ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de setembro de 2012

Maria fumaça fez sua primeira apresentação

As locomotivas a vapor que irão conduzir os passageiros pelo trajeto do Trem Turístico de São Roque fez sua primeira apresentação em funcionamento neste final de semana.

De acordo com a Divisão municipal de Turismo, após serem submetidas aos testes exigidos pela CPTM, como os de velocidade e de segurança, as composições estarão prontas para dar inicio ao Projeto do Trem Turístico em São Roque.

O percurso férreo estimado entre a Terra do Vinho e a vizinha Mairinque é de 6 km e terá a duração média de 40 minutos.

Inauguração

Aproveitando o lançamento oficial do Projeto do Trem Turístico em São Roque, o governo municipal fará a inauguração da estação ferroviária central, local onde será o ponto de partida das locomotivas com destino a cidade de Mairinque.

As obras da estação central contemplaram além da ampliação de toda a estação, um novo e moderno estacionamento, pintura e restauro de todo o prédio, que hoje é tido como uma das atrações turísticas da cidade, troca de piso interno e externo, reinstalação do playground e futuramente uma área para restaurante.

Ao todo a benfeitoria deixará a estação com 285 m² de área, com uma ampliação de 56m², com mais de R$650 mil de investimentos custeados integralmente com recursos dos cofres municipais.

Fonte: Jornal da Economia

29 de setembro de 2012

Circulação de trens será interrompida hoje à noite


Na noite de hoje, os trens da Linha 11-Coral (Estudantes/Guaianazes) não circularão entre as estações Suzano e Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. A interrupção começa às 20 horas e vai até a 1 hora da manhã de domingo. Nesse período, haverá ônibus fazendo o trajeto entre as duas estações. A integração é gratuita e haverá funcionários auxiliando no embarque.

O motivo alegado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a interrupção são os trabalhos de modernização da infraestrutura das linhas. Já no domingo, durante toda a operação comercial do trem, serão realizadas intervenções no sistema da rede área. Para esse serviço não será preciso interromper a circulação, mas os intervalos entre os trens serão maiores.

Além da linha que corta o Alto Tietê, nesse final de semana a CPTM realiza obras nas linhas 8-Rubi (Júlio Prestes/Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) e 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra). Serão realizadas intervenções nas vias aéres. Amanhã da Estação Palmeiras-Barra Funda até Júlio Prestes (linha 8) e Perus (linha 7) haverá interrupção, sendo disponibilizados ônibus.

A CPTM tem informado os usuários dessas linhas sobre as intervenções por meio de cartazes nas estações e avisos sonoros também nos trens.

Os funcionários vão orientar os passageiros. Informações também podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Usuário pelo telefone 0800-055-0121.

O cronograma de obras da CPTM inclui alteração nos intervalos dos trens no fim da noite. Para a próxima semana, as linhas afetadas serão a 9-Esmeralda (Osasco/Grajaú) e 12-Safira (Brás/Calmon Vianna), que corta o Alto Tietê. A linha 9 será afetada todos os dias, já a linha 12 somente na segunda-feira.

Os intervalos devem aumentar a partir das 23 horas.

Diário de Suzano

28 de setembro de 2012

Obras de modernização alteram operação no fim de semana 29 e 30


Em razão das obras de modernização da infraestrutura, a operação de trens na CPTM terá maior intervalo nas linhas impactadas neste fim de semana. Confira a programação para os dias 29 e 30 [sábado e domingo]:

Linha 7 [Luz - Francisco Morato]: sábado, das 18h até o fim da operação comercial, haverá intervenções na via permanente. No domingo, durante todo o dia, o trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus estará fechado para intervenções de grande porte.

Como opção, os usuários podem utilizar a Linha 7, entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, onde farão a transferência para a Linha 8, seguindo até a estação Domingos de Moraes. De lá, ônibus gratuitos levarão os usuários até a estação Perus, na Linha 7, onde a circulação de trens ocorrerá até Jundiaí. Os coletivos farão paradas para embarque e desembarque somente nas estações Domingos de Moraes, Pirituba e Perus.

