Me parece uma trapalhada, nem pediram autorização e agora ainda posso ser culpado por dar informação errada."

O metrô e os trens são os meios recomendados para chegar ao Itaquerão, mas a PM diz que não haverá prejuízo ao turista, pois vai corrigir os guias –que custaram R$ 67 mil– sem gasto extra.

"O mapa era apenas uma informação complementar, não comprometendo o conteúdo principal, que são as dicas de segurança. O problema será reparado com a supressão do conteúdo inserido de maneira equivocada."

As cartilhas foram apresentadas na última quarta-feira (28), durante a divulgação do plano da polícia para a Copa. Foram criados três batalhões específicos para o evento, o que vai reforçar o efetivo da capital em 4.500 homens.

Eles ficarão somente com a segurança de eventos relacionados ao Mundial, como jogos e treinos. As manifestações serão acompanhadas pelo efetivo já existente na cidade (cerca de 17 mil PMs).

ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO

Procurador de Contas vê risco de cartel em licitação de R$ 11,7 bi

José Mendes Neto pede suspensão da concorrência da Linha 18-Bronze do Metrô

O Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo requereu “cautelarmente” a urgente expedição de nova ordem de suspensão da concorrência internacional da Linha 18 (Bronze) do Metrô, orçada em R$ 11,79 bilhões – pelo projeto, o monotrilho vai ligar a capital a São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

O MP de Contas vê riscos de atuação do cartel metroferroviário na licitação bilionária.

Na petição ao conselheiro relator do caso no TCE, Roque Citadini, o procurador do Ministério Público de Contas José Mendes Neto alega que “houve descumprimento” da determinação anterior de suspensão da licitação. Em 15 de abril, Citadini ordenou a paralisação da licitação amparado em uma representação que apontava suspeita de conluio entre empresas.

O procurador alerta para as investigações sobre o cartel metroferroviário. “Ocorre que do dia 15 de abril para cá não veio aos autos nenhuma demonstração, justificativa ou esclarecimento que permita concluir que a concorrência internacional 003/2013 esteja imune à deletéria atuação do cartel metroferroviário.”

“Aliás, as indicações são no sentido contrário”, observa Mendes Neto. “Diariamente surgem mais e mais informes de que a ilícita associação empresarial vem atuando intensamente, e desde 1998, em inúmeras licitações públicas para contratações no setor. Nesse contexto, seria bastante ingênuo o raciocínio de que tão vultosa contratação não estivesse na mira da concertada ação anticoncorrencial.”

Mendes Neto pondera que “também foram lançadas sérias dúvidas sobre eventuais direcionamentos da concorrência internacional 003/2013, especialmente em virtude das notícias da existência de cartel ‘’no mercado de licitações públicas relativas a projetos de metrô e/ou trens e sistemas auxiliares’”.

O procurador de contas ressalta que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão antitruste do governo federal, celebrou acordo de leniência, “por intermédio do qual graduados executivos da sociedade empresária Siemens do Brasil Ltda. admitiram entendimentos e ajustes entre concorrentes, com vistas a retirar o caráter competitivo de licitações públicas para contratações no setor metroferroviário nacional”.

Mendes Neto anota que “a questão não foi debatida, e sobre ela ainda nada disse o Ministério Público de Contas”.

“É imperioso que se retome a instrução, aliás, até mesmo para reiterar a solicitação já feita pelo relator, de que a Procuradoria-Geral de Justiça forneça dados obtidos nas suas investigações a respeito do tema”, destaca o procurador de contas.

Ele pede, ainda, anulação de atos posteriores àquela ordem de suspensão, datada de 15 de abril.

O QUE DIZ A SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos afirma que “atendeu a todas as recomendações do Tribunal de Contas do Estado, garantindo a segurança jurídica e total transparência da licitação”.

“A decisão de republicar o edital foi devidamente comunicada ao conselheiro Roque Citadini”, informa a Secretaria. “Na decisão, publicada em 21 de abril, Citadini reconheceu inexistir desobediência por parte da Secretaria dos Transportes Metropolitanos ao republicar o edital – na forma e condições em que foi realizada -, dado o interesse público do objeto licitado.”

A Secretaria observa, ainda. “Essa decisão também foi referendada pelo Tribunal Pleno. Tanto o TCE considerou correta a medida, que arquivou a representação.”

