Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de novembro de 2013

Bilhete Mensal já vale nos ônibus e Metrô

A expectativa da SPTrans é de que até 50 mil usuários já utilizem o serviço a partir deste sábado

Os usuários do transporte coletivo de São Paulo passam a ter, a partir de , um novo sistema de cobrança que permite aos passageiros andar de ônibus, trens e Metrô quantas vezes quiserem no período de 31 dias.  A expectativa da SPTrans é de que até 50 mil usuários já utilizem o serviço a partir deste sábado.

Segundo a empresa do governo municipal, até as 9h30 desta sexta, 155.833 pessoas fizeram o cadastro para  solicitar o Bilhete Único Mensal, mas somente os usuários que se cadastraram até o dia 18 de novembro receberam o cartão.

Quem efetuou o pedido após essa data vai ser, em breve, comunicado por e-mail sobre a data da retirada do bilhete mensal. Em média, o cartão fica pronto em cerca de dez dias úteis após a finalização do cadastramento.

No momento do carregamento, o usuário deve escolher entre a recarga comum ou só ônibus, só trilhos (Metrô e CPTM) ou integração. No último caso, o valor mensal para recarga é de R$ 230. Nos demais, R$ 140. Estudantes pagarão R$ 70 para as opções só ônibus ou só trilhos e R$ 140 para o bilhete  integração.

“Quem vai ganhar não é o trabalhador nem o estudante,  mas, sim, o cidadão. A partir de agora, aquele que detém o seu Bilhete Único Mensal possui uma nova referência: a de usufruir da cidade que é dele”, afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT).

Segundo dados divulgados pela SPTrans, a maior parte dos usuários cadastrados no Bilhete Único Mensal é do sexo feminino: 57,08% são mulheres e 42,92%, homens. Entre os cadastrados, 29,1% têm entre 19 e 24 anos e 38% têm entre 25 e 40 anos de idade. Enquanto 38,3% dos usuários cadastrados estudam e trabalham, 29,4% só estudam e 29,5% só trabalham.

Outros 2,8% não trabalham, nem estudam. No item escolaridade, 1,1% possui até a 3 série do ensino fundamental; 2,4% têm até a 4 série; 10,2% até a 8 série; 64,2% completaram o ensino médio e 22,1% concluíram o ensino superior. No que diz respeito à renda, a maior parte dos usuários (65%) recebe até R$ 1.147.

Para pedir o Bilhete Único Mensal basta registrar os  dados pessoais e foto pela internet, que gera um login e uma senha. Ainda na página da SPTrans, o usuário também decide o local de retirada do cartão.

A recarga pode ser realizada em 10 mil postos da rede SPTrans, Metrô e CPTM. As lotéricas deverão juntar-se ao sistema apenas em fevereiro de 2014.

DIÁRIO DE S. PAULO

Incêndio atinge o Memorial da América Latina em São Paulo

Pelo menos oito soldados do Corpo de Bombeiros ficaram feridos no incêndio que atingiu na tarde desta sexta-feira, 29, o auditório do Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Dois dos bombeiros foram atendidos no Hospital das Clínicas, sem risco de morte, e seis ficaram levemente feridos. Um homem da brigada de incêndio do Memorial também foi atendido com problemas de inalação. Ao menos 37 viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade. Cem homens participam do combate às chamas em três frentes de trabalho.

Pelo menos 27 viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. Parte da Avenida Auro Soares de Moura Andrade foi liberada no sentido centro. No sentido oposto, a via continua bloqueada. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), algumas linhas de ônibus que circulam pela região foram desviadas.

As Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que passam ao lado do Auditório Simon Bolívar, e na Linha 3-Vermelha do Metrô, que fica quase embaixo do prédio em chamas, não foram afetadas. As duas empresas, controladas pelo governo do Estado, decidiram não interromper a circulação dos trens.

Em entrevista à rádio CBN, o presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, disse que é cedo para falar sobre as causas do acidente. Além disto, ele afirma que toda a programação está suspensa e que os prejuízos serão avaliados após um laudo técnico.

Segundo a assessoria do Memorial da América Latina, funcionários estavam dentro do Auditório Simon Bolívar quando o incêndio começou, mas eles foram rapidamente retirados e sem ferimentos. O forro da plateia B do auditório teria sido bastante danificado pelo incêndio.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não interditou nenhuma via da região, mas pede para os motoristas evitarem o local. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não suspendeu a circulação de trens, já que a estação de trem e metrô é muito próxima do Memorial.

Marco da cidade de São Paulo
O conjunto arquitetônico na Barra Funda foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em março de 1989. O Memorial tem uma área de 84,4 mil metros quadrados, com espaço para exposições e eventos. A assessoria do local não confirma se alguma obra de arte foi atingida pelo incêndio.



Incêndio atinge auditório do Memorial da América Latina


Um incêndio atinge na tarde de hoje o auditório do Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 15 equipes estão no local para conter as chamas que ainda não foram controladas.

Não há registro de vítimas. Segundo a assessoria de imprensa do espaço, o fogo começou por volta das 13h30 após um curto-circuito gerado pela explosão de uma lâmpada de emergência. O auditório estava vazio no horário e não havia nenhum evento programado para acontecer.

O memorial fica ao lado da estação Barra Funda do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Tanto o Metrô quanto a CPTM informaram que o incêndio não afeta a circulação dos trens.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda aos motoristas que evitem circular pela região do Memorial da América Latina, localizado na avenida Senador Auro Soares de Moura Andrade.

O Memorial da América Latina  foi projetado por Oscar Niemeyer. Inaugurado em março de 1989, a área do memorial tem 84,4 mil metros quadrados, com espaços para exposições e eventos.

Fonte: Globo

Obras de modernização na CPTM altera novamente circulação de trens neste fim de semana


Neste fim de semana, 30 de novembro e 1º de dezembro, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] dará continuidade as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens irão circular com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 9 - Esmeralda [Grajaú - Osasco]

Sábado e Domingo: das 21h de sábado até o fim da operação comercial de domingo, serão realizados serviços no sistema da rede aérea entre as Estações Ceasa e Cidade Universitária.