Linha 8 [Júlio Prestes - Itapevi]: domingo, das 9h até às 21h, o trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Júlio Prestes estará fechado para trabalhos na via permanente e sinalização. Como opção os usuários poderão utilizar a Linha 7 para chegar até a estação da Luz.

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: sábado, a partir das 20h até o fim da operação comercial de domingo, equipes atuarão nos sistemas de energia e de via permanente entre as estações Santo Amaro e Morumbi.

Linha 10 [Brás - Rio Grande da Serra]: domingo, do início da operação comercial até 20h, serão realizadas intervenções na via permanente.

Linha 11 [extensão Guaianazes - Estudantes]: sábado, das 20h até a 1h, o trecho entre as estações Suzano e Jundiapeba ficará fechado para trabalhos no sistema de rede aérea. Como opção, ônibus gratuitos atenderão os usuários entre as estações afetadas. No domingo, durante toda a operação comercial, serão realizadas intervenções no sistema de rede aérea.

Informação aos Usuários
Para orientar o usuário sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de AP [avisos sonoros] emitidos nos trens e cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas. Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

Obras alteram intervalos nas linhas 9 e 12
no fim da noite


Na semana de 1º a 05/10, a CPTM realizará obras programadas nas linhas 9 [Osasco - Grajaú] e 12 [Brás - Calmon Viana], após às 23h, que interferirão no intervalo entre os trens. Os serviços compreendem a modernização do sistema de rede aérea de energia.

Confira:

Segunda-feira [01]
Linha 9 [Osasco - Grajaú] e Linha 12 [Brás - Calmon Viana]

Terça-feira [02]
Linha 9 [Osasco - Grajaú]

Quarta-feira [03]
Linha 9 [Osasco - Grajaú]

Quinta-feira [04]
Linha 9 [Osasco - Grajaú]

Sexta-feira [05]
Linha 9 [Osasco - Grajaú]

CPTM

Catracas livres ou greve na quinta-feira (4/10)


Na quinta-feira (27 de setembro) o Metrô reafirmou seu objetivo de favorecer os que ganham mais. Em reunião com o Sindicato, manteve a proposta de pagar a PR de forma elitista, privilegiando os que ganham mais e insistindo no pagamento só em abril.

Com relação à jornada de trabalho e equiparação, não ocorreu nenhum avanço. Não houve, portanto, qualquer tipo de negociação. Apenas mais uma demonstração de intransigência do Metrô.

Em assembleia no mesmo dia 27, os metroviários decidiram marcar uma greve para a próxima quinta-feira (4 de outubro). A assembleia votou a retirada de uniforme do pessoal da operação na terça e quarta-feira (2 e 3 de outubro) e uso de adesivo para todos os metroviários.

Como parte do processo de mobilização, será distribuída Carta Aberta à População na Sé, na sexta-feira (28 de setembro), a partir das 17h.

Para explicar aos usuários do Metrô que a empresa e o governo estadual (PSDB) se preocupam apenas com os que ganham mais e comunicar a paralisação da próxima quinta-feira, uma Carta Aberta à População será distribuída na próxima terça-feira e será realizado ato na Sé, às 17h.

A greve é uma resposta à atitude intransigente, truculenta e elitista do Metrô. Uma nova assembleia será realizada na próxima quarta-feira. Se a empresa e o governo estadual não negociarem com os trabalhadores, o metrô vai parar!

O Sindicato desafia o Metrô: os trabalhadores aceitam trabalhar na próxima quinta-feira se a empresa autorizar a liberação das catacras.

Assembleia na próxima quarta-feira (3 de outubro), a partir das 18h30, no Sindicato.

http://www.metroviarios.org.br

27 de setembro de 2012

Maria fumaça fará sua primeira apresentação neste final de semana


As locomotivas a vapor que irão conduzir os passageiros pelo trajeto do Trem Turístico de São Roque farão sua primeira apresentação em funcionamento neste final de semana.

