ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de junho de 2013

"Pensei que seria estuprada", diz bancária assaltada em vagão de trem da CPTM

A bancária Danielle Bottazzo, que foi assaltada em estação de trem em São Paulo

A bancária Danielle Bottazzo, 32, viveu momentos de terror, medo e insegurança na manhã de quinta-feira (28) dentro do último vagão do trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Ela havia embarcado na estação Pinheiros, sentido Grajaú, com destino à estação Vila Olímpia.

Era um caminho de quatro estações e que a bancária já fazia havia quatro anos, mas que hoje tem vontade de apagar da memória.

Ao entrar no vagão, por volta das 8h15, começou o drama de Danielle. Ela sentiu que alguém a tinha empurrado. Ao olhar para trás, um homem moreno aparentando ter 35 anos, levantou a blusa, mostrou a arma e pediu para ela ficar quieta. Indicou também que não estava sozinho, que um comparsa o acompanhava.

"Ele disse: 'Finge que você é minha namorada' e começou a me beijar e abraçar. Fiquei com medo e acuada, sem reação. Não aceitava, mas não repelia, fiquei quieta", lembra, com angústia e voz embargada.

A estação Vila Olímpia nunca pareceu tão longe. "Ele me perguntou: 'Você vai descer onde?'. Eu respondi que ia descer na Vila Olímpia, e ele disse que a gente ia descer junto. Nessa hora fiquei com muito medo", conta.

Até então, o homem não tinha exigido nada de valor de Danielle. A situação era, no mínimo, tensa. Ela nem olhava para o lado, e as pessoas não pareciam perceber.

"Quando o trem parou na estação, ele  disse: 'Me dá a mão para a gente descer juntos'. Nessa hora, achei que ele não iria me roubar, e sim me levar para algum lugar e me estuprar. Eu não pensava em outra coisa", lembra.

Outras coisas também passavam pela cabeça de Danielle, como gritar se passassem pela catraca ou que nunca iria para rua com aquele cara.

Não foram tão longe. O bandido pediu para ela sentar no banco da estação, abrir a bolsa e entregar celular, cartão de crédito e de débito, carteira de habilitação e o dinheiro. Ela tinha apenas R$ 20, porém o ladrão não reclamou.

"Depois que entreguei tudo, ele pediu para eu ficar cinco minutos sentada, depois poderia ir embora. Assim que vi que ele estava na escada rolante, mas não conseguia mais me ver, procurei um segurança da CPTM. Foi difícil de achar. E ele me fez tantas perguntas, enquanto eu achava que tinha de ter ido procurar o ladrão.".

A assessoria de imprensa da CPTM informou que, em casos de roubo e furto, os usuários devem registrar o Boletim de Ocorrência na Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), que está instalada no terminal Barra Funda, na estação Barra Funda do metrô.

'O cheiro dele ficou'
Ao sair da estação, Danielle saiu correndo até o trabalho, com medo de reencontrar com o assaltante. "Quando cheguei, comecei a chorar, não conseguia andar. Meu corpo tremia tanto", diz.

O banco liberou Danielle de trabalhar aquele dia, pois ela realmente não tinha condições de trabalhar. "Precisei tomar calmante para dormir", diz.

No dia seguinte, a sexta-feira (28), ela foi trabalhar, de carona com o marido, que não quer que ela entre mais num vagão de trem.

O banco em que ela trabalha a colocou no programa "Carona Amiga", em que que vai dividir o carro com outro funcionário do trabalho. "O cheiro dele [do assaltante] ficou."

A pressão psicológica afetou tanto a bancária que, a partir de segunda-feira (1º), sairá de férias com o marido e a filha.  

Comissão aprova vagão para mulher
Um projeto de lei que cria vagões exclusivos para as mulheres nos trens e no metrô de São Paulo foi aprovado pela Comissão de Transportes e deve entrar em breve na pauta do dia da Assembleia Legislativa. De acordo com a proposta do deputado Geraldo Vinholi (PDT), a ideia é "coibir as oportunidades de assédio sexual" contra as passageiras.

Fonte: UOL

Metrô reabre 10 bicicletários em suas estações

Foto: Genivaldo Cavalho/I.O
Serviço volta no próximo dia 5 de julho e funcionará diariamente, das 7h às 22h; 12 primeiras horas são gratuitas

A partir do próximo dia 5 de julho o Metrô de São Paulo vai reabrir dez bicicletários, nas estações Liberdade, Paraíso, Sé, Vila Madalena, Tamanduateí, Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança e Santa Cecília. O serviço funcionará diariamente, das 7h às 22h.

A empresa FGTV Produções, quem vai operar os espaço deve disponibilizar em todas as estações pelo menos dez vagas de estacionamento para o equipamento, sendo as 12 primeiras horas gratuitas e após haverá a cobrança de R$ 2 por hora de uso.

Nos casos de empréstimo, os primeiros 30 minutos serão gratuitos e após este período a cobrança é de R$ 2 por hora. A empresa também será responsável por ocorrências nos estacionamentos (dano e roubo ou furto dos equipamentos) tendo como obrigação providenciar seguro para a cobertura de responsabilidade civil.

Do Portal do Governo do Estado

28 de junho de 2013

Linha 18-Bronze recebe licença ambiental prévia

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), emitiu licença ambiental prévia da linha 18-bronze, do Metrô.

A linha de monotrilho vai beneficiar diretamente a região, ligando a estação Tamanduateí, na capital, até o bairro Alvarenga, em São Bernardo.

A licença é necessária para que a Secretaria de Transportes Metropolitanos dê continuidade ao processo de elaboração de uma PPP (Parceria Público-Privada), modelo escolhido para ser adotado na linha.

Com a licença ambiental prévia emitida, seguem os trâmites  da licitação que vai definir a concessionária que será responsável pela implementação, operação e manutenção da linha, que passará por três cidades do ABC.

PPP

A previsão do governo do Estado é que o edital da Parceria Público-Privada seja lançado em agosto. Poderão participar da concorrência empresas brasileiras e estrangeiras.

A concessão vai durar 25 anos. A empresa ou consórcio vencedor terá quatro anos para finalizar a construção e será responsável por efetuar as desapropriações e reassentamentos necessários para implantação da linha.

Caberá também à vencedora da licitação realizar todas as sondagens, estudos e projetos das obras civis para viabilizar a construção.

LICENÇA

A licença ambiental prévia emitida pela Cetesb ao Metrô é apenas uma das várias exigências antes do início do funcionamento do monotrilho da linha 18.

Caberá à empresa que vencer a licitação buscar as licenças de instalação e operação.

Tamanduateí terá a maior demanda da linha bronze

Estudos realizados pela Secretaria de Transportes Metropolitanos projetam a quantidade de passageiros que utilizarão a linha de monotrilho que vai passar pelo ABCD.

O cálculo é importante para que empresas interessadas em participar da PPP tenham noção do potencial de usuários - e consequentemente possam detectar a viabilidade do negócio.
A expectativa é que a linha 18 transporte cerca de 365 mil pessoas por dia. A estação Tamanduateí representa parcela significativa deste total, com mais de 119 mil usuários que serão transportados diariamente.

Depois que a linha bronze ficar pronta, Tamanduateí vai se tornar o ponto de encontro de três linhas  (2-verde, 10-turquesa e 18-bronze), o que explica o número expressivo.

A estação Paço Municipal, que vai funcionar no centro de São Bernardo, será a segunda maior parada em número de usuários: 72,4 mil por dia.

A Estação Mauá - em referência ao Instituo Mauá de Tecnologia, em São Caetano -, terá a terceira maior demanda, com 21,9 mil passageiros diariamente.

As estimativas do governo do Estado são para o primeiro ano de operação da linha 18.

A PPP compreende a primeira fase da linha 18, que terá 13 estações, entre elas Djalma Dutra, que estava prevista inicialmente para ser construída na segunda fase do projeto. A pedido do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), a parada passou da fase 1, pois vai se integrar a um corredor de ônibus em estudo pela Prefeitura.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Está prevista para a primeira quinzena de julho a realização de uma  audiência pública sobre o edital da linha 18, que será lançado em agosto. Se tudo correr dentro do cronograma previsto pela secretaria de Transportes Metropolitanos, as obras vão começar em 2014.

25 trens circularão pela linha 18-bronze
2 linhas de monotrilho estão em construção em São Paulo

Linhas irmãs
Quem quiser ter uma ideia de como é a estrutura de uma linha de monotrilho poderá matar a curiosidade na capital, onde duas linhas deste tipo estão sendo construídas: 15-prata e 17-ouro. A linha 15 está com as obras mais adiantadas. Há dezenas de pilares erguidos na avenida av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

BOM
A partir de hoje, o cartão BOM passa a ser aceito em mais duas estações da linha 10-turquesa da CPTM: Utinga e Prefeito Saladino.