Linha 12 - Safira [Brás - Calmon Viana]

Sábado: das 20h de sábado até o fim da operação comercial, não haverá circulação de trens entre as Estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. Para o deslocamento dos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão, com paradas para o desembarque na Estação Aracaré. As senhas deverão ser retiradas na área interna das estações.

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços na rede área e obras de separação de vias compartilhadas entre os trens da CPTM e os trens de carga da MRS entre as Estações Engenheiro Manoel Feio e Aracaré. Por isso, os trens irão operar com maiores intervalos.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

Incêndio atinge canteiro de obras na estação Presidente Altino da CPTM

Um incêndio atingiu um canteiro de obras da estação Presidente Altino da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Osasco (Grande SP), na madrugada desta sexta-feira.

O incêndio começou à 0h45 e foi controlado rapidamente pelos bombeiros. Não há informações de feridos, de acordo com a companhia.

Segundo a CPTM, o incêndio ocorreu longe da área operacional da CPTM e não afeta a circulação de trens.

Fonte: Folha de SP

28 de novembro de 2013

São Paulo perde Expo 2020

Com apenas 13 votos dos 163 países que participaram nessa quarta-feira, 27, em Paris, da eleição para a sede da Exposição Universal 2020, São Paulo foi descartada logo na primeira rodada da disputa. Dubai, nos Emirados Árabes, com 77 votos, foi a vencedora. Vereadores, empresários e moradores de Pirituba, na zona norte, porém, defendem a manutenção dos projetos previstos para a área destinada à Expo como forma de levar desenvolvimento para uma região da cidade de difícil acesso, com pouca oferta de transporte público.

Segundo levantamento feito pelo Estado com despesas publicadas no Diário Oficial, a Prefeitura gastou no último ano ao menos R$ 6 milhões com a candidatura da Expo 2020, entre campanha de marketing, promoção de eventos - como o show da cantora Daniela Mercury em Paris (R$ 255 mil) -, e viagens de autoridades e funcionários para mais de 15 países.

Para a capital paulista, a derrota na França deixa incertezas sobre a construção de um novo centro de convenções em Pirituba, planejado em 2010 para ser alternativa ao saturado Anhembi, também na zona norte, além de servir de impulso econômico para uma região carente de infraestrutura.

A gestão Fernando Haddad (PT) diz que agora vai reavaliar a necessidade da obra - só para desapropriar o terreno, de 5 milhões de m2 da Cia. City, na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, serão necessários cerca de R$ 500 milhões.

"Não é hora de chorar o leite derramado. Precisamos, de qualquer forma, tirar esse novo centro de convenções do papel. São Paulo perde muitos recursos hoje por não ter porte para receber grandes feiras internacionais", disse Valnoys Pereira Paixão, presidente da Associação Comercial de Pirituba.

Ele lembra que a extensão de um ramal da futura Linha 6 do Metrô, da Brasilândia (última parada) até Pirituba, dependia da construção do centro. "Vamos lutar logo pelo metrô porque a Expo 2020 nós já perdemos", acrescentou. Por enquanto, o Metrô mantém o projeto de levar o ramal até Pirituba.

Haddad, logo após a derrota em Paris, declarou que a necessidade da obra precisa ser reavaliada. "É um projeto que consideramos adequado para a região de Pirituba, para a cidade e até para o Brasil, porque tem um alcance internacional. Então, nós vamos ver a partir de agora qual o melhor destino que vamos dar a ele."

 O Estado de S. Paulo

Metrô libera catracas aos passageiros da Linha 3 após rompimento de cabo




Metrô libera catracas aos passageiros da Linha 3 após rompimento de cabo Estações Itaquera, Artur Alvim e Patriarca tiveram catracas liberadas. Usuários das estações embarcam sem pagar passagem.

Os passageiros das estações Corinthians-Itaquera, Patriarca e Artur Alvim, da Linha 3- Vermelha do Metrô, na Zona Leste de São Paulo , embarcam no sistema na manhã desta quinta-feira (28) sem pagar o valor da passagem.

De acordo com o Metrô, os bloqueios de entrada estão inoperantes devido ao rompimento de um cabo de fibra ótica. Para evitar problemas nas plataformas das estações com o acúmulo de passageiros, os funcionários do Metrô controlam a entrada.

Até por volta das 7h10, as equipes de manutenção ainda não haviam localizado o local de rompimento do cabo.


CPTM realiza mais uma edição do "Samba no Trem"

O evento, que está em sua sétima edição e comemora o Dia Nacional do Samba, acontecerá no próximo domingo, dia 1/12.

Neste domingo [1º/12], a Linha 9-Esmeralda da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] abre passagem para todos que se deixarem contagiar pelo ritmo do samba. Trata-se da 7ª edição do "Samba no Trem", que transforma a composição em uma animada passarela para quem aderir ao convite dos músicos e passistas de plantão.

A "concentração" está marcada para às 12h na plataforma da estação Grajaú, de onde sairá o Trem do Samba. A partida está marcada para às 13h, com os sambistas distribuídos em todos os carros. O trem seguirá rumo à estação Osasco, sem parada nas demais estações da linha, e retornará diretamente para a estação Socorro, onde os participantes irão desembarcar, encerrando a atividade por volta das 14h30. São esperadas cerca de 1.500 pessoas. Não é necessária a inscrição prévia para participar do evento. O usuário precisa apenas ter disponibilidade de horário para permanecer no trem até o encerramento do evento na estação Socorro.

Entre os grupos que se apresentarão estão Samba de Todos os Tempos, Samba da Cultura, Samba da Ponte, Pagode da 27, Pagode do Cafofo, Quem Samba Fica, Tempo do Onça, Samba da Praça, Samba da Vela, entre outros conjuntos. No repertório, canções do samba tradicional, entre as quais obras de Cartola, Adoniran Barbosa, Clementina de Jesus, João Nogueira, Bete Carvalho e Fundo de Quintal.

O músico Marquinhos Dikuã, organizador da atividade, diz que o evento visa oferecer oportunidade de confraternizar com as comunidades do samba. "O Samba no Trem ganhou vida própria com a adesão espontânea e crescente de diferentes representantes da capital e de outros Estados. O samba é a expressão popular mais autêntica no país. Todo brasileiro tem um pouquinho dessa raiz", diz.