De acordo com a Divisão municipal de Turismo, após serem submetidas aos testes exigidos pela CPTM, como os de velocidade e de segurança, as composições estarão prontas para dar inicio ao Projeto do Trem Turístico em São Roque.

O percurso férreo estimado entre a Terra do Vinho e a vizinha Mairinque é de 6 km e terá a duração média de 40 minutos. Neste domingo, a partir das 9h com saída da estação ferroviária central será a primeira vez que a população terá contato com as locomotivas que farão parte deste importante projeto para São Roque.

Inauguração

Aproveitando o lançamento oficial do Projeto do Trem Turístico em São Roque, o governo municipal fará a inauguração da estação ferroviária central, local onde será o ponto de partida das locomotivas com destino a cidade de Mairinque.

As obras da estação central contemplaram além da ampliação de toda a estação, um novo e moderno estacionamento, pintura e restauro de todo o prédio, que hoje é tido como uma das atrações turísticas da cidade, troca de piso interno e externo, reinstalação do playground e futuramente uma área para restaurante.

Ao todo a benfeitoria deixará a estação com 285 m² de área, com uma ampliação de 56m², com mais de R$650 mil de investimentos custeados integralmente com recursos dos cofres municipais.

O evento terá início às 9h, com o corte da fita que marcará a entrega oficial do prédio e a apresentação do projeto do trem turístico em São Roque.

http://www.guiasaoroque.com.br

Sem proposta, metroviários de SP podem aprovar greve


Após reunião com representantes do Metrô que terminou sem nova proposta por parte da empresa na manhã desta quinta-feira, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo(Metroviários-SP) organiza assembleia, a partir das 18h30, com trabalhadores para decidir se entram em greve na próxima terça-feira (dia 2). A categoria está em estado de greve desde o último dia 13 e deu prazo até esta quinta para que o Metrô apresentasse proposta que agrade aos funcionários. Até agora, segundo o sindicato, a proposta não veio.

Procurado, o Metrô ainda não se manifestou sobre o resultado da reunião. De acordo com o diretor de comunicação do sindicato, Ciro Moraes, a empresa apresentou pela manhã a mesma proposta que levou os trabalhadores a aprovarem o estado de greve.

As principais reivindicações dos metroviários são participação nos lucros (PLR) igual para todos os funcionários e pagamento antecipado de abril de 2013 para outubro deste ano, além de melhoria na jornada de trabalho.

"Até 2007, ganhávamos participação dos resultados linear. Em 2007, tivemos uma greve que foi retaliada pelo Metrô com demissões. O protesto dos trabalhadores era por conta da decisão de usar a proporcionalidade de 30% na participação dos resultados", afirmou Moraes. De acordo com ele, desde 2008, a PLR recebida pelos trabalhadores é de parcela fixa somada ao montante proporcional a 40% do salário.

"Este ano, eles (Metrô) resolveram inovar com proposta de pagamento de PLR proporcional de 100% aos engenheiros, 80% para o plano representativo da empresa (coordenadores, assessores, gerentes e altos cargos) e 40% para dos demais trabalhadores. Todo ano lutamos para resgatar divisão linear da PLR", disse o diretor de comunicação do sindicato. O Metrô ainda não confirmou as informações passadas pelo sindicato.

Em nota distribuída à imprensa na última quinta-feira (20), o Metrô informou que a proposta de PLR "acompanha as variações salariais existentes na companhia, com garantia de que nenhum empregado da empresa receberá valor inferior a R$ 4.140,63". Além disso, a nota dizia que o pagamento será feito em abril de 2013 e que nenhum empregado realiza jornada acima de 40 horas semanais.

Estadão

Falha em trem provoca lentidão na linha 1 Azul do Metrô

Composição que estava na estação Conceição teve um problema pneumático

Uma falha numa composição na estação Conceição causou lentidão nas operações da Linha 1, Azul (Jabaquara - Tucuruvi), da Companhia do Metropolitano (Metrô) nesta manhã de quinta-feira, 27. Segundo nota divulgada pela Assessoria de Imprensa (AI) do Metrô, às 6 horas ocorreu uma falha no sistema pneumático de um trem que estava parado na estação.