 Rede Bom Dia

CPI dos Transportes também vai investigar Metrô e CPTM

Em uma articulação de última hora feita pelo governo Fernando Haddad, a CPI dos Transportes na Câmara Municipal criou a possibilidade de também investigar as planilhas e os custos do Metrô e da CPTM, operados pelo governo estadual do PSDB. A mudança foi possível graças a uma ementa colocada de última hora no pedido de investigação feita pelo vereador Paulo Fiorilo e aprovada pelo plenário na quinta-feira.

A ementa diz que todo o “sistema de transporte coletivo de São Paulo” será alvo da CPI, e não só os bilionários contratos dos empresários de ônibus e de peruas com a Prefeitura, como constava antes na redação original do pedido protocolado por Fiorilo.

“O sistema de transportes é hoje integrado, por isso podemos analisar tudo o que for dessa gestão integrada, como o gerenciamento do Bilhete Único. Queremos pedir planilhas para o Metrô e para a CPTM, para as empresas de ônibus e das lotações, tudo o que for dessa gestão integrada”, afirma Fiorilo, que será o presidente da CPI.

A comissão foi instalada hoje pela manhã, mas a escolha do relator, que seria o vereador Milton Leite (DEM), ligado aos perueiros, foi adiada a pedido do governo. O governo agora quer o ex-tucano e hoje governista Dalton Silvano (PV) como relator do processo.

“O governo ficou feliz com a decisão de a Câmara criar a CPI. Mas não só os ônibus, mas o Metrô, a CPTM e suas planilhas, todo o sistema será alvo da comissão”, afirmou ao blog o secretário municipal de Relações Governamentais, João Antonio.

A manobra para incluir a possibilidade de investigar o Metrô e a CPTM foi articulada pelo líder de governo Arselino Tatto, que também é irmão do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto (PT). Foi Tatto que também orientou os vereadores da CPI a adiarem a escolha do relator.

Na avaliação do governo, Leite, ligado à CooperPam, cooperativa dona de 18% da frota de lotações da cidade (1.380 veículos em 103 linhas), aumentaria a falta de credibilidade na CPI, que tem apenas um vereador de oposição, Eduardo Tuma – os outros seis integrantes são governistas.

A orientação para que Leite não fosse escolhido relator da CPI pegou alguns parlamentares de surpresa hoje pela manhã, durante a instalação da comissão. “O Milton foi dormir relator e acordou só membro”, disse Edir Sales (PSD), vereadora ligada ao ex-prefeito Gilberto Kassab. Leite declarou que não quer mais ser relator. “Só vou ser se for por um sacrifício e não houver acordo entre os colegas. Tenho minhas empresas, muito trabalho, não quero ser relator”, desconversou o vereador.

A primeira sessão da CPI foi marcada para a próxima terça-feira, quando será definido o nome do relator e os primeiros passos da investigação. “Colocar o PSDB como relator de uma comissão que já tem o PT na presidência seria uma atitude sensata e plural do governo neste momento, para garantir que a CPI não seja taxada de ‘chapa-branca’”, argumenta Tuma.

Blog Estadão

Obras de modernização prosseguem no fim de semana

Os serviços serão executados em períodos de menor movimentação, com o objetivo de reduzir o impacto aos usuários

Neste final de semana, 29 e 30 de junho, em razão das obras de modernização, a operação de trens da CPTM será realizada com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]: na sexta-feira, das 22h até o final da operação comercial de sábado os serviços estarão concentrados nos equipamentos de via próximo a estação Jaraguá.
No domingo, das 4h à meia-noite, a circulação de trens entre as estações Pirituba e Perus estará interrompida. Os usuários serão atendidos pelos ônibus da operação Paese, que farão o percurso interrompido. As senhas deverão ser retiradas na área interna das estações do trecho afetado.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo, das 4h às 20h, haverá trabalhos nos equipamentos de infraestrutura entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. Das 4h à meia-noite estão programados serviços no sistema de alimentação elétrica dos trens próximo à estação Itapevi.

Linha 9-Esmeralda [Grajaú - Osasco]: no sábado, das 18h até o fim da operação comercial, as intervenções ocorrerão no sistema de rede aérea próximo à estação Cidade Universitária. No domingo, os trabalhos se estendem até a estação Cidade Jardim.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]: no sábado, das 18h até o fim da operação comercial, as obras estarão concentradas no sistema de sinalização entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio.

Linha 11-Coral [Guaianazes - Estudantes]: no domingo, das 4h às 20h, os trabalhos serão executados no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Suzano e Mogi das Cruzes.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: no sábado, das 20h à meia-noite do domingo, haverá obras de segregação de via da MRS Logística, na região da estação Aracaré.
No domingo, das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Brás e Engenheiro Goulart para obras de rede aérea. A opção para os usuários é utilizar a Linha 11-Coral até a estação Tatuapé. E, para seguir viagem, ônibus gratuitos farão o percurso até a estação Engenheiro Goulart.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.


Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

Futura Subestação Socorro ampliará potência da rede elétrica da Linha 9


A Linha 9-Esmeralda da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] ganhará reforço de 16 megawatts na potência da rede elétrica que alimenta os trens. O Governo do Estado declarou de utilidade pública e autorizou a desapropriação de imóvel, próximo à Estação Socorro, visando a implantação da Subestação Socorro em área de 6.488 m².

Esta subestação de energia, que será construída na área desapropriada, juntamente com a subestação Cidade Jardim, também já contratada, viabilizarão o incremento de aproximadamente 66% na capacidade total de energia, passando dos atuais 24 MW para 40 MW.

A implantação das subestações, a aquisição de novos trens e conclusão das demais obras previstas permitirão a redução do intervalo e o aumento do número de viagens e, consequentemente, a oferta de lugares.

A exemplo das demais linhas, a Linha 9-Esmeralda está sendo modernizada. Estão sendo trocados os sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente [trilhos]. Também está em andamento o processo de licitação para execução das obras da Extensão da Linha 9-Esmeralda entre Grajaú e Varginha. Serão mais 4,5 km de linha alcançando o extremo sul da capital, com duas novas estações: Mendes e Varginha.

Atualmente, a linha atende de Osasco até Grajaú, transportando a média diária de 570 mil usuários [dia útil].

CPTM

Ciclovia Rio Pinheiro será reaberta neste domingo, 30/06

A Ciclovia Rio Pinheiros, que fica ao longo da Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], será reaberta a partir deste domingo, 30, aos usuários. As equipes de manutenção da CPTM continuarão os reparos aos danos causados durante manifestação popular, no dia 18/06, já que ainda falta reposição de alguns itens, entre eles algumas lixeiras e bebedouros, os quais estão em processo de compra.

A ciclovia Rio Pinheiros tem 21,2 quilômetros de extensão, ao longo da Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], entre as estações Jurubatuba e Villa-Lobos/Jaguaré. A média é de 10 mil usuários por semana.

CPTM

Integração com trem fará tarifa de ônibus cair até 15% em Mauá

As tarifas de ônibus em Mauá que já sofreram duas reduções neste ano (de R$ 3,30 para R$ 3,20 e de R$ 3,20 para R$ 3) poderão cair até 15% com o sistema de integração nas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

"A proposta está inserida em um plano de ações que buscam trazer mais economia ao usuário do transporte público, mas também a qualidade com a intensificação na fiscalização aos horários e cumprimento de itinerários", explicou o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT).

O projeto foi aprovado em definitivo ontem pela Câmara Municipal e aguarda apenas sanção do chefe do Executivo para que as primeiras ações sejam iniciadas. A expectativa, é de que o sistema entre em operação até dezembro.

Segundo a administração municipal, o convênio com a CPTM irá requerer investimento apenas das empresas que operam as linhas municipais e não irá gerar custos para os cofres públicos e usuários.

BOM
A partir de hoje, o Cartão BOM também passará a ser aceito nas as estações de trem Utinga e Prefeito Saladino, em Santo André, da Linha-10 Turquesa para o pagamento das passagens.

Fonte Jornal Destak

Falha afeta circulação de trens na Linha 2-Verde do Metrô

Falha começou às 19h45 e foi corrigida às 20h22 desta sexta (28).
Usuários tiveram que sair da estação Brigadeiro devido a falha.

O Metrô informou que a circulação de trens na Linha 2 - Verde do Metrô (Vila Madalena-Vila Prudente) voltou ao normal às 20h22 desta sexta-feira (28).  Uma falha em um equipamento de via fez com que os trens circulassem com velocidade reduzida e maior tempo de parada desde as 19h45.

O problema afetava a circulação entre as estações Brigadeiro e Chácara Klabin.
Usuários tiveram que sair da estação Brigadeiro depois de aguardar por cerca de 15 minutos na plataforma. O Metrô informou que estava verificando o problema na linha.

G1

CPI municipal vai investigar também as planilhas do metrô e da CPTM

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Transportes instalada na Câmara Municipal também deve investigar as planilhas de custos dos sistemas de metrô, trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ônibus intermunicipais.

A informação foi confirmada por integrantes da administração municipal e parlamentares nesta manhã.