Fonte: Estadão 
por Fausto Macedo

28 de maio de 2014

Sem acordo, metroviários decidem parar no dia 5 de junho em SP

Os funcionários do Metrô de São Paulo decidiram na noite de ontem terça-feira (27) entrar em greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 5 de junho.

Em assembleia no Sindicato dos Metroviários, foi rejeitada a proposta de reajuste salarial oferecida pelo Metrô, de 5,2%. Os funcionários pedem 35,47%.

Na reunião, foi aceita a proposta do núcleo de conciliação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de não realizar greve até a próxima tentativa de acordo, marcada para o dia 4 de junho.

Nesta terça-feira, foi rejeitada também a proposta de acordo do TRT de reajuste salarial de 9,5%. "Nós vamos arrancar nossa reivindicação, que é de dois dígitos", disse o presidente do sindicato, Altino Prazeres, que é ligado ao PSTU.

Ao todo, o Metrô tem 9.475 funcionários, sendo 2/3 responsáveis diretos pela operação. O piso da categoria é R$ 1.323,55.

Uma parte da categoria defendia que a paralisação fosse iniciada antes, mas prevaleceu a posição escolhida pela direção do sindicato.

"Nós não escolhemos a data da Copa do Mundo, mas a proximidade da Copa cria uma pressão enorme sobre o governo de São Paulo e sobre o tribunal, então greve tem que ser dia 5", disse Prazeres.

Apesar da aprovação da paralisação nesta terça-feira, uma nova assembleia está marcada para o dia 4, após a reunião com a empresa no Tribunal. Com isso, a categoria poderá ratificar a decisão ou aceitar um possível acordo com o Metrô.

Em nota, o Metrô afirmou que encaminhou uma nova proposta para o Tribunal de reajuste de 7,8% e que está disposto em continuar negociando com a categoria.

A empresa disse ainda que "confia no cumprimento da recomendação do TRT para que as entidades representativas da categoria não deliberem sobre greve enquanto perdurarem as negociações."

A última greve de metroviários em São Paulo ocorreu em maio de 2012, quando a categoria fechou acordo de reajuste de 6,17% para encerrar a paralisação. No ano de 2007, os metroviários pararam três vezes, sendo uma delas parcial.

Se for confirmada, a paralisação deve afetar todas as linhas, com exceção da 4-amarela, que é privatizada.

Fonte: Folha de SP

27 de maio de 2014

“Trocamos greve pela catraca livre”, dizem metroviários

Paralisação da categoria será votada em assembleia nesta terça-feira

Metroviários de São Paulo fazem na noite desta terça-feira (26) mais uma assembleia para votar a proposta salarial oferecida pela companhia. Caso ela seja rejeitada, a categoria poderá optar pela greve, que ainda terá data a ser definida. Outra questão a ser deliberada pelos trabalhadores é a liberação das catracas como forma de protesto.

Em entrevista ao R7, o presidente do sindicato, Altino Melo Prazeres, garantiu que se o governo quiser evitar qualquer possível paralisação, poderá autorizar que não seja cobrada tarifa dos usuários.

— Se o governo do Estado está preocupado com a Copa, com a circulação das pessoas, com todo o movimento, nós temos uma alternativa: trocamos a greve pela catraca livre. Os metroviários se comprometem a trabalhar normalmente durante as negociações. Porque aí seria uma pressão para o governo e a gente não atrapalharia ninguém. Mas se o governo não aceitar, aí não dá. Tem que ter algum tipo de pressão. No limite, nós vamos ter greve.

O presidente do sindicato dos metroviários saiu insatisfeito da audiência de conciliação realizada na tarde de segunda-feira (26) no Tribunal Regional do Trabalho. A proposta da Justiça foi de um reajuste salarial de 9,5%, que ainda deverá ser discutido pelo Metrô. A última oferta feita pela companhia foi de 5,2% de aumento. Prazeres espera que esse número chegue, a pelo menos, 15%.

— Eu torço que venha uma boa proposta, mas não estou muito otimista com a empresa. Se for uma proposta aquém daquela feita pelo tribunal, o mais provável é que a categoria vá decidir pela greve. Vamos só escolher a data. Até lá, a empresa pode conversar com o sindicato e tentar avançar a proposta.