"A circulação de trens passou a ser realizada com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas. Durante a ocorrência, os usuários foram orientados pelo sistema de som das estações e dos trens. Às 06h20, a circulação de trens começou a ser normalizada.", afirma a nota.

Um usuário entrou em contato com a reportagem às 6h45 e informou que as catracas da estação Conceição não estavam liberadas. Segundo a AI, esse procedimento é de praxe e "momentâneo" e deve ser realizado para evitar um acúmulo maior de passageiros na plataforma.

Estadão

26 de setembro de 2012

Poá: Reforma da estação deve começar no mês que vem


Alvará de implantação do canteiro de obras foi expedido pela prefeitura no dia 21 de agosto

Prazo: Nova estrutura para embarque e desembarque de passageiros deve ser entregue no primeiro semestre de 2013

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou por meio de sua assessoria de Imprensa que a obra para adequação da estação central de Poá poderá começar no próximo mês. O investimento para melhorar as condições de acessibilidade e segurança da estrutura atual, que é utilizada por cerca de 300 mil passageiros todos os meses, deverá chegar aos R$ 16 milhões.

No primeiro semestre a CPTM chegou a informar que a ponto de embarque e desembarque entraria em obras no início do segundo semestre. Como o primeiro trimestre da segunda metade de 2012 já caminha para o seu final, o Diário do Alto Tietê questionou a CPTM a respeito de uma data mais precisa para o começo dos trabalhos.

A assessoria explicou que algumas etapas administrativas (burocráticas) já foram superadas e que nas próximas semanas a empresa que venceu a concorrência pública promovida em 2011 para executar os serviços iniciará as atividades na área da estação que faz parte da linha 11 Coral (Estudantes / Brás).

"A ordem de serviço foi emitida em abril e a empresa está trabalhando na parte administrativa necessária para início das obras. O alvará de implantação do canteiro de obras foi expedido pela Prefeitura de Poá em 21/08/2012. A empresa implantará o canteiro de obras e a previsão para início das obras da estação é outubro", disse o setor de Comunicação da CPTM.

Pedra Coral é o nome da empreiteira que ganhou (por meio de licitação) o direito de reconstruir a estação. Caso sejam mesmo iniciadas no mês de outubro, as obras poderão ser concluídas ainda no primeiro semestre de 2013. Apesar prometer, anunciar e confirmar a obra com a realização de uma concorrência, a CPTM ainda não apresentou nenhum projeto (maquete) com detalhes de como ficará a estrutura de embarque e desembarque quando o trabalho for encerrado.


Região

Apesar da demora para início da reconstrução na estação de Poá, os trabalhos poderão ser terminados antes dos investimentos que a CPTM está fazendo para construir novas estações em Ferraz de Vasconcelos e Suzano. No município ferrazense as obras foram iniciadas em 2010 e só deverão ser entregues em 2014.

Na cidade de Suzano, os serviços começaram em 2011 e devem ser concluídos no início de 2014. No município, 780 mil pessoas utilizam a velha estação.

DAT

25 de setembro de 2012

Usuários do Metrô e CPTM denunciam más condições de transportes



Em São Paulo, dois passageiros que usam o metrô e os trens metropolitanos acharam uma maneira rápida de cobrar melhorias neste tipo de transporte, e criaram um serviço via internet no Twitter que informa tudo o que acontece de errado nas viagens.

Superlotação, portas que não fecham, atrasos operacionais, tudo vai parar no twitter dos passageiros internautas. O supervisor de informática Adílson, cuida do Metrô ( @UsuariosMetroSP, e o auxiliar administrativo, Ricardo, cuida dos trens da CPTM ( @DiariodaCPTM ). Juntos, os perfis já somam mais de 7 mil seguidores.

via @UsuariosMetroSP

Propostas para projeto funcional de trem até Alphaville estão em fase de análise


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abriu no último dia 19 os envelopes com as propostas comerciais para elaboração do projeto funcional da linha de trem que vai atender os bairros de Alphaville e Tamboré, em Barueri.