De acordo com a emenda do pedido de CPI feita pelo vereador petista Paulo Fiorilo, a comissão vai analisar as planilhas do transporte público, sem especificar se do município ou Estado.

Segundo parlamentares, será estudado, por exemplo, chamar responsáveis pelo transporte do Estado para depor.

Para os parlamentares, como o sistema de transporte de ônibus e vans é integrado ao do metrô, trens e ônibus intermunicipais, é impossível chegar a conclusões em relação aos custos sem analisar o sistema sob responsabilidade do governo estadual.

Questionado pela Folha sobre essa possibilidade, o secretário de Relações Governamentais, João Antonio, diz que, sendo um sistema integrado, é viável que a CPI faça um pente fino também nas planilhas do Estado.

A CPI foi instalada em sessão ontem após manobra da base governista do prefeito Fernando Haddad (PT).

O grupo conseguiu derrubar uma CPI apresentada pelo opositor de Haddad, Ricardo Young (PPS). Com isso, o PT terá controle da CPI, indicando inclusive o relator, que é quem define quem será responsabilizado por eventuais irregularidades.

RELATOR

A presidência da CPI ficará com Fiorilo. Cotado para ser relator, o vereador Milton Leite (DEM), que é ligado a cooperativas de vans que têm permissão para atuar no município, pode ficar de fora.

Após conversas entre os integrantes da CPI, o nome de Dalton Silvano (PV), ex-opositor na gestão Marta Suplicy (PT), ele hoje compõe a base aliada de Haddad.

Folha de SP

Falha na sinalização prejudica linhas 8 e 9 da CPTM

Problema aconteceu na região de Osasco na manhã desta sexta. Técnicos da CPTM trabalhavam para normalizar a circulação.

Uma falha no sistema de sinalização na região de Osasco, na Grande São Paulo , prejudica a circulação de trens das linhas 8-Diamante e 9- Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na manhã desta sexta-feira (28). 

De acordo com a CPTM, os passageiros da linha 9, que liga o Grajaú a Osasco, são obrigados a descer em Presidente Altino para pegar a linha 8 e chegar até a estação Osasco. A linha Diamante, no entanto, também circula com velocidade reduzida na região de Osasco por causa da falha técnica. 

Técnicos da CPTM trabalhavam por volta das 7h20 para resolver o problema. A companhia não tinha previsão para a normalização da circulação.

G1

27 de junho de 2013

Projeto de lei quer vagões de trem e metrô exclusivos para mulheres



O PL (Projeto de Lei) que obriga que trens, metrô e ônibus de São Paulo destinem vagões e assentos exclusivos para mulheres foi aprovado pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O PL 341/2005, de autoria do então deputado Geraldo Vinholi (PSDB), obriga que as empresas tenham espaço somente para mulheres durante os horários de pico do transporte público.

Segundo o PL, no caso do Metrô e da CPTM, as empresas devem destinar um vagão inteiro para as mulheres. Para os ônibus, pode haver assentos específicos ou até mesmo, dependendo da linha e da disponibilidade de veículos, um coletivo específico para transporte feminino.

O projeto teve parecer favorável do deputado Gerson Bittencourt (PT), que apresentou duas emendas ao PL. Bittencourt alterou o período para adaptação das empresas de transporte, caso o PL entre em vigor, de 90 para 180 dias. Além disso, o deputado acrescentou ao texto que o espaço feminino nos trens e ônibus deve ser identificado.

Na justificativa do PL, Vinholi disse que muitas mulheres são assedias no transporte público e ficam indefesas por causa da superlotação dos horários de pico. A medida de destinar vagão específico para mulheres já existe em trens e Metrô do Rio de Janeiro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia, ainda não há previsão de quando o PL será votado em plenário.


Fonte: 
R7

Construção da nova estação de trem em Suzano prejudica comércio

Mudança do portão de acesso faz cair movimento em algumas lojas. Demissão de funcionários foi a saída para manter as portas abertas.

A construção da nova estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em Suzano , vem deixando os comerciantes de uma das principais ruas da cidade sem movimento.

A mudança do portão de acesso à estação fez cair muito a clientela de alguns comércios. A solução para não fechar as portas foi a demissão de funcionários.

Em horário de pico, a Avenida General Francisco Glicério, um das mais movimentadas do Centro, fica praticamente vazia. A situação das lojas também não é diferente. Segundo os comerciantes, o motivo para a queda no movimento de clientes é a troca do portão da estação. Antes ele ficava em frente à Avenida General Francisco Glicério, mas há quatro meses, por conta das obras da estação, o portão foi provisoriamente transferido para 200 metros à frente, na Rua Benjamin Constant. A construção da estação vai custar cerca de R$ 46 milhões.

Enquanto a nova estação não fica pronta, quem tem comércio nesse local enfrenta grande prejuízo. O comerciante Antônio Lenildo Belo tem uma lanchonete na avenida e já perdeu 50% da clientela. Ele afirma que de manhã os salgadinhos que eram todos vendidos, hoje se acumulam na prateleira. Nas últimas semanas, a situação ficou tão desesperadora que o comerciante teve que demitir seis dos onze funcionários para não fechar as portas. "A  despesa é alta, por isso tive que cortar muita coisa."

O primeiro prazo para entrega da obra foi no final de 2012. Em seguida passou para 2013. Em nota a CPTM afirma que a estação só vai ficar pronta em 2014. Dessa maneira, os comerciantes prejudicados com a queda nas vendas vão ter que improvisar.

A gerente de uma ótica, Vanessa Rodrigues de Souza, diz que o movimento caiu 60%. A alternativa para tentar aliviar o prejuízo foi fazer promoções. Mesmo assim, segundo ela, o retorno ainda não é o esperado. "Não sabemos o que fazer enquanto a estação não fica pronta. A gente tenta, faz promoção, divulga, mas estamos tristes porque as vendas caíram muito. Ficamos sem ter o que fazer."

Fonte: G1

26 de junho de 2013

Câmara aprova convênio com a CPTM para integração em Mauá


 Convênio não envolve custos aos passageiros
Os vereadores de Mauá aprovaram ontem (25), em primeira discussão, o projeto de lei que autoriza a prefeitura firmar convênio com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), para a implementação da integração dos ônibus com os trens.

O projeto propõe a integração das tarifas para os passageiros  entre os serviços de transporte ferroviário metropolitano (trens) e os de transportes coletivos municipais (ônibus) sob gestão da prefeitura. Atualmente, a concessão do transporte de passageiros por ônibus está sob a responsabilidade das empresas Leblon e Cidade de Mauá.

O convênio não envolve investimentos diretos da administração municipal nem custos aos passageiros, uma vez que os equipamentos necessários serão custeados pelas concessionárias que operam o sistema municipal de transporte da cidade.

Os valores da integração são oriundos da passagem paga pelo usuário, e deverão ser acertados por meio da câmara de compensação promovida diretamente entre a CPTM e a empresa que opera o bilhete “Da Hora”. De acordo com o projeto, a integração entre os dois sistemas será garantida a partir das 4 horas da manhã até a meia noite.

Fonte: www.diarioregional.com.br

Tarifa Zero: aula pública, amanhã (27) em SP

Movimento Passe Livre promove discussão sobre subsídio das tarifas com especialistas no tema

Está marcado para amanhã (27) a aula pública sobre Tarifa Zero organizada pelo Movimento Passe Livre de São Paulo.

Os palestrante são Paulo Arantes e Lúcio Gregori, engenheiro e ex-secretário de Transportes de São Paulo, durante a gestão de Luiza Erundina na prefeitura paulistana.

Gregori foi o autor do primeiro projeto de subsídio total ao transporte coletivo em São Paulo, em 1990, que não foi colocado em prática por falta de apoio da Câmara de Vereadores. O especialista foi entrevistado (leia mais) pelo Mobilize Brasil logo após o início das manifestações contra o aumento das tarifas.

O evento acontece às 17 horas, em frente à sede da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá.

Vagas ilimitadas.

Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 26 de junho de 2013  |  Fonte: Movimento Passe Livre

Alckmin apresenta projetos de mobilidade urbana

Estado vai encaminhar para o Governo Federal as medidas que farão parte do Pacto pela Mobilidade

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 25, no Palácio dos Bandeirantes, os projetos de mobilidade urbana que serão apresentados ao Governo Federal, com base no Pacto divulgado pela presidente Dilma Rousseff na última segunda-feira, 24, por meio do qual serão repassados aos Estados, entre recursos do orçamento e financiamentos, cerca de R$ 50 bilhões.

Segundo Alckmin, o caminho do Governo de São Paulo é sempre em busca de boas parcerias, e os investimentos em mobilidade urbana "devem partir dos três níveis de governo". Mediante isto, serão apresentados três projetos de ampliação e melhoria no transporte público: um de pneu e dois de trilhos.