Entre as principais reivindicações dos metroviários estão reajuste salarial de 35,47% (7,95% de correção da inflação + 25,5% de aumento real); reajuste de 13,25% do vale-refeição, vale-alimentação de R$ 397,80 (hoje é de R$ 247,69), plano de saúde para aposentados e participação de resultados igualitária.

R7

Funcionários do metrô de São Paulo decidem hoje se paralisam ou não seus serviços

Uma assembleia deve acontecer na noite desta terça-feira onde os metroviários irão tomar a decisão se entram ou não em greve sob pedido de reajustes em seus salários, bem como melhorias no plano de carreira, dentre outras solicitações que estão fazendo, a assembleia está marcada para ocorrer ás 18h30 no Tatuapé, onde se localiza a sede do sindicato.
Na semana passada os funcionários do metrô de São Paulo já estavam em estado de paralisação nos serviços, caso a proposta realizada para eles não fosse melhorada, os funcionários solicitam um aumento de salário equiparado com o que foi aprovado para ministros do Supremo Tribunal Federal, o reajuste foi de 35.47%, porém o Metrô fez a oferta de elevar o salário dos funcionários em 5.2%, que é equivalente a inflação registrada no ano de 2013.
Uma audiência entre os diretores do sindicato que representam a categoria e representantes do Metrô foi realizada ontem segunda-feira e terminou sem que um acordo fosse estabelecido entre eles, a reunião ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho da cidade de São Paulo.
Na audiência o Tribunal Regional do trabalho, propôs ao Metrô que o reajuste do salário seja de 9.5% para todos os funcionários, os representantes da empresa declararam que iriam pensar a respeito e que antes da assembleia da categoria que está marcada para ocorrer nesta terça-feira.
Dentre as reivindicações os funcionários do metrô pedem aumento do valor de vale refeição e também do vale alimentação e solicitam ainda que os funcionários aposentados tenham plano de saúde, além disso os funcionários também pedem por melhorias no plano de carreira.
Em uma rede social o sindicato da categoria declarou que não houveram progressos durante a audiência realizada nesta segunda-feira, em relação as reivindicações dos trabalhadores, no texto o sindicato diz que eles podem mais, caso eles se mantenham em mobilização, o texto termina com a frase “rumo a greve”.
Caso os funcionários decidam pela greve, 4 milhões de usuários deverão ser prejudicados, já que estes utilizam o transporte todos os dias, o sindicato da categoria está verificando outras maneiras de se manifestar, como a abertura de catracas para as pessoas que se utilizam do metrô.
Fonte: Notícias BR

Audiência na Justiça entre sindicalistas e Metrô-SP termina sem acordo

Em audiência de conciliação realizada ontem segunda-feira (26) no TRT (Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo), representantes do Metrô e diretores do Sindicato dos Metroviários de São Paulo não chegaram a um acordo.

Desde a semana passada, os metroviários estão em estado de greve, uma espécie de ameaça de paralisação caso o Metrô não melhore as propostas. Amanhã à noite, a categoria fará uma assembleia para decidir se entra em greve ou não.

Os metroviários pedem um reajuste salarial de 35,47% --mesmo percentual que uma comissão do Senado aprovou para os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) na semana passada.

O Metrô, no entanto, oferece 5,2% de reajuste, percentual equivalente ao da inflação do último ano. Na reunião de hoje, o TRT sugeriu reajuste de 9,5% para todos os trabalhadores. Segundo a assessoria de comunicação do TRT, o Metrô se comprometeu a avaliar a sugestão do Tribunal até amanhã à tarde, antes da assembleia da categoria.

Os metroviários pedem ainda aumento no valor do vale-refeição e vale-alimentação, além de melhorias no plano de carreira e plano de saúde para aposentados, entre outros benefícios. Na manhã de quarta-feira haverá outra rodada de negociação no TRT.

Em uma página do Facebook relacionada à campanha salarial de 2014, o sindicato afirmou que, na audiência, não houve avanços com relação ao plano de carreira e aos trabalhadores demitidos, entre outros itens. "Podemos conseguir mais, se permanecermos mobilizados. Rumo à greve", diz o texto publicado na rede social.

Uma paralisação nas linhas de metrô de São Paulo afetaria cerca de 4,5 milhões de pessoas que usam este meio de transporte todos os dias. O sindicato avalia outras formas de manifestação, como a liberação de catracas aos usuários.