Segundo a empresa, as propostas estão agora em fase de análise. A companhia não informou quantas concorrentes estão na disputa e nem o prazo para término dessa etapa.

A elaboração do projeto funcional é o passo inicial no projeto de implantação da linha. Depois dele, é aberta a licitação para a obra. A previsão do governo do Estado é de que a concorrência seja realizada em 2014 e o projeto comece a sair do papel em 2015.

Os trens devem percorrer uma linha interligada à Linha 8-Diamante, que vai de Itapevi a Júlio Prestes. O formato será definido entre monotrilho, um VLT (veículo leve sobre trilhos) ou até o trem convencional. Já o traçado em estudo tem o formato de um “U” invertido, partindo da Estação Sagrado Coração e chegando à Estação Barueri, ambas na Linha 8.


Fonte: Web Diário

24 de setembro de 2012

Usem fone de ouvido, pede campanha do Metrô de SP


O Metrô de São Paulo começou uma campanha para os passageiros usarem fones de ouvido enquanto escutam música. A empresa postou neste segunda-feira em sua página no Facebook uma mensagem bem direta: “Não importa o estilo de música que você ouve no Metrô… Desde que seja com fone de ouvido.”

No Metrô de São Paulo, passageiros que não se importam com os outros e ligam seus celulares e MP3 players em volume alto são a terceira categoria com mais reclamações dos usuários. Nos trens da CPTM, são os líderes.

Lei municipal já proíbe o uso de aparelhos sonoros nos ônibus da cidade. Além disso, regulamentos internos do próprio Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também vetam o volume excessivo nos vagões. O desrespeito, porém, ainda é frequente e as queixas também

Blog Estadão

Carro bate em muro da CPTM e trens param

Uma colisão entre dois carros interrompeu a circulação de trens da CPTM entre as Estações Brás e Luz da Linha 11-Coral na manhã de ontem.

Por volta das 7h30, um dos veículos envolvidos atingiu o muro da linha férrea no Viaduto Brigadeiro Tobias, no centro, e derrubou fios e cabos de sustentação dos trens.

Com a circulação interrompida no trecho, os passageiros foram orientados a fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô. A interrupção no serviço demorou 3 horas.

Estadão

O nó do transporte público


O poder público recorre outra vez a paliativos para enfrentar o grave problema do transporte na cidade de São Paulo. O governo paulista anunciou que pagará a passagem de quem pegar ônibus no Terminal Santo Amaro (zona sul) depois de desembarcar na Estação Largo Treze da Linha 5-Lilás do metrô. O objetivo da medida é incentivar o uso do ônibus e desafogar a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Linha 4-Amarela do metrô, que têm servido para que os passageiros da zona sul cheguem ao centro, já que a Linha 5 ainda passa por ampliação - ela termina no Largo Treze. A operação deve durar até a conclusão do prolongamento da Linha 5, prevista para 2015, e evidencia o cobertor curto do transporte público paulistano - para reduzir o número de passageiros num sistema metroviário ainda minúsculo para uma cidade como São Paulo, o governo transfere o fluxo de usuários para o sistema de ônibus, cuja ineficiência é patente.

A necessidade da medida era evidente. Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, a Estação Santo Amaro, onde descem os passageiros que fazem a baldeação para a Linha 9, recebia 8 mil passageiros por dia há dois anos. Agora, são 160 mil. Esse crescimento se deve à abertura da Linha 4, em 2011. A Estação Pinheiros, da Linha 4, que recebe o fluxo de passageiros vindos de Santo Amaro, também ficou superlotada. Outra medida é a concessão de um desconto de R$ 0,50 na passagem de quem usar a Linha 5 ou a Linha 9 entre 9 e 10 horas, de segunda a sexta-feira. O objetivo é incentivar os passageiros a pegar o metrô ou o trem mais tarde, fora do horário de pico, que é das 7 às 9 horas. "Estamos aumentando a oferta (de linhas de metrô). Mas precisamos gerenciar a demanda", explicou o governador Geraldo Alckmin.