Pneu - Ampliação do Corredor Noroeste
O Corredor Metropolitano  Noroeste será estendido até as cidades de Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d'Oeste. Serão 24,5 km de corredor e o investimento será  de R$ 160 milhões. Além deste trecho, estão em desenvolvimento os projetos de obras para o trecho de 3,7 km  entre Campinas e Sumaré, que representam um investimento de R$ 70 milhões. Todas estas obras serão entregues em 2014. Hoje o Corredor Metropolitano Noroeste possui 32,7 km de extensão e liga Campinas, Hortolândia e Sumaré.

Trilhos - Ampliação, reforma e modernização da CPTM
Trinta estações de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) - que já estão passando por reformas de acessibilidade a pessoas com deficiência física -, ampliação das linhas e modernização das estações. Serão investidos R$ 1,2 bilhão.


Trilhos - Expansão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela
A Linha 5-Lilás, que hoje sai do Campo Limpo e vai até o Largo Treze, será expandida até o Jardim Ângela, com mais três estações. Serão novos 4km de Metrô e o investimento previsto é de R$ 2 bilhões. As três novas estações serão: Parque Santo Dias, Parque São José e Jardim Ângela.

Obras em andamento
O Governo do Estado, pensando na agilidade da locomoção diária dos paulistas, realiza simultaneamente quatro obras no Metrô. Além de 98 novos trens que formam a primeira frota das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Desses 98, 33 trens já foram modernizados e equipados com ar-condicionado e câmeras de vigilância. Os demais serão entregues gradativamente. Veja os detalhes.


Do Portal do Governo do Estado

Alckmin tem plano para Metrô no Jd. Ângela

Governador vai apresentar também à presidente reforma na CPTM e aumento no auxílio-moradia 

O governador Geraldo Alckmin vai apresentar ao governo federal os projetos de mobilidade urbana de São Paulo de olho em uma fatia dos R$ 50 bilhões que a presidente Dilma Rousseff  promete repassar para estados e municípios.

O plano de Alckmin foi divulgado ontem, um dia após a presidente anunciar um pacote de intenções e propor pactos com governadores e prefeitos para amenizar as críticas que vêm das manifestações.

O principal plano do governador é ampliar a Linha 5-Lilás do Metrô, que hoje sai do Campo Limpo e vai até o Largo Treze (Zona Sul). O objetivo é construir mais quatro quilômetros e fazê-la chegar até o Jardim Ângela, passando pelo Parque Santo Dias e pelo Parque São José. O custo final da obra é estimado em R$ 2 bilhões.

A ampliação até o Jardim Ângela, segundo o governo estadual, deve beneficiar 900 mil passageiros por dia.

A Linha 5-Lilás já tem outras obras em andamento: neste ano deve ser entregue o trecho Largo Treze-Adolfo Pinheiro e o restante da linha, até a Chácara Klabin, deve ficar para 2015.

O pacotão de Alckmin também pretende reformar, ampliar e modernizar 30 estações da CPTM na capital. Os gastos com essas obras estão estimados em R$ 1,2 bilhão.

A companhia já está realizando a licitação para obras em nove estações: Caieiras, Baltazar Fidelis, Botujuru e Campo Limpo Paulista (Linha 7-Rubi);  Guapituba e Ribeirão Pires (Linha 10-Turquesa); Antonio Giannetti Neto (Linha 11-Coral); e Itaquaquecetuba, além da construção de uma nova estação, a de União de Vila Nova (Linha 12-Safira). Nos próximos meses, serão publicados os editais de outras 21 estações.

Ainda no campo da mobilidade, mas no interior, a ideia é expandir a obra do Corredor Noroeste de ônibus até as cidades de Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d’Oeste. São 24,5 quilômetros de corredores e o investimento necessário é de R$ 380 milhões.

Alckmin admitiu, no entanto, que ainda não sabe qual será a verba federal que vai receber para tocar o plano. “Não sei quanto vem do governo federal, mas o que ele colocar é bem-vindo”, disse.

Reunião/  Antes do anúncio, na manhã de ontem, o governador recebeu lideranças do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto). O encontro parece que rendeu frutos para o grupo. O governo estadual, horas depois, também informou que prevê o aumento do valor do auxílio-moradia na região metropolitana para R$ 400.

Fonte: DIÁRIO DE S. PAULO

CPTM fecha ciclovia da marginal Pinheiros após manifestações

Estrutura da ciclovia da marginal Pinheiros foi depredada na semana passada; CPTM não tem previsão para reabertura da ciclovia da marginal Pinheiros

Após os protestos do dia 19 de junho, a ciclovia da marginal Pinheiros foi fechada por tempo indeterminado. Não há previsão para reabertura, diz a CPTM, que opera a via para bicicletas.

Segundo a companhia, houve depredação de equipamentos da ciclovia na manifestação de terça (18) da semana passada, e gradis, placas de sinalização e lixeiras foram arrancados e quebrados. A depredação também atingiu os banheiros dos pontos de apoio das estações Santo Amaro, Vila Olímpia e Cidade Jardim.

Gradis de proteção foram arrancados por manifestantes na semana passada; CPTM não tem previsão para reabertura da ciclovia da marginal Pinheiros

Desde terça, os ciclistas que costumam usar a via exclusiva se deparam com uma placa: "ciclovia fechada devido às manifestações e depredações".

Cerca de 10 mil pessoas usam a ciclovia todas as semanas, de acordo com a CPTM. "As equipes de manutenção da CPTM trabalham para restabelecer o funcionamento normal da ciclovia, mas ainda não há data prevista para a reativação desta estrutura de lazer. (VANESSA CORREA)

Fonte: Folha de SP
Foto: CPTM
Portões foram arrombados por manifestantes na semana passada; CPTM não tem previsão para reabertura da ciclovia da marginal Pinheiros

Acidente causa mais uma paralisação de trens da CPTM

Composição ficou 30 minutos parada entre as estações Jundiapeba e Suzano
Veículo da MRS arrancou parte da rede aérea da Linha 11-Coral, o que atrasou viagens durante três horas

Um acidente envolvendo um trem de carga da MRS Logística S/A ocasionou a queda da rede aérea entre as estações Jundiapeba e Suzano da Linha 11-Coral e, mais uma vez, prejudicou a circulação das composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O defeito, que ocorreu pela manhã, só foi solucionado pouco antes das 13 horas.

O funcionário público Rômulo Lima Albuquerque procurou o Dat para relatar o acidente, que aconteceu na manhã de ontem. "Cheguei à estação central de Mogi das Cruzes por volta das 10 horas, e percebi que estava lotada. Consegui embarcar às 10h30, mas, chegando em Jundiapeba, o trem parou. Depois de 30 minutos esperando, desisti de ir até a capital de trem e voltei para Mogi. Mas o processo de volta também foi complicado porque em Jundiapeba precisei esperar mais 30 minutos para fazer o percurso", afirma.

O Dat acionou a assessoria de Imprensa da companhia para questionar o motivo da circulação com maiores intervalos e velocidade reduzida. De acordo com o setor, o problema teria ocorrido após uma composição da MRS Logística ter "arrancado parte da rede aérea" entre as estações Jundiapeba e Suzano. Ainda segundo a estatal, a normalização do serviço ocorreu por volta das 13 horas, sendo que técnicos da MRS se responsabilizaram pela manutenção do trecho.

Para Albuquerque, a circulação de trens de carga na Linha 11 oferece riscos aos usuários da via. "A MRS já deveria possuir uma linha destinada somente ao setor de transporte de produtos. Já temos um serviço de pouca qualidade. O mínimo era dar prioridade às pessoas." Na região, cerca de 600 mil pessoas utilizam os trens da Linha 11 por dia.


Frequência
A principal reclamação dos usuários das composições, que ligam o Alto Tietê à capital paulista, é referente à recorrência dos problemas na via. "Eu e mais milhares de pessoas somos prejudicados pelo menos uma vez por semana. É um absurdo os atrasos e a superlotação. É por isso que as reclamações acontecem (se referindo aos protestos contra o aumento da passagem, que estão ocorrendo em todo o País)", analisa.

Fonte: DAT

Metrô e CPTM terão esquema especial para jogo do Brasil nesta quarta-feira

Todas as linhas da CPTM contarão com reforço de funcionários nas estações e na frota de trens

O Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) adotarão estratégia especial de operação para atender o público que comparecerá ao Vale do Anhangabaú para assistir a partida do Brasil pela Copa das Confederações nesta quarta-feira (26).

No Metrô, haverá trens extras que poderão circular nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), caso seja necessário. Também será reforçado o quadro de funcionários nas estações mais próximas ao local do evento (São Bento e Anhangabaú), onde haverá sinalização específica para facilitar o embarque e o desembarque dos usuários.

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Na CPTM, todas as linhas contarão com reforço de funcionários nas estações e na frota de trens, além da antecipação do pico da tarde. O Metrô e a CPTM recomendam aos usuários que adquiram antecipadamente as passagens de ida e volta e respeitem as orientações dos funcionários.

R7

25 de junho de 2013

CPTM, em SP, abre concurso para 11 vagas

Cargos são em todos os níveis de escolaridade.
Os salários vão de R$ 2.122,78 a R$ 5.253,12.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abriu concurso público para 11 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 2.122,78 a R$ 5.253,12.