Dando continuidade à festa, os grupos seguirão para a Praça do Samba, na Ponte do Socorro. Lá estarão reunidas variadas vertentes, como samba-rock, samba de terreiro, samba-exaltação, samba-enredo, entre outros.

"Samba no Trem" é uma iniciativa da CPTM realizada anualmente desde 2007 na Linha 9 - Esmeralda [Osasco-Grajaú] em parceria com músicos e grupos de samba.

O Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro.

Serviço: "Samba no Trem"
Dia: 01/12, domingo
Local: Estação Grajaú
Concentração: 12h
Saída do trem: 13h
Término do evento: 14h30 na estação Socorro

Falha libera catracas em estações da linha 3-Vermelha

Falha liberou catracas do metrô na manhã desta quinta-feiraReprodução/Twitter/@ajsantosjr
Os passageiros entravam sem pagar, na manhã desta quinta-feira (28), nas estações Corinthians-Itaquera, Artur Alvim e Patriarca da linha 3-Vermelha do metrô, que liga a zona leste à zona oeste de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano, a partir das 5h30 foi registrado o rompimento de um cabo de fibra ótica, o que deixou os bloqueios destas três estações inoperantes. Com isso, os usuários são autorizados a passar pelos equipamentos e a empresa só controla o fluxo de entrada.
Os técnicos estão nas estações, segundo a assessoria, tentando identificar onde foi o rompimento. Ainda não há previsão de quando as catracas voltarão a funcionar.
Todas as linhas de ônibus e os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) circulam normalmente nesta manhã, segundo as empresas responsáveis.
Previsão
A manhã inicia com céu nublado na capital paulista e as temperaturas entram aumentam nas próximas horas. A máxima prevista é de 31ºC, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo. A temperatura média observada é de 19°C e a umidade relativa do ar gira em torno dos 90%. Não há expectativa para chuvas nessa manhã. No período da tarde, a aproximação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e causa pancadas de chuva mais generalizadas com trovoadas, rajadas de vento e potencial para formação de alagamentos.    Na sexta-feira (29), o sistema frontal no oceano causa nebulosidade, declínio das temperaturas e chuvas, alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 18ºC e máximas de 24ºC. A continuidade das condições de chuva eleva os riscos para formação de alagamentos e deslizamentos de terra na Grande São Paulo. 

27 de novembro de 2013

Designer inventa roupa para garantir espaço no metrô no horário de pico

Objeto mantém passageiros um pouco afastados
Inventor utilizou materiais de jardinagem para elaborar o "colete de espinhos"

A designer industrial Siew Ming Cheng participou de um seminário realizado pelo designer de móveis alemão Werner Aisslinger em uma universidade de Cingapura e desenvolveu uma ideia bem diferente durante o evento. Uma espécie de colete com pontas que funciona quase como uma armadura para a pessoa usar enquanto está no metrô. Mas o objetivo principal é que o item ajude o usuário desse meio de transporte a garantir seu espaço dentro do trem, principalmente na hora em que ele está mais cheio.

A proposta do profissional alemão era que os participantes do evento criassem uma solução para um problema diário. Segundo o site da FastCompany, Aisslinger usou um termo japonês, 'chindogu', que significa algo como 'invenção quase inútil' durante o seminário.

Siew Ming apresentou, então, o colete Spike Away. Ela afirma que, em Cingapura – assim como em muitas cidades em todo mundo – os trens ficam lotados no horário de pico e que as pessoas se empurram para entrar no vagão e dentro dele. "A solução é usar um colete cheio de espinhos", diz.

Os alunos tiveram a metade de um dia para reunir materiais e cortar as peças para preparar o produto. A designer correu para uma loja de ferragens e, na seção de jardinagem, encontrou tiras verdes de material plástico flexível e com pontas, um objeto usado para deixar aves e gatos longe das plantas.

Fonte: O Estado de S.Paulo

26 de novembro de 2013

Usuários do Metrô colam placas em protesto contra 'superfaturamento' de licitações

A autoria das placas de protesto é desconhecida - Trajano Pontes/Instagram


 Passageiros do Metrô colaram nas paredes dos trens placas com mensagem em protesto contra o suposto caso de formação de cartel para o superfaturamento de licitações. Como se fosse um aviso aos usuários, a placa traz a frase "Este trem foi superfaturado em uma licitação fraudulenta".

A autoria é desconhecida. O ato ganhou destaque nas redes sociais após uma foto ter sido publicada no Instagram no último domingo, 24.

Após tentar, sem sucesso, descobrir o responsável pelo protesto, o designer gráfico André Buika, integrante do coletivo ProtestARTE, recriou duas versões da placa em alta definição e as disponibilizou para download em seu site. Na primeira, mais fiel, Buika apenas acrescentou a frase de rodapé "Enquanto você paga caro para se espremer como uma lata de sardinha, seus governantes gozam da sua cara" - na original, está ilegível. Já na segunda versão, o designer desenhou um tucano com notas de dinheiro em alusão ao PSDB.

"Acredito que a intervenção artística nas ruas tenha um alcance maior e mais rápido. Não existe o vômito de informação como há, por exemplo, em um alto-falante", afirma Buika. Por ser um profissional autônomo, o designer trabalha de casa, utiliza pouco o Metrô e, por isso, não viu as placas nos trens. Porém, segundo ele, alguns amigos já as viram.

Em nota, o Metrô declarou que é "contra ações que causem danos ao patrimônio público" e que "já tomou as medidas necessárias para retirar os adesivos e evitar que voltem a ser colocados".

Fonte: Estadão 

Governo quer edital da Linha 18 ainda este ano

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou na manhã desta segunda-feira (25/11) que o edital da Linha 18-Bronze do Metrô de São Paulo irá ficar pronto ainda este ano.

Segundo o secretário, o volume de questionamentos que a Linha 18 recebeu foi muito grande e o lançamento do edital teve que ser adiado do final de novembro para até o dia 10 de dezembro. “Se por um lado ficamos chateados em ter que adiar, por outro, mostra que está havendo um forte interesse neste edital”, disse Fernandes.

Quanto a Linha 6-Laranja, que recebeu uma única proposta do consórcio Move São Paulo, no final de outubro, o secretário informou que a assinatura do contrato deve acontecer até meados de dezembro. “Já está tudo certo para a assinatura, só estamos passando pela parte burocrática”, conclui o Fernandes.