Leia mais em: http://zip.net/btnv1q
Fonte: UOL 

Mulher é resgatada após cair em plataforma na CPTM

Assessoria informou que ela teve ferimentos na perna e foi levada ao hospital

Uma mulher foi resgatada após cair na plataforma da linha 8-Diamante da CPTM, na Barra Funda, em São Paulo,nesta terça-feira (27).

Segundo a assessoria da CPTM, a mulher teve a perna atingida pelo estribo do trem e foi levada ao hospital.

Mulher quebra a perna após cair na plataforma da Linha 8-Diamante da CPTM

Acidente aconteceu nesta terça-feira (27), na estação Barra Funda, em São Paulo
Ela teria caído durante a entrada dos usurários em uma composição na estação Barra Funda na manhã desta terça (27)

Uma mulher quebrou a perna após cair na plataforma da estação Barra Funda, na Linha 8-Diamante da CPTM, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (27). Ela teria caído durante a entrada dos usurários em uma composição.

Segundo informações da companhia, a mulher foi socorrida por por funcionários. Além de ter quebrado a perna, ela teve algumas escoriações.

Folha de SP

Sem reajuste de 2 dígitos, metroviários ameaçam parar

Estação do metrô de São Paulo: mais provável é que a paralisação ocorra no dia 3 de junho

Trabalhadores pedem 35% de aumento, mas o Metrô sinalizou inicialmente com 5,2%, o que não cobriria nem a inflação

O presidente do Sindicato dos Metroviários, Altino de Melo Prazeres Júnior, afirmou ontem segunda-feira, 26, que, diferentemente de anos anteriores, a categoria não aceitará propostas de reajuste salarial de menos de dois dígitos e que os funcionários estão dispostos a decretar greve se a negociação não avançar nesse sentido.

Os trabalhadores pedem 35%, mas o Metrô, que é controlado pelo governo do Estado, sinalizou inicialmente com 5,2%, o que não cobriria nem a inflação segundo boa parte dos indicadores econômicos.

Nesta terça-feira, às 18h30, a categoria se reunirá em assembleia para decidir o dia da paralisação.

O mais provável é que ela ocorra no dia 3 de junho, mas não está descartada a hipótese de deflagração antes ou depois dessa data, até mesmo na semana seguinte, a da abertura da Copa do Mundo, com um jogo entre as seleções de Brasil e Croácia no dia 12, no Estádio Itaquerão, na zona leste, acessado preferencialmente de metrô e trem.

De acordo com Prazeres Júnior, a paralisação dos motoristas e cobradores de São Paulo na semana passada exerceu influência nos metroviários.

A mobilização dos rodoviários ocorreu mesmo após um reajuste salarial da categoria de 10%, quase o dobro do que foi ofertado pelo Metrô a seus empregados.

A direção sindical cobra que as tratativas da campanha salarial sejam, pela primeira vez, direto com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e não com a administração do próprio Metrô, que, de acordo com eles, não tem autonomia suficiente para ampliar as contrapropostas.

"Este ano não vai ser no tribunal (que a situação terá um desfecho)", disse o presidente da entidade.

"O governo mesmo só entra para discutir quando a gente está em greve. Já não bastam promessas que não se cumprem", afirmou o secretário intersindical dos metroviários, Sérgio Renato da Silva Magalhães.

O sindicato aventou ainda a disposição da categoria de abrir as catracas no dia da greve, para não prejudicar a população.

"Toda vez que a gente fez o desafio da catraca livre em troca da greve, o governo do Estado disse que tem problema de segurança. Mas está cheio de PM no Metrô, então é um problema de vontade política. O governo está realmente preocupado com todo o mundo que vai usar o metrô ou não?", disse Prazeres Júnior.

Intimidação

Em coletiva de imprensa realizada na sede do sindicato, Prazeres Júnior falou ainda sobre a intimação que recebeu na última sexta-feira para depor na 1ª Delegacia Seccional, no centro.

A unidade da Polícia Civil, também controlada pelo governo do Estado, investiga a paralisação dos motoristas e cobradores e queria saber se Prazeres Júnior tinha algum vínculo com o ato.

"Não tive envolvimento nenhum, embora apoiasse o movimento dos rodoviários. Tratou-se de uma tentativa de criminalizar os movimentos sociais, mas não vamos nos intimidar."