No site do Makiyama é possível ler o edital (acesse o edital).

Os cargos de nível superior são para analista de comunicação, analista de licitações, analista de planejamento, analista de planejamento e desenvolvimento operacional, analista de sistemas e informações, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho.

As vagas de nível médio/ técnico são para técnico de manutenção e técnico de materiais.

Os postos de nível fundamental são para eletricista de manutenção.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de julho pelo site www.makiyama.com.br. A taxa é de R$ 12,55 para nível fundamental, R$ 15,60 para nível médio e R$ 22,65 para nível superior.

A seleção é composta de prova de conhecimentos teóricos, checagem de pré-requisitos e comprovação de documentos, avaliação de perfil profissional, prova prática para eletricista de manutenção e avaliação médica.

A prova objetiva será aplicada no dia 18 de agosto. Todas as etapas serão realizadas na cidade de São Paulo.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fone:  G1

Falha em porta faz trem ser esvaziado na Linha 9 da CPTM

Conheça o monotrilho que pode ir para o ABC

Innovia Monotrilho 300, modelo que será fornecido para a Linha 15-Prata do metrô, estará na concorrência da PPP (Parceria Público-Privada) que construirá a Linha 18-Bronze, projeto que ligará o Grande ABC ao sistema metroviário de São Paulo.

A convite da Bombardier, fabricante do trem, a equipe do Diário foi a Kingston, no Canadá, para conhecer a planta onde são realizados os últimos testes do monotrilho que conectará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, na Zona Leste da Capital.

A empresa já adiantou que tentará vencer a licitação para fornecimento do sistema do monotrilho do Grande ABC, que passará por São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo. E o governo do Estado assegurou que o desempenho do veículo na Capital servirá como critério técnico para definir a empresa responsável por tirar do papel a junção da região com o metrô.

Do consórcio que triunfou no certame da Linha 15-Prata por US$ 1,44 bilhão, Bombardier e Queiroz Galvão afiançaram que encaminharão propostas ao Metrô para atuar na Linha 18-Bronze. Pelo grupo Bombardier/Queiroz Galvão/OAS, as duas últimas ficam com as obras civis, como a construção dos pilares de sustentação do trem.

O modelo Innovia Monotrilho 300 será implementado, a princípio, em São Paulo e na cidade de Riad, na Arábia Saudita. Tecnologias mais antigas da Bombardier já estão presentes nos sistemas metroviários de Tampa Bay, Jacksonville e Las Vegas, nos Estados Unidos.

Além de know-how mundial, a Bombardier garante reposição de peças dos trens em funcionamento. Para isso, investiu US$ 15 milhões na construção de fábrica em Hortolândia, interior de São Paulo. É lá que já são desenvolvidos os carros utilizados na Linha 15-Prata, com aval dos técnicos da empresa francesa.

DETALHAMENTO

Com estimativa de acolher até 150 passageiros por carro, o Innovia Monotrilho 300 possui sistema de tração elétrica e sustentação por pneus sobre vigas de mais de 60 metros de altura e sem condutor. O principal diferencial, segundo o vice-presidente da Bombardier, Alain Aumais, é a redução de peso e acréscimo de desempenho.

Pesando 14 toneladas por composição, o modelo foi projetado sem preenchimento de espaços ociosos, o que, segundo a empresa, diminuiu em 30% o peso total. O trem, mais leve, pode alcançar 80 km/h, embora a velocidade média de atuação na Linha 15-Prata deva ser de 40 km/h. Além disso, possui sistema de recuperação de energia com frenagens.

A fabricante promete ainda cortar ao máximo a emissão de ruídos. Como o sistema é elevado, há preocupação de poluição sonora perto de residências e prédios. Mas a empresa diz que o som do monotrilho, para quem estiver fora do trem, será de 20 decibéis, equivalente ao sussurro de um humano.

A estrutura interna não é a praticada em sistemas de monotrilho espalhados pelo mundo. Cada carro tem dois motores, um à frente e outro no fim da estrutura, que são acoplados internamente na cabine. Essa metodologia permitiu redução da altura do trem, melhorando a performance nas curvas, pois a força da gravidade também é menor.

Primeiro itinerário do mundo a receber o Innovia Monotrilho 300, da fabricante francesa Bombardier, a Linha 15-Prata tem previsão para entrar em operação no primeiro trimestre do ano que vem, com ligação de duas estações: Vila Prudente e Oratório, ambas na Zona Leste, margeando a Avenida Anhaia Melo, e fazendo conexão direta com a Linha 2-Verde do Metrô.

O trajeto ainda comporta mais 15 estações, passando por São Lucas, Sapopemba, São Mateus, Avenida Jacu-Pêssego e Cidade Tiradentes. A etapa de São Mateus tem previsão de entrega para fim de 2014, com 27 trens disponíveis. Todo o trecho tem estimativa de funcionamento completo em 2016.

Ainda neste ano, o governo do Estado deve colocar em atividade, em fase protocolar, a ligação entre Vila Prudente e Oratório. O período será de testes e adaptação, com horários reduzidos.

A obra vai consumir investimento de US$ 1,44 bilhão, terá 24 quilômetros de extensão e 17 estações no total. Serão também 54 trens disponíveis a partir de 2016, com sistema automático, sem condutor, a exemplo do que está instalado na Linha 4-Amarela.

Há expectativa de atender 48 mil passageiros por hora, com promessa de redução drástica no tempo de viagem. Hoje o percurso de Cidade Tiradentes à Vila Prudente demora mais de duas horas. A Bombardier, com seu Innovia Monotrilho 300, assegura percorrer a mesma distância em 50 minutos.

As vigas de concreto, já colocadas em boa parte da linha, têm 60 metros de altura. As estações também ficarão em superfície. Segundo o governo do Estado, a metodologia permite a agilidade na obra, sem necessidade de desapropriação em massa ou perfuração do solo em larga escala. Em contrapartida, o monotrilho não oferece a mesma capacidade de transportar pessoas que o metrô.

De acordo com cálculos da Bombardier, a adoção de metrô convencional estenderia o projeto para mais de 2020, com previsão de dobrar os gastos.

Veículo é testado no Canadá e fabricado em Hortolândia

Com menos de 20 funcionários na linha de produção, a fábrica da Bombardier em Kingston, no Canadá, é responsável por todos os testes no modelo que será levado à licitação para a Linha 18-Bronze, que acolhe o Grande ABC.

A planta possui quatro pistas, com diferentes nivelações e inclinações, e compartimento para aferição de qualidade e impermeabilidade. Há também sistema de simulação de quebras, para verificar o comportamento do veículo em situações de emergência.

Toda a produção dos trens que estarão na Linha 15-Prata fica em Hortolândia, cidade próxima a Campinas. São 250 funcionários que atuam num espaço que demandou investimento de US$ 15 milhões da empresa.

A Bombardier afirmou estar munida para repor peças danificadas. Parte dos produtos será disponibilizada por fornecedores.

Amortecimento permite ir em pé, mesmo em curvas acentuadas

Em Kingston, a equipe do Diário andou no modelo de testes do Innovia Monotrilho 300. Numa área de 5.900 quilômetros quadrados, onde está instalada a planta de projeções da Bombardier, o monotrilho que pode chegar ao Grande ABC fez o percurso de ida e volta na pista por dez vezes, durante 20 minutos.

Ainda sem todos os acabamentos do carro – até porque equipamentos de testes estão à disposição dos funcionários, o que não estará aos passageiros –, o trem alcançou a marca de 78 km/h na reta e, em curva, chegou a 67,5 km/h. O sistema de suspensão permite que o passageiro consiga acompanhar a viagem em pé, sem sequer segurar em hastes de proteção, inclusive na curva.

Na parte interna há pouco espaço, em comparação ao metrô paulistano. Mas o monotrilho da Linha 15-Prata adotará a mesma fórmula da Linha 4-Amarela, em que a transposição de composições pode ocorrer internamente.

O barulho dos motores também incomoda, porém, a fabricante garantiu que o ruído será minimizado com sistema a ser instalado com o carro completo.
Responsável pela obra civil, a Queiroz Galvão disse que adotou sistema diferenciado na junção das vigas, o que deixará imperceptível a transição para quem utilizar o veículo.

Fonte: Diário do Grande ABC

24 de junho de 2013

Estado prevê malha com 100 km de metrô em 2014

Principal pilar de sustentação da campanha de reeleição do governador Geraldo Alckmin para a área de mobilidade urbana, o plano de expansão do Metrô prevê aumentar de 74,3 quilômetros para mais de 100 quilômetros a malha metroviária da Região Metropolitana até o fim de 2014.

Segundo o governo do Estado, são quatro frentes na primeira etapa do projeto, que não envolve ainda a Linha 18-Bronze, do Grande ABC.