Além de investimento na ampliação do metrô, a melhoria do transporte passa necessariamente pela modernização do serviço de ônibus. Mais da metade dos passageiros de transporte coletivo em São Paulo usa esse meio, mas só 40% deles o aprovam, segundo a última pesquisa da SPTrans. Em 2010, 59% tinham essa opinião. A SPTrans argumenta que renovou 80% da frota desde 2005 e que esses novos ônibus são melhores e maiores.

Embora seja imprescindível oferecer ônibus modernos e confortáveis aos usuários - para que os passageiros não sejam transportados como gado, como acontece hoje -, o problema é também o da ineficiência do sistema, medida pela falta de integração entre suas linhas, pelos itinerários irracionais e pela velocidade média dos ônibus, que se arrastam pela cidade. O total de passageiros cresceu 7,6% entre 2007 e 2011, mas a frota de ônibus permaneceu praticamente a mesma no período - cerca de 15 mil veículos. Esse número seria suficiente para atender à demanda se a velocidade do deslocamento aumentasse, permitindo que os ônibus fizessem mais viagens. Para que isso acontecesse numa cidade como São Paulo, cuja saturação viária é evidente, seria necessário cumprir as reiteradas promessas de construir mais corredores de ônibus, dando a esse meio de transporte o necessário privilégio na renhida disputa por espaço nas avenidas.

Até agora, a Prefeitura de São Paulo não entregou nenhum dos 66 km de corredores de ônibus projetados para este ano. Em vez disso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai criando faixas exclusivas de ônibus, que não podem ser comparadas aos corredores porque não são do lado esquerdo, que fica sempre livre. Desde 2011, foram pintados 62 km dessas faixas, e a CET anunciou que fará mais 66,45 km nos próximos três meses. Já ajuda, mas está longe de ser o ideal, para um sistema que só no ano passado transportou 2,94 bilhões de passageiros.

A ampliação do metrô é certamente um projeto inadiável, mas não pode ser vista neste momento como a panaceia do transporte público de São Paulo, porque, no ritmo em que é realizada, vai demorar muito tempo para conseguir acompanhar o vertiginoso crescimento da demanda. Desse modo, como mostrou o caso do Terminal Santo Amaro, é na melhoria da eficiência do sistema de ônibus que pode estar a chave para ajudar os demais sistemas de transporte.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Linhas da CPTM já tiveram 117 problemas em 2012


Um problema recorrente nas cidades brasileiras: só em São Paulo, a cada dois dias, um acidente tumultua a ida e volta para casa dos paulistanos. Como se não bastasse a confusão nas plataformas, falhas atrasam e até param os trens.

As falhas, defeitos e panes são frequentes. “Uma coisa medonha. Cada dia pior”, afirma uma mulher.

Às vezes os passageiros têm que sair dos vagões e seguir a pé. A cada atraso, uma confusão. “Tremenda falta de respeito com o ser humano”, diz um homem.

Um levantamento do Bom Dia Brasil mostra que este ano já ocorreram, pelo menos, 117 problemas - um a cada dois dias - nas linhas de trens da CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do Governo de São Paulo.

Para o especialista Alberto Moreira Pullim, isso acontece porque a manutenção não é feita adequadamente. “Não há tempo de fazer nos trens e no sistema, porque os trens têm que operar de forma regular. Não tem tempo de parar para fazer a manutenção preventiva, esse é um problema grave”, afirma.

O usuário também sofre com a superlotação. Mais um trem chega na Estação da Luz e começa a correria dos passageiros para pegar um lugar nos bancos. É impressionante como o pessoal sai em disparada, um pouco de empurra-empurra. É muita gente querendo entrar ao mesmo tempo e muitos passageiros vão acabar ficando do lado de fora, vão ter que esperar o próximo trem.

“Não tem trem, é muito lotado, é empurra-empurra, falta de educação, é assustador de se ver”, diz uma mulher.

“Se não souber entrar lá você acaba sendo derrubado”, afirma um homem.

“Todo dia tem alguém que se machuca, terrível”, lamenta outro homem.