 Revista Ferroviária

SP amanhece com falha na CPTM e protesto na zona leste

Protesto fecha a Radial Leste nos dois sentidos na manhã desta terça-feira (26) Reprodução/Rede Record

Um trem da linha 11 - Coral (Estudantes/Luz) apresentou problemas às 5h35 desta terça-feira (26), na estação Guaianases, na zona leste da capital. Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a circulação não foi prejudicada.     
   
A composição teve uma falha técnica quando trafegava no sentido Luz. Os passageiros desembarcaram na estação seguinte, a José Bonifácio, e prosseguiram viagem no próximo trem. A composição defeituosa foi recolhida para reparos.

As linhas de ônibus e metrô operam normalmente, segundo a SPTrans (São Paulo Transporte) e a Companhia do Metropolitano.

Protesto

Cerca de 50 pessoas fecharam a rua Doutor Luís Aires (Radial Leste), na altura da avenida Águia de Haia, em frente a estação Arthur Alvin do metrô, zona leste de São Paulo, na manhã desta terça-feira. Duas faixas de cada sentido da via foram bloqueadas desde às 5h46 devido à uma manifestação. Por volta das 8h40, a via já se encontrava liberada, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). 
Os manifestantes são contra uma reintegração de posse que pode ocorrer em alguns prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) na quarta-feira (27). Vários ônibus foram usados pelo grupo para bloquear a via. A SPTrans enviou um fiscal ao local para verificar a situação. Por enquanto, não houve alteração no itinerário das linhas que transitam pela avenida.

Opções
Como a Radial Leste foi interditada nos dois sentidos, na altura da avenida Águia de Haia, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que os motoristas evitem a região. 
O motorista que já estiver na região, pode entrar na avenida Águia de Haia, pegar a avenida São Miguel e seguir no sentido centro, que é o mais movimentado neste horário. 

Previsão
A capital amanhece com céu nublado e sem chuva. Imagens do radar meteorológico mostram ausência de precipitação, apenas ocorrência de garoa em pontos isolados. As informações são do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo.

A temperatura permanece estável. A cidade registra a média de 17ºC. A taxa de umidade relativa do ar está próxima de 100%. Os aeroportos de Congonhas, na zona sul e de Cumbica, no município de Guarulhos, Grande São Paulo, registram céu nublado e termômetros marcando 19ºC e 18ºC, respectivamente.

A temperatura máxima prevista durante o dia chega aos 25ºC, em função dos curtos períodos de sol. A partir da tarde, voltam a ocorrer pancadas isoladas com potencial para a formação de alagamentos. As taxas de umidade relativa do ar variam entre 60% e 92%. 

A quarta-feira (27) será marcada por maior predomínio de sol e termômetros em torno dos 18ºC nas primeiras horas da manhã. O tempo mais seco desde o amanhecer provoca a elevação das temperaturas, que chegam facilmente aos 27ºC. Por causa do calor e da entrada da brisa marítima, a partir do fim da tarde ocorrem pancadas de chuva de forma isolada em bairros da capital e cidades vizinhas da Grande São Paulo. Os percentuais de umidade relativa do ar declinam levemente e oscilam entre 55% e 90%.

25 de novembro de 2013

Usuários colam placas sobre superfaturamento em trens do metrô

Lê-se as seguintes placas no vagão da linha verde do metrô: "Mapa do Transporte Metropolitano", "Assento preferencial","Este trem foi superfaturado em uma licitação fraudulenta" e "Saiba como agir em caso de anormalidade".

No caso, quem se mexe contra a anormalidade é o próprio metrô de São Paulo: idêntica às placas institucionais, a mensagem anônima sobre o cartel denunciado pela Siemens já tem mais de 5.000 compartilhamentos em redes sociais.

Além de espalhar fotos dos trens, usuários paulistanos reproduziram a placa e disponibilizaram o arquivo para download. Eles defendem o "anonimato" e o "domínio público" nesse tipo de intervenção urbana.

"Até estou procurando o verdadeiro autor. Queria me explicar e contar que refiz a arte para as pessoas espalharem", diz o designer gráfico André Buika, 29, que recriou a imagem em alta resolução.

Ele ofereceu duas versões da mensagem em seu site porque "acredita na intervenção urbana como forma de protesto".

O blogueiro Aldine Paiva, 36, que publicou o link para a imagem e registrou 10.000 visualizações em 24 horas, também não faz ideia de quem seja o autor original.

"A ideia é que o máximo de pessoas reproduza, baixe, imprima e cole por si mesma", diz. "É bacana usar o layout do próprio metrô."

INTENÇÕES ELEITOREIRAS

Segundo o PSDB, que tem políticos acusados de receber propina em licitações do metrô e da CPTM, os adesivos foram colados "por pessoas com intenções eleitoreiras".

"O PSDB de São Paulo considera essa ação inescrupulosa, bem como a ação do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo", diz a nota do diretório estadual do partido.

Em entrevista no fim de semana à Folha, o ministro refutou as acusações do partido.

"Qual é o papel do ministro da Justiça? É mandar apurar, com sigilo", disse então Cardozo, que encaminhou à Polícia Federal denúncias contra políticos tucanos, do DEM e do PMDB. No documento enviado à PF, Edson Aparecido, principal secretário do governador Geraldo Alckmin (PSDB), é acusado de receber propina do lobista Arthur Teixeira, indiciado por intermédio no pagamento de comissões em contratos do Metrô e da CPTM.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Em nota, o metrô diz que "é contra ações que causem danos ao patrimônio público, por isso já tomou as medidas necessárias para retirar os adesivos e evitar que voltem a ser colocados".

A entidade afirma que "não se trata de cercear a liberdade de expressão, mas zelar pela conservação dos trens".

A assessoria não sabe informar quantas placas foram coladas nos trens, nem quantas já foram retiradas. "Sempre colam mensagens com diferentes conteúdos nos trens, esse tipo de material sempre é retirado."