No cronograma estão o prolongamento da Linha 5-Lilás, ligando Santo Amaro à Estação Chácara Klabin, na Linha 2-Verde; a construção da Linha 15-Prata, de Vila Prudente para Cidade Tiradentes; instalação da Linha 17-Ouro, do Morumbi ao Jabaquara, passando pelo Aeroporto de Congonhas; e a segunda fase da Linha 4-Amarela, terá as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Atualmente a Linha 4-Amarela funciona com algumas estações, como República e Paulista. O aumento de linhas será de 12, 8 quilômetros, com 11 novos terminais.

A Linha 5-Lilás está em execução desde maio de 2011 e, na etapa inicial do plano de expansão, conta com as estações Adolfo Pinheiro e Largo Treze. A segunda parte, prevista para 2016, incluirá os terminais Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

COMPARAÇÃO

 Embora haja em todo o projeto andamento para expandir o sistema, a rede metroviária de São Paulo é uma das menores em relação às principais cidades do mundo.

A maior estrutura de metrô do planeta está em Londres, na Inglaterra, com 415 quilômetros de trilhos. Em seguida estão Nova Iorque, nos Estados Unidos (398 quilômetros); Madri, na Espanha (283 quilômetros); Paris, na França (211 quilômetros); Cidade do México (201 quilômetros) e Tóquio (195,1 quilômetros).

A malha paulistana, inclusive, é menor do que a de Santiago, no Chile, que possui 84 quilômetros de linhas. Só supera a de Buenos Aires, na Argentina, que tem 44 quilômetros.


Rafael Rocha
Do Diário do Grande ABC 

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Ligação da Linha 17-Ouro para Diadema é incerta

Se a condução da Linha 18-Bronze para o bairro Alvarenga, em São Bernardo, tem possibilidade de não ser executada, a ligação da Linha 17-Ouro com Diadema é ainda mais remota. O ex-presidente do Metrô e secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos, Peter Walker, foi categórico ao comentar a chance de a cidade ter elo direto com o metrô. “Não podemos jogar dinheiro fora sobrepondo um sistema ao outro.”

Walker se referiu ao corredor Diadema-Brooklin, que interliga por trólebus e ônibus convencionais o município à rede de metrô pela Estação Jabaquara. Para baldeação, no entanto, é cobrada tarifa cheia de passagem.

O secretário-adjunto de Transportes afiançou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) não faz exigências de localidade de instalação da rede metroviária. “Ele pede estudos técnicos para definir onde será a linha. E então começa a cobrar para que a obra fique pronta o mais rápido possível”, discorreu Walker. “Em qualquer local da Região Metropolitana haverá demanda. A gente precisa ver onde há mais”, complementou.

Ele utilizou exemplo da construção do Terminal Urbano Capelinha, na Zona Sul de São Paulo. A obra, entregue em 1999, não foi feita em conformidade com o plano de expansão do Metrô. “(Para justificar os gastos) Colocaram uma linha de ônibus que sai de Capelinha e vai ao Anhangabaú (região central da Capital), mas que não tem intersecção com o metrô.” O Terminal Capelinha é o maior da América Latina, com 2.710 metros quadrados.

“É preciso ter muito cuidado para fazer uma definição para onde deve ir a linha. Todos a querem na porta da sua casa, próximo ao empreendimento e terreno para desenvolvimento imobiliário”, afirmou Walker.

A possibilidade de ligação da Linha 17-Ouro com Diadema foi levantada pela deputada estadual Regina Gonçalves (PV), que tem base eleitoral na cidade. Ela encampa o projeto e articula convencer técnicos do governo do Estado e do Metrô sobre a viabilidade da extensão.

A Linha 17-Ouro tem previsão de conectar o Morumbi ao Jabaquara, passando pelo Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul. O Palácio dos Bandeirantes iniciou processo de desapropriação dos terrenos no Jabaquara, no entanto, as obras não têm previsão de início. O investimento estimado é de R$ 4,8 bilhões, com 17,7 quilômetros de extensão e 18 estações.

Rafael Rocha
Do Diário do Grande ABC 

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Linha 18-Bronze tem chance de ficar só no papel

A expansão da Linha 18-Bronze para o bairro Alvarenga, em São Bernardo, corre risco de ficar apenas no discurso. Ex-presidente do Metrô e atual secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos do Estado, Peter Walker afirma que levar o monotrilho do Grande ABC para uma das maiores regiões da cidade é “um risco muito grande” porque o projeto apresentado pela Prefeitura utiliza o Corredor ABD do trólebus, hoje sob concessão da Metra.


O aumento do trajeto foi reivindicação pessoal do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), quando a obra foi anunciada, no início de 2010, pelo então governador José Serra (PSDB). Contando com recursos do governo federal, o petista desenvolveu o projeto executivo e, em outubro daquele ano, apresentou ao governo do Estado, que havia reconhecido o Alvarenga como ponto final do curso do monotrilho.


No planejamento de Marinho, o corredor do trólebus seria utilizado para acolher parte da estrutura do veículo. E é justamente essa via que, segundo Walker, concentra os principais problemas para execução da Linha 18-Bronze até um dos bairros mais populosos de São Bernardo. Por isso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), em visita à região no fim de maio, anunciou que o destino final da primeira etapa do sistema será a estação Djalma Dutra, na Avenida Prestes Maia, no Centro.


Para o secretário-adjunto de Transportes, o sistema de trólebus da Metra tem boa aceitação popular e considerável IPK (Índice de Passageiros por Quilômetro, utilizado para medir a qualidade do transporte), além de estar em vigência até 2017. Se o contrato fosse quebrado haveria pagamento de indenização à concessionária. “Chegamos à conclusão que fazer a PPP (Parceria Público-Privada, modelo adotado para o monotrilho do Grande ABC) até o bairro Alvarenga é um risco muito grande.”


Outro receio do Palácio dos Bandeirantes, de acordo com Walker, são as dificuldades de desapropriação de terrenos irregularmente ocupados. Cálculos do Executivo paulista estimam que o tempo de obra quase dobra somente para retirar famílias que estão ilegalmente em áreas projetadas pelo Metrô para acolher um terminal ou se tornar ponto de passagem do monotrilho.


Pelo plano inicial, o Metrô previa a desapropriação de 51 áreas, que somavam mais de 200 mil metros quadrados nas cidades de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo – por onde o sistema vai passar, tendo início na Estação Tamanduateí. Serão 14 estações na primeira etapa, com investimento de R$ 4,1 bilhões.
A previsão de abertura dos editais de licitação é para o fim do ano, e o governo estima entregar o trecho de Tamanduateí a Djalma Dutra em 2016.



Rafael Rocha 
Do Diário do Grande ABC 

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23 de junho de 2013

CPTM perde sinalização para ladrões

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) registrou queixa no 2º Distrito Policial, em Braz Cubas, porque foram furtados quatro metros de cabo na ferrovia, próximo ao poste 11 da Estação Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, anteontem.

Os cabos alimentavam o sistema de sinalização da CPTM. Porém, de acordo com o B.O., a perícia foi prejudicada porque já haviam sido efetuados os devidos reparos na linha. Problemas no sistema não foram registrados.

O boletim de ocorrência  do caso foi encaminhado para apreciação do delegado titular do 2º DP.


Fonte: http://www.odiariodemogi.inf.br

Tarifas do Metrô e da CPTM voltam a custar R$ 3

A tarifa do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) voltam a custar R$ 3,00 a partir de amanhã. 

A decisão foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin na última quarta-feira, 19. A prefeitura da capital também anunciou que a tarifa dos ônibus municipais voltará ao patamar de R$ 3,00 a partir desta segunda. 

A decisão atende à principal reivindicação do Movimento Passe Livre, cujas manifestações reuniram milhares de pessoas em toda a cidade de São Paulo. O preço da integração dos ônibus municipais com o Metrô e com a CPTM, por meio do Bilhete Único, volta a custar R$ 4,65.

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22 de junho de 2013

CPTM garante novos trens este ano

A estatal assegura que os novos trens entrarão em operação ainda neste ano, de forma gradativa. 
No centro das atenções por conta das panes, atrasos, superlotação e ampliação nos intervalos de circulação dos trens, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) promete que ainda neste ano colocará em circulação todas as novas composições na linha 11-Coral, já amplamente divulgadas por causa do investimento de R$ 280 milhões.

São nove trens, os quais apresentam diferenciais no conforto para os usuários e tecnologia mais moderna, que a estatal assegura que entrarão em operação ainda neste ano, de forma gradativa.

“É curioso porque a CPTM fala há muito tempo desses novos trens, mas até agora quase ninguém viu eles em circulação”, questiona o auxiliar-administrativo Ricardo dos Santos Guimarães. “Enquanto isso, continuamos a viajar em trens que têm vários anos de uso”, acrescenta.