Ainda segundo Magalhães, alguns funcionários já receberam cartas da empresa, intimidando-os a não se vincular ao movimento grevista.

O sindicalista também reclamou que a empresa não valoriza a política de carreiras e que é comum jovens empregados saírem em busca de outras oportunidades.

Morte

Durante a entrevista, os sindicalistas denunciaram a morte de um trabalhador terceirizado da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na madrugada do dia 14 de maio.

Sérgio Spadotto, que tinha 49 anos e era terceirizado, morreu atropelado por um caminhão, que estaria irregular e com as lanternas desligadas entre as Estações Granja Julieta e Santo Amaro, na Linha 9-Esmeralda, na zona sul.

Segundo Prazeres Júnior, trata-se da sexta morte por atropelamento de funcionário na rede da CPTM desde 2011

Caio do Valle, do 

SP ganha ônibus entre Congonhas e metrô

O ponto de partida dos ônibus é na Praça Comandante Linneu Gomes, no piso inferior de Congonhas

Começou a funcionar na última segunda-feira (26) uma nova linha de ônibus entre o aeroporto de Congonhas e a estação de metrô São Judas, em São Paulo. De acordo com a prefeitura paulistana, a criação desta operação foi um pedido do Comitê Organizador da Copa do Mundo e tem como objetivo facilitar a circulação de turistas dentro da cidade.

A linha, que será mantida após a Copa, tem a numeração 609J/10 e irá operar diariamente entre as 6h e as 23h40, com intervalos de 10 minutos. O ponto de partida dos ônibus está localizado na Praça Comandante Linneu Gomes, no piso inferior de Congonhas.

Abaixo, veja o itinerário da operação:

Sentido Único – Praça Comandante Linneu Gomes, via interna do Aeroporto, Avenida Washington Luiz, Pça. Hussam Eddine Hariri, acesso, Avenida Bandeirantes, alça de acesso, Viaduto Jabaquara, Avenida Jabaquara, Metrô São Judas, Avenida Jabaquara, Rua Panamericana, Rua Massaranduba, Rua Prof. Aprígio Gonzaga, Avenida Jabaquara, acesso, Avenida Bandeirantes, Alameda dos Guaramomis, Av. dos Imarés, Alameda dos Tupiniquis, Av. dos Bandeirantes, acesso (lateral do Viaduto João Julião da Costa Aguiar), Avenida Washington Luiz, Túnel Paulo Autran, acesso e Praça Comandante Linneu Gomes.

Fonte: UOL

Criminosos usam líquido inflamável em assalto em Metrô de SP

Quatro homens tentaram assaltar na tarde da última segunda-feira (26) o guichê de recarga do Bilhete Único da estação Capão Redondo da linha 5-lilás do Metrô de São Paulo. Segundo a polícia, dois homens se aproximaram do guichê, que é blindado, e anunciaram o assalto por volta das 14h30. 

Outros dois deram cobertura. Os assaltantes carregavam uma garrafa pet com um líquido inflável - uma espécie de coquetel molotov - e ameaçaram uma atendente. Com medo, ela se abaixou dentro da cabine. 

Um dos homens jogou o líquido por uma abertura do guichê, diz a polícia. 

O resíduo acabou pegando fogo e duas atendentes que estavam no local se queimaram levemente. Nada foi roubado e os homens fugiram. Ninguém foi preso. Em nota, o Metrô diz que "lamenta a ocorrência".

Informa, ainda que as duas atendentes foram socorridas ainda na estação e, em seguida, encaminhadas ao pronto-socorro da região em viatura da empresa. A Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano) está investigando o caso.

TNOnline
FolhaPress

Mundo: França compra 341 trens mais largos que plataformas


Estatal francesa compra 341 trens mais largos que plataformas. Prejuízo será de R$ 152 milhões

A empresa de trem francesa SNCF cometeu um erro que vai custar dezenas de milhões de euros ao comprar 341 trens mais largos do que suas plataformas.

Por causa do equívoco, 1.300 estações terão que ser alargadas, a um custo de pelo menos 50 milhões de euros (R$ 152 milhões).

O problema foi revelado pela publicação francesa Le Canard enchaîné, que informou que 2 mil trens com o problema foram comprados por 15 bilhões de euros (R$ 45,6 bilhões).