Fonte: Folha
RICARDO SENRA
DE SÃO PAULO

Estação de Mogi das Cruzes vai modernizar o Centro

Uma das entradas na nova Estação Ferroviária de Mogi será pela Rua Engenheiro Gualberto: CPTM quer iniciar obra em março

Nesta semana, técnicos da Prefeitura e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão se reunir para bater o martelo nos projetos funcionais para as estações Mogi das Cruzes e Estudantes, que vão receber investimentos da ordem de R$ 70 milhões em obras previstas para começar até março do ano que vem. O Diário teve acesso aos modelos propostos pelo Estado para os futuros terminais, os quais terão alterações principalmente nas portas de acesso, que deixarão de servir simplesmente para se chegar às plataformas de embarque e desembarque para se transformarem em interligações entre os bairros que ficam nos lados opostos dos trilhos.

A entrega das futuras estações está prevista para o período entre o final de 2015 e o início de 2016, no mesmo cronograma que contempla a chegada do Expresso Leste na Cidade em todos os horários. E o Governo está certo de que isso propiciará uma melhora significativa no transporte ferroviário, com a aposta de um incremento no número de usuários. Tanto é que os novos terminais foram projetados com a perspectiva de, num período de 10 anos a partir do funcionamento deles, o volume de passageiros ser 50% superior ao atual.

>> Curta nossa página no facebook

Dos 11 mil embarques contabilizados nas catracas da Estação Mogi hoje, a CPTM projeta um aumento para 21 mil usuários no ano de 2025. Já na Estação Estudantes, os 9 mil embarques diários devem subir para 11 mil, num total de 30 mil pessoas utilizando os trens só nesses dois terminais – a Cidade ainda possui estações em Braz Cubas e Jundiapeba, duas das regiões mais populosas do território mogiano.

Dos projetos apresentados pela CPTM, o que apresenta mais alterações é justamente o da Estação Mogi, a qual estará integrada ao projeto “Novo Centro”, que contempla uma passagem subterrânea na região da Praça Sacadura Cabral para colocar fim a um dos maiores gargalos no trânsito mogiano – leia mais nesta página.

Para permitir o novo complexo viário, a Estação Mogi será recuada alguns metros e será construída em frente ao Terminal Central. E deixa de ter uma entrada como é hoje para ganhar dois acessos. Um pela Rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, onde funciona o terminal de ônibus [na altura dos imóveis que restarão entre a via de saída dos ônibus e a praça na esquina com a Rua Flaviano de Melo, ou seja, de frente para a Rua Barão de Jaceguai], e outro numa pequena travessa da Rua Engenheiro Gualberto, quase chegando na Rua Cabo Diogo, na Vila Industrial, onde os galpões hoje são usados para guardar equipamentos de manutenção da linha vão dar espaço para uma “praça estacionamento”, que inclui um bicicletário com 120 vagas – sendo que ao lado da Tenente, também haverá um bicicletário com 480 vagas.

Ao entrar tanto pelo Terminal Central quanto pela praça estacionamento, o usuário será automaticamente conduzido às escadas rolantes, escadas convencionais e elevadores, para o caso dos portadores de necessidades especiais, que vão levar para o mezanino (piso superior), o qual vai permitir que as pessoas façam a travessia da linha do trem e da Avenida Governador Adhemar de Barros sem qualquer interferência. Resguardadas as diferenças, como se fosse uma grande passarela, só que fechada.

“Essa passarela estará aberta à população durante 24 horas por dia, permitindo a circulação de um lado para o outro da Cidade, lembrando que não terá mais a passagem de nível da Sacadura Cabral para isso”, ressalta o secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar. Ele pontua que, durante a madrugada, o acesso à plataforma da CPTM deverá permanecer fechado porque não haverá a circulação de trens. “Toda a parte operacional da CPTM estará no mezanino, onde também haverá sanitários para uso público”, detalha.

Agora, se o objetivo da pessoa for mesmo utilizar os trens, no meio do mezanino – na altura onde estão os trilhos – haverá portões de acesso à bilheteria da CPTM e às oito catracas previstas. Passando por elas, o usuário terá escadas (rolantes e comuns), que permitirão descer até a plataforma central, que de um lado permitirá o embarque para São Paulo e, do outro, para Estudantes. No caso de desembarque, o passageiro vai usar as escadas para subir da plataforma até o mezanino e, dali, escolher qual saída é mais indicada – Terminal Central ou a da praça da Engenheiro Gualberto. (Mara Flôres)

Fonte: O Diário de Mogi

Maquinista sentiu um tranco e trem parou, diz polícia

O maquinista responsável pelo trem que descarrilou e matou ao menos oito pessoas em São José do Rio Preto, cidade a 438 km de São Paulo, disse à polícia que a composição não estava com excesso de peso e que não trafegava acima da velocidade máxima permitida. Ele revelou que sentiu "um tranco" antes do acidente, que aconteceu na tarde de domingo (24)

O homem, de 32 anos, é ferroviário há 12 anos. Ele disse que fazia a linha Rio Preto/Araraquara/Rio Claro e conduzia um trem com 78 vagões e três locomotivas que pesavam 8.451 toneladas. No trecho onde aconteceu o acidente, o peso máximo da composição pode chegar a 8.500 toneladas.

Segundo o delegado Mauro Truzzi Otero, da Delegacia de Flagrantes de São José do Rio Preto, o comando de velocidade e freio é operado de dentro da locomotiva e feito, de modo manual, pelo maquinista. Ou seja, cada vagão tem um freio e todos são operados manualmente.

— Ele consegue analisar tudo. Dentro, ele sabe como está o restante, analisando os equipamentos de pressão de ar. E, quando tem algum problema, é detectado de imediato. Nada foi detectado.

O delegado disse ainda que, no trecho onde aconteceu o acidente, a velocidade máxima é de 50 km/h. O maquinista estava a 44 km/h.

— Se eventualmente a velocidade sobe, além do limite, existe um travamento automático da composição. A composição recebe o que chamam "penalidade" e é parada. Aí o maquinista é acionado por rádio e computador para saber se está tudo ok. Estando tudo ok, a composição é liberada pelo sistema, porque ele não manda mais. O sistema da ALL [América Latina Logística] libera e ele volta a trafegar. Não teve nada disso. 

Otero contou ainda que o trem saiu de Rio Preto e estava começando a viagem quando aconteceu o descarrilamento. 