Diretor regional da Nova Central Sindical, o ferroviário Adalberto Santana de Andrade adianta que uma das novas composições já está disponível na Região, mas pouca gente viu ou teve a oportunidade de utilizá-la porque a sua circulação está restrita ao Expresso Leste (que faz o percurso direto entre as estações Estudantes e Luz, sem a baldeação em Guaianazes) e a apenas duas vezes por dia, uma viagem pela manhã e outra à noite. (Mara Flôres)

Fonte: O Diário de Mogi

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Artigo: Dodóis no trem

Acredito que muitas pessoas que utilizam os trens, antes de saírem de casa, fazem várias preces para diversos santos pedindo para que nada de ruim lhes aconteça.

Nessa multidão, as pessoas que sofrem de alguma doença, seja ela física ou psicológica, são as que mais estão suscetíveis a alguma crise.

Sempre tive problemas com tudo aquilo que termina com "ite": rinite, bronquite, tendinite e até frescurite. Em vários momentos esses meus probleminhas aparecem nas viagens.

A rinite, por exemplo, é a que mais me acomete. Quando eu começo a espirrar, é um atrás do outro e, geralmente, isso sempre acontece quando o trem está lotado.

Basta chegar perto daquela pessoa que acabou de tomar banho de perfume que meu nariz fica todo alegrinho e manifesta-se como se estivesse dizendo: estou aqui!
A maior complicação no meu caso é que não sou uma pessoa discreta. Logo, meus espirros são como uma bomba de alta potência e não há uma alma que não olhe para mim. E ainda tenho que ser rápida para evitar lavar a pessoa da frente guardando o que estou na mão e tentando achar o lenço de papel que sempre some dentro da bolsa.É um sufoco!

A bronquite me causa a tosse irritante, aquela tipo pigarro, onde fico sem ar e a sensação é que o pulmão vai sair pela boca e perdê-lo dentro do trem lotado não seria uma boa ideia!
Sinceramente, eu surto quando alguém tem uma crise de tosse perto de mim porque sempre penso que uma hora tudo aquilo pode desentupir em cima de todos nós.

Pessoas alérgicas, como eu, sempre sofrem. Uma história que já me contaram é que no trem muito lotado, uma linda moça com seus cabelos compridos amarrados num rabo de cavalo toda hora ficava balançando-os para lá e para cá e bem no seu rosto. Para mim, isso iria causar coceira na hora!
Fora que se você ainda for uma pessoa nojenta, vai surtar só com a hipótese desse cabelo estar cheio de caspas ou outros moradores estranhos, a caírem todinhos em cima de você.

Portanto, vai a dica: moças, em trem lotado, não se deve ficar arrumando e balançando os cabelos nas outras pessoas!

Andréia Garcia é coordenadora de projetos em ERP e autora do blog www.aviajantedotrem.com.br.

Andréia Garcia,
A Viajante Do Trem

Movimento Passe Livre volta atrás e diz que protestos em SP não vão parar

Integrantes do grupo haviam anunciado que não convocariam novas manifestações devido à participação de ativistas que apoiavam causas divergentes das do MPL

Em nota divulgada no Facebook na noite dessa sexta-feira, 21, o Movimento Passe Livre (MPL) voltou atrás e disse que não vai suspender os protestos em São Paulo. Integrantes do grupo haviam anunciado que não convocariam novas manifestações devido à participação de ativistas que apoiavam causas divergentes das do MPL.

Entretanto, O Movimento Passe Livre São Paulo afirmou na rede social que não vai deixar de se organizar e sair às ruas. "Não estamos suspendendo os protestos. Sempre afirmamos que a luta contra o aumento ia continuar até a revogação. Agora que a tarifa baixou, vamos dar continuidade à luta, pela tarifa zero", declara a nota.

A afirmação de que o grupo não convocaria mais protestos gerou polêmica nas redes sociais. Internautas comentavam que o MPL havia desistido dos atos depois de conquistar a revogação do aumento das passagens. Alguns chegaram a sugerir que o movimento estaria "se vendendo" às autoridades ao não convocar mais protestos.


Clarice Cudischevitch - O Estado de S. Paulo

21 de junho de 2013

Obras de modernização alteram intervalos entre trens da CPTM no final de semana

Neste final de semana, 22 e 23 de junho, em razão das obras de modernização, a operação de trens da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] será realizada com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Os trabalhos serão realizados em períodos de menor movimentação, com o objetivo de reduzir o impacto aos usuários. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato]: na sexta-feira, das 22h à meia-noite de sábado, haverá intervenções nos equipamentos de via próximo à estação Franco da Rocha. No sábado, a partir das 6h até 5h de domingo, os trabalhos prosseguirão.

No domingo, das 4h à meia-noite, não haverá operação de trens entre as estações Pirituba e Franco da Rocha. Os usuários serão atendidos por ônibus do Paese, que percorrerão o trecho afetado. As senhas deverão ser retiradas na área interna das estações.

Linha 7-Rubi [Francisco Morato - Jundiaí]: no sábado, das 8h às 18h, haverá substituição de equipamentos de via, entre as estações Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo, das 4h às 20h, as obras ocorrerão no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Domingos de Morais.

Linha 9-Esmeralda [Grajaú - Osasco]: no sábado, das 18h até o fim da operação comercial, haverá implantação de equipamentos de via e infraestrutura entre as estações Vila Olímpia e Berrini. No domingo, das 4h à meia noite, os serviços prosseguirão entre as estações Pinheiros e Berrini.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]: no sábado, das 18h até o fim da operação comercial, serão implantados equipamentos de infraestrutura entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio.

Linha 11-Coral [Guaianazes - Estudantes]: no domingo, das 4h às 18h haverá substituição de equipamento de via, entre as estações de Calmon Viana e Jundiapeba.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: no sábado, das 18h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Brás e Tatuapé para obras de sinalização. A opção para os usuários é utilizar a Linha 11-Coral. Também haverá intervenções nas proximidades da estação Aracaré.

No domingo, das 4h à meia-noite, as obras serão realizadas no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Comendador Ermelino e Itaim Paulista e no trecho entre Itaquaquecetuba e Aracaré.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

Obras do metrô de SP terão mais R$ 2,3 bi do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, nesta sexta-feira, 21, ter aprovado dois financiamentos, no total de R$ 2,3 bilhões, para o Estado de São Paulo investir em obras do Metrô. Os empréstimos serão usados na expansão da Linha 2-Verde e para a implantação da Linha 15-Prata, em sistema monotrilho.

O projeto da Linha 2-Verde receberá R$ 1,5 bilhão, para a expansão no sentido nordeste da capital, no trecho entre a estação Vila Prudente e o estacionamento Rapadura, entre os bairros de Nova Manchester e Vila Formosa. A participação do BNDES será de 45,6% do investimento total.

Outro projeto, com valor de R$ 800 milhões, prevê a construção da Linha 15-Prata, em sistema monotrilho, no sentido leste da cidade, no trecho entre as estações Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes. Um empréstimo anterior, no valor de R$ 922 milhões, já foi liberado pelo BNDES ano passado, para o mesmo projeto. Considerando os dois financiamentos, a participação total do BNDES aqui será de 37,6% do investimento total.

Nos últimos cinco anos, o BNDES aprovou R$ 6,272 bilhões em empréstimos para projetos do Metrô de São Paulo. O maior valor liberado foi para a expansão de 3,9 quilômetros da Linha 2, ligando as estações Alto Ipiranga e Vila Prudente, com compra de 16 trens novos, que teve R$ 1,579 bilhão do BNDES.

Fonte: Estadão

20 de junho de 2013

CPTM começa demolição de imóveis da Glicério para nova Estação Suzano

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que já começaram as demolições de 23 imóveis entre as ruas General Francisco Glicério e Doutor Prudente de Moraes (SP-66), no Centro da cidade.

As destruições dos locais estão previstas no projeto de revitalização da área, relacionada com a reconstrução da Estação Suzano, da Linha 11-Coral. Quem passa pelo quarteirão presencia desde o ano passado que os imóveis já seguem vazios, apenas aguardando a derrubada.

COMEÇO DAS INTERVENÇÕES As intervenções começaram em maio e têm previsão de término até o final do ano. Somente para a demolição dos prédios, a companhia está investindo mais R$ 434,6 mil.

A CPTM esclarece que o montante não está incluso nos gastos com a reconstrução da estação. Tanto é que uma empresa foi contratada via concorrência pública para efetuar especificamente o serviço.

Ao ser questionada, a CPTM - que é vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) - detalhou que no local será construído o futuro acesso sul da "nova" Estação Suzano.

A área servirá de passarela para os usuários passarem para a Rua Doutor Prudente de Moraes. As obras contemplam ainda a implantação de calçada para pedestres e jardim.

O DS fez o questionamento, mas o departamento disse que, até o momento, o planejamento da obra não prevê interferências no trânsito local ou mesmo alargamento da via.

2014 A nova estação tem previsão de entrega para julho de 2014. A intervenção no local faz parte do pacote de melhorias de conforto e acessibilidade do Estado em todo o trecho da Linha 11-Coral.
Somente para a reconstrução da Estação Suzano foi necessário demolir 39 imóveis.
De acordo com a companhia, eles estavam interferindo na obra da nova edificação.