“É triste! Já passa um dia estressante, chega aqui piora tudo. Tem que matar 100 leões para chegar em casa”, afirma uma mulher.



Clique no link abaixo e assista a reportagem:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/09/linhas-de-trens-da-cptm-ja-tiveram-pelo-menos-117-problemas-em-2012.html

RF – A Revista Ferroviária entrou em contato com a CPTM, que não retornou.

Bom dia Brasil

Velocidade do metrô supera muito a dos carros em SP


Os trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) circulam com velocidade média até quatro vezes maior do que a dos carros nas ruas da metrópole. No horário de pico da noite, entre 17 e 20 horas, os usuários do transporte público sobre trilhos deslocam-se a 32,4 quilômetros por hora, em média. Enquanto isso, os paulistanos que estão atrás do volante trafegam a 7,6 km/h, quase no ritmo de um pedestre.

Na manhã, entre 7h e 10h, os números sofrem algumas alterações. O carro melhora seu desempenho e atinge a velocidade de uma bicicleta, 20,6 km/h. O metrô mantém os 32,4 km/h, conforme mostram os dados obtidos pelo Estado por meio da Lei de Acesso à Informação. As velocidades dos carros foram medidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no corredor modelo da cidade - Avenidas Eusébio Matoso e Rebouças e Rua da Consolação.

Circulam diariamente pela cidade 4,2 milhões de carros. O metrô paulistano recebe 4,7 milhões de passageiros, provenientes de toda a Região Metropolitana. Embora o metrô seja mais rápido, muitos paulistanos preferem usar carro.

O metrô sairá "vitorioso" dessa "briga" quando mais estações forem construídas perto das casas dos que hoje são motoristas e se converterão em usuários. Essa é a aposta do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. "Tem uma questão, porém, a ser levada em conta: é que o usuário do carro entra no veículo na garagem e só sai dele no seu destino final. No metrô isso não acontece. A meu ver, as coisas vão mudar conforme a rede for aumentando", diz o secretário.

A operadora de loja Daiane Santos, de 29 anos, é um exemplo dessa resistência. Ela tem carro e usa metrô - mas só adere ao transporte público porque é obrigada. De carro, Daiane gasta meia hora no trajeto de casa, em Pirituba, ao trabalho, no Tucuruvi, ambos na zona norte. "Pego trem e metrô e demoro 1h30", compara.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

23 de setembro de 2012

Governo testa medidas para reduzir lotação no Metrô e na CPTM


A superlotação no Metrô e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tem atormentado o governo do estado de São Paulo que, na  semana passada, anunciou um pacote de medidas para minimizar o problema. Na quinta-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou a redução no valor das tarifas das linhas 5-Lilás do Metrô e 9-Esmeralda da CPTM , entre 9h e 10h. A partir de 15 de outubro, o desconto será de R$ 0,50 no valor da passagem, que custa R$ 3, ou seja, a tarifa custará R$ 2,50 entre 9h e 10h, de segunda à sexta. No período de um ano o usuário economizará R$ 132.

O objetivo da iniciativa é melhorar a distribuição do fluxo de passageiros, principalmente nas estações de integração Santo Amaro e Pinheiros. Diariamente, pela manhã, 75,7 mil passageiros utilizam a Linha 5 do Metrô, que vai do Capão Redondo ao Largo Treze. No mesmo período, 132 mil passageiros passam pela Linha 9 da CPTM, que liga o Grajaú ao município de Osasco.

O governo anunciou ainda que a integração com os  ônibus na Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás do Metrô, passará a ser gratuita em outubro.

Diário de SP

22 de setembro de 2012

A CPTM que queremos e necessitamos

Por Éverson Paulo dos Santos Craveiro - Presidente do SINFERP

Que o Metrô é melhor do que a CPTM, creio ser opinião unânime. Tal evidência está à vista de qualquer pessoa que viaje por uma e pela outra empresa. Ambas transportam pessoas sobre trilhos, em espaços metropolitanos, e têm o mesmo “dono” – o governo do Estado de São Paulo. Como pode?