— Ele iniciou o movimento até atingir a velocidade de 42 km/h, transitou 2,5 km só, levando cerca de sete minutos para atingir essa velocidade, quando ele sentiu um tranco na locomotiva. Em consequência, toda a composição parou. Ele observou o painel da locomotiva e viu que ocorreu uma perda total do ar da composição. Só que ele não tinha a visão de todos os vagões porque ali é uma curva.

De acordo com o depoimento, o maquinista solicitou ajuda pelo rádio e, como ele estava perto da estação ferroviária, os funcionários da ALL chegaram rapidamente. Como a verificação também deve ser feita visualmente, ele desceu da locomotiva e começou a caminhar para trás dela. Foi quando que ele percebeu o descarrilamento. Nesse momento, ele encontrou um supervisor e foi orientado a voltar para a locomotiva "porque populares estavam revoltados". Ele retornou e aguardou novas instruções, segundo o delegado. 

— [Ele] não tem ideia do que pode ter acontecido, porque nada foi indicado no painel até o tranco. Não sabe falar sobre a manutenção da linha férrea porque não cabe a ele. Não estava com excesso de peso nem com excesso de velocidade. Não bebeu bebida alcoólica e forneceu sangue para comprovação. 

Entenda o caso

Nove vagões de um trem da ALL (América Latina Logística) carregado com milho tombaram neste domingo (24) quando passavam por um trecho urbano de São José do Rio Preto. Dois vagões atingiram duas casas.

Em uma delas, uma família fazia um churrasco com cerca de 30 pessoas. Pelo menos oito delas morreram, entre elas, duas crianças e uma mulher grávida. Outras oito pessoas foram levadas a hospitais da região.
Desde a noite de domingo, funcionários da ALL trabalharam na remoção da carga. Um dos vagões já havia sido retirado na manhã desta segunda-feira (25). O outro seria removido nas próximas horas. Só depois disso, os bombeiros retomariam o trabalho de buscar por mais vítimas. Ainda não é possível prever o número de pessoas atingidas.

A empresa informou, em nota, que as causas do acidente serão investigadas por meio de sindicância e declarou que "lamenta profundamente a fatalidade ocorrida e se solidariza às famílias e vítimas, a quem dará todo suporte e apoio". A ALL também confirma que, "por meio do centro que controla remotamente, via satélite, toda a operação", a composição transitava dentro dos limites de velocidade do trecho.

Fonte: R7

24 de novembro de 2013

Descarrilamento de trem deixa ao menos seis mortos em São José do Rio Preto

Nove vagões da composição saíram dos trilhos e destruíram duas casasHamilton Pavam/Diário da Região/Estadão Conteúdo

Um trem carregado de milho descarrilou, na tarde deste domingo (24), em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Os nove vagões atingiram duas casas. Pelo menos seis pessoas da mesma família morreram. Dois feridos foram socorridos. Outras quatro vítimas estavam sendo procuradas por volta das 22h.
Entre os mortos estão duas crianças — um menino e uma menina — e uma mulher grávida. Elas estavam em um churrasco que comemorava o aniversário de uma das crianças mortas. Segundo vizinhos, a festa reunia cerca de 30 pessoas. O descarrilamento aconteceu por volta das 16h30.

A composição pertence à ALL (América Latina Logística). Representantes da empresa estão no local e informaram que vão prestar todo apoio às famílias das vítimas. A companhia ainda não sabe o que causou o acidente. 

R7

Negada indenização por assalto em estação de trem da CPTM

   A 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo negou indenização a passageira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que foi assaltada na plataforma de embarque de uma estação em Osasco.

  A autora afirmou que um homem armado a abordou e levou sua bolsa com documentos, dinheiro e celular. Pedia indenização por danos materiais e morais. Em sua defesa, a CPTM alegava a ocorrência de caso fortuito, pois não teria responsabilidade sobre o fato.

        O relator do recurso, desembargador Rebouças de Carvalho, afirmou em seu voto que o roubo em trem metropolitano é algo imprevisível e caracteriza fato de terceiro, sem qualquer correlação com o contrato de transporte, afastando a responsabilidade da transportadora. “É notório que milhões de pessoas fazem uso diário dos trens na metrópole de São Paulo, sendo impossível que a ré reviste todos os passageiros e seus pertences como condição de ingresso nos domínios da ferrovia”, disse.

        O desembargador ainda destacou que, embora seja lamentável o fato ocorrido, seria inviável que a empresa disponibilizasse agentes armados em cada vagão. “Não lhe cabe prover a segurança pública, que fica a cargo do Estado. O transportador naturalmente assume a responsabilidade pelos fatos do próprio transporte, mas não se lhe pode transferir a obrigação de evitar a prática de roubos, de responsabilidade exclusiva de terceiros, caracterizando, em realidade, hipótese de caso fortuito.”

        Os desembargadores Décio Notarangeli e Oswaldo Luiz Palu acompanharam o voto do relator.
        Apelação nº 9161716-05.2008.8.26.0000 
        Comunicação Social TJSP 
        imprensatj@tjsp.jus.br

Fonte: 

22 de novembro de 2013

Prefeitura de São Paulo testa relógio com chip de Bilhete Único

Jilmar Tatto testou o relógio que pode funcionar como alternativa ao Bilhete Único
Foto: Thiago Tufano / Terra

O secretário municipal de Transportes de São Paulo Jilmar Tatto compareceu a um evento da prefeitura da capital paulista, na manhã desta sexta-feira, usando um relógio-teste que possui um chip do Bilhete Único. O usuário poderá comprar o chip e colocar dentro de qualquer relógio e, com isso, quando esse usuário passar nas catracas de ônibus, metrô e CPTM precisará apenas encostar o pulso no leitor para validar o bilhete.

O relógio ainda não tem data para começar a ser vendido, mas a ideia é que o chip possa ser colocado dentro de celulares, cartões de crédito e outros objetos que facilitem a vida do usuário de transporte público.

“É uma empresa que tem essa tecnologia. Você autoriza a colocar o chip no relógio e carrega nas casas lotéricas, terminais, metrô e ônibus. Daqui algum tempo vai ter também no cartão de crédito, celular etc. No celular, além da funcionalidade do próprio bilhete, você poderá carregar o cartão. Foi feito teste, teve piloto e deu certo. Por acaso estou de relógio para me exibir”, brincou o secretário.