Diário de Suzano

A partir de segunda-feira, tarifas do Metrô e da CPTM voltam a R$ 3

Revogação do valor passa a valer a partir de segunda-feira, 24; prefeito Fernando Haddad também revogou aumento do ônibus.

Em resposta às manifestações populares que pediram a revogação do aumento das passagens, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad anunciaram na tarde desta quarta-feira, 19, a redução no valor das tarifas de Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ônibus, de R$ 3,20 para R$ 3 na capital e no Estado. Assim, a integração ônibus-metrô volta a ser R$ 4,65. A medida passa a valer na segunda-feira, 24.

"No caso do Metrô e do trem nós vamos revogar o reajuste dado, voltando a tarifa original de R$ 3. É um sacrifício grande, vamos ter que cortar investimentos, porque as empresas não têm como ficar com a diferença. O tesouro paulista vai arcar com os custos, fazendo um ajuste, mas entendo que é importante para o transporte coletivo, que é prioridade. Estamos fazendo isso para que a cidade tenha tranquilidade e possa debater temas legitimamente colocados”, disse Alckmin.

O prefeito Fernando Haddad, em consonância com o governador, anunciou a revogação da tarifa de ônibus da capital. "Nós faremos um diálogo permanente com a população (...) Assim como o Governo do Estado, a tarifa de São Paulo volta a R$ 3 a partir de segunda-feira, 24, pois é preciso fazer um reajuste nos leitores nas catracas. A revogação continua por prazo indeterminado."


Do Portal do Governo do Estado

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19 de junho de 2013

Manifestantes protestam em frente a casa de Lula em São Bernardo

Os manifestantes portavam cartazes e gritavam palavras de ordem contra Lula

Centenas de manifestantes que protestam nas ruas de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na noite desta quarta-feira, fizeram um ato em frente ao prédio onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um apartamento. De acordo com a Polícia Militar, o protesto foi pacífico.

Os manifestantes portavam cartazes e gritavam palavras de ordem contra Lula. O apartamento do ex-presidente fica na avenida Francisco Prestes Maia. Segundo a PM, por volta das 22h30, os manifestantes seguiam com o protesto e ocupavam as duas pistas da Anchieta no quilômetro 18.

Pelo menos cinco manifestações ocorreram simultaneamente na noite desta quarta-feira na cidade de São Paulo. No fim da tarde, o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), e o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciaram a suspensão do aumento da tarifa do transporte público.

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Passe Livre confirma ato de amanhã e diz que luta agora pela tarifa zero

Logo após o anúncio da redução de tarifa do transporte público, os membros do Movimento Passe Livre se reuniram em um bar para comemorar.

Em clima de festa, eles garantem que o ato de amanhã está mantido e que a luta agora é pela tarifa zero. "O MPL agora é, de fato, Passe Livre", disse Pedro Bernardo, 28.

"Não é para remanejar nada, tirar nada da saúde e da educação. Tem é que diminuir o lucro do empresário [de ônibus]", afirmou, referindo-se aos custos da redução da tarifa.

Por volta das 19h, um grupo de 40 pessoas do MPL decidiu seguir para a avenida Paulista, onde outras pessoas já comemoravam.

O protesto de amanhã está marcado para as 17h, na praça do Ciclista, na avenida Paulista, na região central de São Paulo.

Tarifa
Após negociação entre os governos municipal e estadual, a tarifa de ônibus, metrô e trens de São Paulo voltará a custar R$ 3 a partir de segunda-feira. O anúncio foi antecipado pela Folha de S.Paulo, e anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo prefeito Fernando Haddad (PT), na noite de hoje, no Palácio dos Bandeirantes.

Alckmin já falou que o retorno da tarifa para R$ 3 representa um "esforço" e acrescentou que serão cortados gastos para que a mudança seja possível. Já o prefeito afirmou que "investimentos serão comprometidos" por conta disso.

O governo ainda não disse quais obras serão afetadas por essa redução nos investimentos. O secretário do Planejamento, Julio Semeghini, afirmou que está estudando alternativas.

Por Ana Krepp 
SÃO PAULO, SP, 19 de junho (Folhapress) 


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Reajuste da tarifa é revogado em trens, Metrô e ônibus em SP

O reajuste da tarifa do transporte público foi revogado em São Paulo. A redução começa a valer a partir de segunda-feira (24). As passagens de trens, Metrô e ônibus voltam a custar R$ 3.

A decisão foi anunciada após reunião entre o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Fernando Haddad (PT) no Palácio dos Bandeirantes na tarde desta quarta-feira (19).

Os responsáveis pela administração do estado e do município sofriam pressão de movimentos populares contra a alta da tarifa de trens, Metrô e ônibus. Eles fizeram o anúncio da decisão em conjunto.

Em seu pronunciamento, antes de anunciar a redução, o governador Geraldo Alckmin reforçou ter compromisso com a melhoria do transporte público e com a tranquilidade da cidade.

Por sua vez, Haddad reafirmou que a redução vai trazer consequências para a cidade, o que vai exigir que o Orçamento municipal seja repensado.

Também participaram da reunião o secretário do governo municipal, Antonio Donato Madormo,  o secretário estadual de Transporte Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o secretário chefe da Casa Civil do governo estadual, Edson Aparecido.

Nesta manhã, o prefeito Fernando Haddad (PT) disse em entrevista ao SPTV que daria uma resposta até sexta-feira (21) sobre a possibilidade de redução na tarifa de ônibus.

"Nós estamos com nosso cronograma no máximo até sexta-feira para dar resposta para o movimento. Nós não somos irresponsáveis de ir concordando com tudo sem saber o impacto para a socidade, mas nós estamos na mesa de negociação, discutindo", afirmou.

O prefeito voltou a dizer que existiam apenas duas alternativas para revogar o aumento da tarifa de ônibus: cortar gastos de outras áreas ou avançar na política de desoneração. “Nós estamos colocando R$ 600 milhões a mais na conta do subsídio para manter a tarifa nesse patamar. Qualquer mudança disso significará prejuízo para outras áreas do governo. Nós trabalhamos no sentido de aprovar a política de desoneração”, afirmou.

Pela manhã, o governador Geraldo Alckmin não comentou as reivindicações, mas falou sobre saques e atos de vandalismo registrados no sexto dia de protestos. Ele afirmou que a Polícia Militar deverá agir com rigor para proteger o patrimônio público e privado durante as manifestações.

"A polícia agirá com rigor no sentido de que não permitirá a ação de vândalos, seja colocando a vida das pessoas em risco, seja promovendo destruição do patrimônio”, disse o governador.
Ele reiterou, no entanto, o apoio às manifestações pacíficas. “Eu queria dizer todo nosso apoio para manifestação. Manifestação legítima, uma manifestação pacífica, uma manifestação ordeira. De outro lado, não é possível tolerar a ação de vândalos, de uma minoria que depreda patrimônio público e privado, que fez saques, que põe em risco a vida da população”, disse o governador.

Alckmin cobrou que o movimento se manifeste contra os atos de vandalismo. “Aos jovens líderes do movimento, liderança impõe responsabilidade, devem claramente condenar essas ações de vandalismo e de baderna que prejudicam a população”, disse.

Movimento critica estratégias

O Movimento Passe Livre declarou, em nota divulgada nesta quarta, que o poder público de São Paulo tem escolhido duas estratégias para enfrentar os recentes protestos que pedem a revogação do aumento das tarifas do transporte público na cidade: o governo do estado "se cala" e a Prefeitura, "tenta de toda forma iludir o povo".
A nota foi divulgada durante mais um dia de protestos contra o aumento da tarifa do transporte público de R$ 3 para R$ 3,20. Vias da capital paulista foram bloqueadas pela manhã por grupos que dão apoio ao MPL. Na terça-feira (18), durante o 6º protesto sobre a redução das tarifas, houve atos de vandalismo contra a sede da Prefeitura e outros prédios públicos. Na Avenida Paulista e na Praça da Sé, a manifestação foi pacífica.

Os organizadores das manifestações dizem que o governo estadual se nega a dialogar. "O governo do Estado se cala e desaparece do debate público, se negando a dialogar e criando uma ideia que essa é uma questão única de segurança pública, colocando sempre o comando da PM à frente de todas as situações", diz o documento.

Em relação à Prefeitura, o movimento critica as declarações sobre as mudanças no Orçamento, caso seja reduzida a tarifa. "Já a Prefeitura tenta de toda forma iludir o povo nas ruas, criando a falsa ideia de que, para revogar o aumento, a Prefeitura terá que retirar dinheiro da educação, saúde e outras áreas sociais", afirma a nota.

Segundo o MPL, o discurso da Prefeitura é falso e justifica que as verbas para setores como educação e saúde estão vinculadas e não podem ser transferidas. Também segundo a nota, o governador Geraldo Alckmin deixou claro que prefere mandar a Polícia Militar para tratar de uma demanda da população, o que comprova que São Paulo "não lida bem com manifestações".
G1