A SNCF, porém, disse que o erro afetou na verdade 341 trens, sem especificar quanto custaram.

As informações são de que o equívoco aconteceu porque o operador nacional do sistema ferroviário, RFF, deu as dimensões erradas para a empresa de trem SNCF.

Segundo o correspondente da BBC em Paris Christian Fraser, eles mediram as plataformas construídas há menos de 30 anos, sem atentar para o fato de que muitas das plataformas regionais da França foram construídas há mais de 50 anos, quando os trens eram um pouco mais estreitos.

Um porta-voz da RFF confirmou ter “descoberto o problema um pouco tarde”. 

O ministro dos Transportes, Frederic Cuvillier, culpou um “sistema ferroviário absurdo” pelo problema.
“Quando você separa o operador ferroviário da companhia de trem, isso é o que acontece”, disse.

Fonte: Região Noroeste 

26 de maio de 2014

Sancionada lei que declara feriado municipal em SP a abertura da Copa

Texto foi publicado no último sábado (24) no Diário Oficial do Município.
Objetivo é facilitar locomoção no dia 12 de junho.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou a lei 15.996, que declara feriado municipal o próximo 12 de junho, dia da abertura da Copa do Mundo. A lei publicada no último sábado (24) no Diário Oficial do Município também suspende a restrição a bebidas em estádios nos dias de realização dos jogos da Copa do Mundo em São Paulo.

Na justificativa da proposta aprovada pela Câmara Municipal, Haddad argumentou que a instituição de feriado é necessária para atender a exigências técnicas de fluxo, circulação e segurança, e para evitar a concentração de pessoas que retornam do trabalho com aquelas que se dirigem ou voltam dos eventos.

A lei determina ainda que não haverá feriado para serviços e atividades essenciais, que deverão funcionar regularmente.

Também determina que deverão funcionar o comércio de rua, bares, restaurantes, centros comerciais e shopping centers, galerias, estabelecimentos culturais, pontos turísticos, empresas na área de turismo, hotéis, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

A lei suspende duas leis municipais em vigor que restringem a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Segundo a justificativa, a revogação das leis 12.402/1997 e 14.726/2008 "é imprescindível para cumprir a lei federal 12.663, de 5 de junho de 2012".

"Com base em compromisso contratual assumido com a Fifa, torna-se imprescindível ainda cumprir o disposto na lei federal 12.663, no tocante ao consumo de bebida alcóolica no interior dos estádios, motivo pelo qual há que se suspender a vedação existente por força das leis 12.402 e 14.726 nos dias de realização dos jogos em São Paulo", diz a justificativa.

Jogos da Copa em SP

Além da abertura da Copa, a Arena Corinthians vai abrigar outros três jogos da primeira fase: Uruguai x Inglaterra (dia 19 de junho), Holanda x Chile (23 de junho) e Coreia do Sul x Bélgica (26 de junho). Pelas oitavas de final, será sede da partida entre o vencedor do grupo F e o segundo colocado do grupo E, no dia 1° de julho.

A última disputa da Copa no estádio de São Paulo ocorrerá nas semifinais, no dia 8 de julho, entre o vencedor do jogo 59 e o vencedor do jogo 60.

Roubos no metrô e CPTM explodem

O número de roubos ocorridos nos trens e estações do Metrô e da CPTM subiu 88% nos quatro primeiros meses de 2014, na comparação com o mesmo período de 2013.

Segundo os dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública), foram registrados 156 ocorrências entre janeiro e abril deste ano, ante 83 no ano anterior.

A 17 dias da abertura da Copa do Mundo, o sistema - encarregado de levar os torcedores para a Arena Corinthians - segue a tendência de violência da cidade.

No mesmo período, a capital do Estado verificou um aumento de 41,7% no número de roubos: 54.589 ocorrências em 2014, ante 38.514 no ano anterior.

O número de furtos no sistema metroferroviário, porém, registrou queda de 19% na mesma comparação: 1.570 em 2014, ante 1.945.

Aeroportos mais seguros

As estatísticas indicam uma queda no número de roubos e furtos nos aeroportos da Grande SP.
O aeroporto de Guarulhos verificou uma redução de 37,5% no número de roubos e de 36,7% no de furtos durante o período.

Em Congonhas, a redução de furtos foi ainda mais expressiva: 57%. O número de roubos, porém, não apresentou alteração.