De acordo com Tatto, além da facilidade de não precisar carregar um cartão, o usuário irá economizar. “A prefeitura economiza dinheiro porque não precisa dar o cartão. Se isso começar a ter uma adesão grande, você diminui também o dinheiro do cartão. Estamos trabalhando em várias frentes”, disse.

Terra
Thiago Tufano
Direto de São Paulo

Bilhete Único é bom, ruim é encontrar

Gustavo Epifanio/Diário SPNa Estação Santa Cecília, era possível fazer apenas a recarga do cartão
POR: Eduardo Athayde 
eduardo.athayde@diariosp.com.br



Uma coletiva na sede da Prefeitura de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) apresentaram oficialmente quinta de manhã  o Bilhete Único Mensal.
No evento, as duas autoridades negaram que eventuais subsídios ao modelo possam resultar no aumento da tarifa do transporte público na cidade em 2014, atualmente em R$ 3. Em junho, após intenso clamor popular, a dupla revogou o aumento de R$ 0,20.

O Bilhete Único Mensal passará a valer no próximo dia 30.  (veja no destaque como ele vai funcionar). Porém, menos de 20% de seu potencial está preenchido. Até ontem, segundo a Prefeitura, 141 mil usuários fizeram o cadastro necessário para ter acesso ao novo sistema de cobrança, em um  universo estimado de 861 mil pessoas.

“A referência (com o uso do Bilhete Único Mensal) deixa de ser a ida ao trabalho e passa a ser de usufruir a cidade”, disse Haddad, sobre a possibilidade de andar de ônibus, Metrô e CPTM quantas vezes quiser no período de 30 dias ao preço de R$ 230.

cadê o bilhete?/ Apesar do clima de euforia dos políticos , nas ruas o que se vê é um sistema defeituoso. O Bilhete Único comum desapareceu dos pontos de venda das estações do Metrô Santa Cecília, Marechal Deodoro e Barra Funda, todas no Centro.

“Os cartões chegam às quintas-feiras de manhã. Mas a quantidade é tão pequena que em duas horas acaba tudo”, disse uma funcionária do ponto de venda da Estação Marechal Deodoro.

Situação similar foi flagrada na Barra Funda. “Chegou hoje (na quinta-feira) de manhã, mas acabou rapidinho. Agora, vai ter nova remessa apenas na próxima quarta ou quinta-feira”, disse a atendente.
Na Estação Santa Cecília, a funcionária do guichê  limitou-se a dizer que não havia cartões à venda. “Não faz muito tempo esqueci o bilhete em casa e fui comprar um na Barra Funda, mas não tinha. Tive de comprar o bilhete unitário de papel e fiquei sem o direito de fazer a integração com o ônibus pagando menos”, reclamou a artesã Vanderléia Moraes Monteiro.

Em nota, a SPTrans informou que não foi avisada pela empresa terceirizada responsável pela venda do Bilhete Único comum sobre a falta de cartões para os usuários nas estações.  A autarquia municipal também garantiu  que “mensalmente abastece a cidade com cerca de 300 mil novos cartões”.

De acordo com a SPTrans, o número é suficiente para que não falte o bilhete  nos postos de venda. “A distribuição de cartões é feita pela SPTrans diretamente às empresas autorizadas a vender crédito de transporte público e a gestão da quantidade direcionada para cada um dos pontos de recarga é feita pelas credenciadas.”

Já a  Rede Ponto Certo, empresa que tem o direito de explorar a venda do Bilhete Único em São Paulo, também em nota, esquivou-se  da responsabilidade e informou “que a emissão e o fornecimento dos cartões de Bilhete Único  para as empresas credenciadas é de responsabilidade da SPTrans”. “Faltas de cartões podem ocorrer em momentos de picos, mas são repostos com urgência”, diz a empresa.

Análise
Horácio Figueira, consultor 

Alguém vai ter de pagar a conta

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, apesar de tardia,  a criação do Bilhete Único Mensal é uma boa novidade pois permite uma flexibilização do sistema, atualmente engessado a moldes por vezes ultrapassados.  Portanto, trata-se de uma real tentativa das esferas municipal e estadual de ajudar a população que depende do transporte público para se locomover.

Apesar disso, tanto a Prefeitura como o governo do estado terão de aumentar o número de ônibus, trens e Metrô nos finais de semana. A adesão ao Bilhete Único Mensal  valerá a pena, principalmente, para quem usar o modelo aos domingos e feriados, dias em que a frota é menor.

Obviamente, crescerá a demanda e, consequentemente, aumentarão os custos das empresas do setor, de pagamento de hora extra a combustível e manutenção técnica. Resta saber quem vai pagar essa conta.

Obras alteram operação da Linha 4-Amarela neste domingo

Embarque e desembarque de passageiros serão feitos na mesma plataforma

Neste domingo, 24 de novembro, os passageiros que forem utilizar as estações Luz e República  da Linha 4-Amarela devem ficar atentos às mudanças que vão acontecer durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para a execução de obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie.
Nessas estações, o embarque e o desembarque de passageiros serão realizados em uma mesma plataforma, tanto com destino a Butantã como Luz. Com isso, os trens vão circular com intervalos maiores. As demais estações da Linha 4-Amarela operam normalmente.  
O esquema especial faz parte de um conjunto de intervenções necessárias para execução das obras da Fase II, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). As atividades são para construção de cinco novas estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
A orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, banners, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores do circuito fechado de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também será ampliada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.
Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00. Outros canais de comunicação com a empresa também estão à disposição, como a Ouvidoria no e-mail ouvidoria@viaquatro.com.bre o Fale Conosco no site www.viaquatro.com.br.
 Data
Horário
Estações República e Luz
24/11/2013
04h40 à meia-noite*
Embarque e Desembarque na mesma plataforma (Via Singela)

 (*) Caso as obras terminem mais cedo, a operação normal será retomada.
Sobre a ViaQuatro: A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, considerada a mais moderna da América Latina e o primeiro contrato de PPP -Parceria Público-Privada assinado no país. No continente latino-americano, a Linha 4-Amarela é pioneiranouso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação. A concessionária tem seu capital social dividido entre o Grupo CCR, com 58%,a Montgomery Participações, com 30%, aMitsui, com 10%, aRATP Developpement e aBenito Roggio Transporte, com 1% cada.


Informações à imprensa

ViaQuatro – Linha 4-Amarela
Rosely Santiago – rosely.santiago@viaquatro.com.br
Plantão – (11) 96492-9082

Entrelinhas Comunicação - (11) 3066-7700
Ana Paula Piedade - anapaula.piedade@entrelinhas.net- (11) 94153-6193
Nathalia Melati - nathalia@entrelinhas.net- (11) 99542-5549
Andreia Rodrigues - andreia.rodrigues@entrelinhas.net- (11) 97340-1405

Obras alteram circulação de trens da CPTM neste fim de semana

Neste fim de semana, 23 e 24 de novembro, a CPTM dará continuidade as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens irão circular com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]
Domingo: das 14h até o fim da operação comercial, serão realizados serviços no sistema da rede aérea e na via permanente entre as Estações Perus e Caieiras.

Linha 10 -Turquesa [Luz - Rio Grande da Serra]
Domingo: das 14h até o fim da operação comercial, serão realizados serviços na via permanente entre as Estações Capuava e Mauá.

Linha 11 - Coral/Expresso Leste [Luz - Guaianazes]
Domingo: das 14h até o fim da operação comercial, serão realizados serviços no sistema da rede aérea e na via permanente na região da Estação Tatuapé.

Linha 11 - Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes]
Domingo: das 14h até o fim da operação comercial, haverá serviços na via permanente entre as Estações Jundiapeba e Brás Cubas.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão realizados serviços no sistema da rede aérea e para separação de vias entre os trens da CPTM e os trens de carga da MRS e não haverá circulação entre as Estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. Para deslocamento, ônibus de conexão atenderão os usuários, entre as Estações Itaquaquecetuba e Poá, com parada intermediária em Aracaré somente para desembarque. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das estações.

Domingo: das 14h até o fim da operação comercial, serão realizados serviços no sistema da rede aérea entre as Estações Jardim Helena e Engenheiro Manoel Feio.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

Obtenha informações em nossas rede sociais


Confira a programação no Metrô (Linha 4)

CPTM e SPTrans montam operação especial para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1


A cidade de São Paulo recebe, neste fim de semana, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. O treino e a prova final acontecem, respectivamente, no sábado (23) e no domingo (24), no Autódromo de Interlagos.
Por conta do evento, a SPTrans (São Paulo Transporte) e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) montaram uma operação especial com o objetivo de facilitar e agilizar o transporte das pessoas que forem ao local.

No caso dos ônibus, serão oferecidas linhas especiais. É o caso do "Expresso SPTrans F1", que partirá de seis miniterminais: shopping SP Market, metrô Jabaquara, shopping Interlagos, aeroporto de Congonhas, praça da República e estação Trianon/Masp do Metrô direto para o autódromo de Interlagos.

As linhas são expressas, sem paradas no percurso. No entorno do Autódromo, haverá quatro paradas programadas que atenderão os portões de acesso: avenida Interlagos com a avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, avenida Jangadeiro com a avenida Senador Teotônio Vilela, avenida Jacinto Júlio com a avenida Rubens Montanaro de Borba e avenida Jacinto Júlio com avenida Feliciano Correi.
Essas linhas terão uma tarifa especial fixada em R$ 28 (ida e volta) ou R$ 18 (somente ida ou volta) por dia. O bilhete poderá ser adquirido em qualquer um dos pontos de embarque e não haverá venda antecipada.

Já no caso dos trens, a operação especial acontece na linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), com diminuição dos intervalos entre as composições. O passageiro poderá fazer integração com a linha 4-Amarela do Metrô, na estação Pinheiros.

A estação Autódromo, da linha 9, é uma das mais próximas do autódromo, a aproximadamente 3,5 km do portão A. Nos dias do evento, a SPTrans ativa neste local o miniterminal Shopping SP Market com linha de ônibus expresso até os portões do local.

Já para quem deseja ir a pé, a parada mais próxima é a Autódromo, na rua Plínio Schmidt, a apenas 600 metros do setor G. O caminho a ser percorrido pelos pedestres é sair da estação, seguir pela direita até a praça Automóvel Club Paulista, virar à esquerda na avenida Feliciano Correia e seguir em frente até o fim. Para os demais portões, os pedestres deverão seguir à esquerda pela avenida Jacinto Julio.


R7

21 de novembro de 2013

Obras do Expresso ABC não têm previsão para sair do papel diz Jurandir Fernandes

Em fevereiro, o governo federal sinalizou que irá ceder as áreas da União à CPTM para implementação do Expresso ABC até 2015

Seguem sem prazo para sair do papel as obras do Expresso ABC, trem paralelo à linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que ligará Mauá à Capital em até 25 minutos - trajeto que hoje é feito em uma hora. O projeto faz parte do trem regional de São Paulo à Baixada Santista, com trecho que seguirá até Jundiaí. De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, o governo está em fase negociação visando uma PPP (Parceria Público-Privada).

Em passagem pela região na última terça (19), o titular argumentou que Estado, que comanda a grande maioria de obras relacionadas à mobilidade, tem trabalhado para abrir uma segunda vertente de ação junto à iniciativa privada. "Hoje, já chegamos ao limite do nosso fôlego com quatro obras do Metrô e duas de trem [da CPTM] ao mesmo tempo", ressaltou.

A boa notícia, segundo Fernandes, é que o capital privado "abraçou" o ABC. "Estamos fazendo a discussão, por isso não temos prazos. Mas quando destampar o projeto do trem regional, ele [Expresso ABC] será a primeira ou segunda opção, porque é onde o capital privado começará a ter receita prévia", pontuou o titular, ressaltando que propostas serão debatidas nesta quinta (21).

Em maio, o secretário de Transportes projetou a entrega do Expresso ABC para 2016. Na época, o Estado sofria pressão para que o ponto final do circuito da linha 10-turquesa voltasse a ser na estação Luz, e não no Brás, o que prejudica o tempo de viagem dos passageiros da região. Foi quando Jurandir Fernandes condicionou a mudança de rota à conclusão do Expresso ABC.

Em fevereiro, o governo federal sinalizou que irá ceder as áreas da União à CPTM para implementação do Expresso ABC até 2015, o que deve fazer a Companhia correr contra o tempo, se não quiser ter problemas de desapropriação no futuro.

Fonte: Repórter Diário