Fonte: Jornal Destak 

Atrações musicais, cênicas e esportivas marcam aniversário da CPTM

Para celebrar os 22 anos de criação da CPTM, comemorado na próxima quarta-feira [28], diversas estações abrirão espaço para a arte, música e atividades físicas.

A Estação da Luz servirá de palco para a primeira apresentação. Abrindo a semana, na segunda-feira [26], das 14h às 15h, o Grupo Mil Coisas-Cena, Música e Ritmo fará um espetáculo que integra diferentes manifestações artísticas. Interpretando textos de autores brasileiros, como Itamar Assunção, Sandra de Sá e Lenine, entre outros, 20 atores encenarão canções executadas pelos quatro músicos da banda.

Na terça-feira [27], no mesmo horário, a exibição do grupo "Chapeu de Palha" agitará a Estação Brás. Formado por duas duplas repentistas, eles improvisarão poemas da cultura popular, acompanhados de música de viola. Inspirados na cultura nordestina, o grupo toca também musicas inspiradas em literatura de cordel, além do tradicional forró.

Na quarta-feira [28], será a vez da atividade física ganhar fôlego nas estações da CPTM. Em parceria com diversas unidades do Sesc, dez estações [Luz, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Osasco, Pinheiros, Primavera-Interlagos, Santo Amaro, Tatuapé, São Caetano e Mauá] movimentarão os usuários com o roteiro proposto para o Dia do Desafio, com atividades entre 9h e 21h.

Realizado, em parceria com oito unidades do SESC, os atletas-usuários serão convidados a participar de atividades, revelando desempenhos em diferentes modalidades esportivas. Assim, futebol, boxe e basquete poderão ser praticados por meio de máquinas de jogos interativos, o que possibilita testar, por exemplo, a velocidade do chute, a intensidade de força, a quantidade de arremessos acertados na cesta, além da quantidade de passos sintonizados com o ritmo das músicas. Mesas de pebolim, pistas de dança e bicicletas completarão o roteiro desafiador das estações.

Na quinta-feira [29], no Espaço Cultural Brás, a Banda da GCM [Guarda Civil Metropolitana] lançará o "Esquenta da Copa-CPTM", com repertório musical voltado para divulgar a música brasileira aos turistas que visitarão a capital paulista durante os jogos.

Serviço:

Evento: Apresentação do Grupo "Mil Coisas-Cena, Música e Ritmo
Local: Estação da Luz [saguão principal]
Data: 26/05, segunda-feira
Horário: das 14 às 15h

Evento: Apresentação do Grupo "Chapéu de Palha"
Local: Estação da Luz [saguão principal]
Data: 27/05, terça-feira
Horário: 14 às 15h

Evento: Dia do Desafio
Local: Estações Luz, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Osasco, Pinheiros, Santo Amaro, Primavera-Interlagos, Tatuapé e São Caetano.
Data: 28/05, quarta-feira
Horário: entre 9h e 21h

Evento: Apresentação da Banda da GCM
Local: Estação Brás - Espaço Cultural
Data: 29/05, quinta-feira
Horário: 15h

Plataforma da estação Santa Cruz do metrô é isolada após pedaços de concreto caírem do teto

Problema foi fotografado por funcionário da companhia, neste domingo
Funcionário do Metrô mostra um dos pedaços de concreto que se soltaram do teto da estação
Reprodução/Facebook/Felipe Guarnieri

Partes da plataforma da estação Santa Cruz, da linha 1-Azul do metrô, tiveram que ser isoladas na tarde do último domingo (25), após pedaços de concreto caírem do teto. O registro foi feito pelo funcionário da companhia Felipe Guarnieri e publicado no Facebook.

“Teto das plataformas 1 e 2 desmoronando ontem na estação Santa Cruz. Enquanto o governo movimenta bilhões na corrupção do metro, outros milhões para trocar pisos nas estações, nada se investe na infra estrutura... A casa ta caindo e o pior com os trabalhadores e os usuários dentro”, escreveu Guarnieri.

Nas fotos, é possível ver que uma área da plataforma foi isolada para que funcionários verificassem o que havia ocorrido. A estação Santa Cruz terá integração com a linha 5-Lilás. Em nota, o Metrô diz que o problema foi em uma junta de dilatação e será resolvido na madrugada desta segunda-feira (26).