Dizem que isso se deve ao fato da CPTM ter herdado uma infraestrutura antiga, etc. Dizem, também, que herdou culturas organizacionais antigas e conflitivas entre si.

Talvez, mas não herdou ontem.  Isso aconteceu em 1992, há 20 anos. Suas linhas, porém, são muito anteriores. Reduziram, inclusive, depois da criação da CPTM. As condições de infraestrutura e material rodante das atuais linhas 8 e 9 da CPTM, a época da FEPASA, em 1986, eram proporcionalmente melhores do que hoje.

O Metrô entrou em operação em 1974, há 38 anos.  Dizem que, nessa medida, o Metrô é “novo”, nasceu do “zero” e, portanto, sem “herança”.

Verdade, em certa medida, mas também verdade, em outra, que nasceu com outra mentalidade e, o que é mais importante, se mantém na mesma mentalidade desde o nascimento: excelência na gestão da tecnologia, da qualidade, da segurança e do atendimento. São nos reflexos práticos dessa mentalidade que qualquer um de nós pode perceber as diferenças quando viaja em trens da CPTM e do Metrô.

A CPTM tem renovado a sua frota, é verdade, mas praticamente apenas isso. A mentalidade não é renovada. Exemplo disso está nas “modernizações” das estações. São as mesmas, mesmo quando refeitas, isto é, quando da oportunidade de fazer diferente, melhoradas nos quesitos da tecnologia, ambiente, paisagismo, qualidade, segurança, atendimento, etc.

Nas do Metrô, é possível observar cuidados com esses aspectos até mesmo nas pioneiras, nas antigas, motivo de, muitas vezes, servirem de modelo para as novas, as recentes.

Passou da hora de renovar a mentalidade dominante na CPTM. Poderia ao menos imitar o Metrô em alguns procedimentos simples e baratos, tais como a adoção de sinalizações e demais medidas de trânsito interno nas estações e plataformas, e que tão bem disciplinam e melhoram substancialmente a segurança e mobilidade dos usuários.

Não precisa nem mesmo criar. Basta copiar, pois os usuários dos dois sistemas comparam, notam que pagam o mesmo preço por serviços diferentes, e principalmente que os cuidados e carinhos são muito diferentes.

Em boa medida, são nessas diferenças que reside o motivo das depredações quando de falhas na CPTM, diferente do que acontece com falhas no Metrô. Não justifica, logicamente, mas explica. Afinal, ambientes diferentes, cuidados diferentes, e reações diferentes.

Além da própria diferença de mentalidade na gestão, o Metrô conta com medidas que a CPTM nem mesmo esboça adotar: a integração da ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, isto é, gestão da qualidade, gestão ambiental e gestão de segurança e saúde ocupacional.

Tais medidas, na CPTM, fariam dela outra empresa aos olhos dos ferroviários, mas principalmente dos seus sofridos usuários.

Fonte: www.sindipassageiros.blogspot.com.br

21 de setembro de 2012

Obras intermináveis de manutenção alteram circulação no fim de semana


Em razão das obras de modernização da infraestrutura, a operação de trens na CPTM terá maior intervalo, nas linhas impactadas pelas obras, neste fim de semana. Confira a programação para os dias 22 e 23 [sábado e domingo]:

Linha 7 [Luz - Francisco Morato]: sábado, das 18h até o fim da operação comercial, haverá intervenções na via permanente entre as estações Caieiras e Franco da Rocha.

Linha 8 [Júlio Prestes - Itapevi]: sábado, a partir das 18h e durante toda a operação comercial de domingo, os trabalhos na via permanente ocorrerão entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Osasco.

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: sábado, das 18h até a meia-noite de domingo, equipes atuarão nos sistemas de energia e de via permanente

Linha 11 [extensão Guaianazes - Estudantes]: domingo, durante toda a operação, as intervenções estarão concentradas no sistema de rede aérea.

Linha 11 [Expresso Leste]: os trens não operarão entre as estações Tatuapé e Luz. Os usuários terão que fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha na estação Tatuapé. Na ocasião, os trens da Linha 10 excepcionalmente circularão até a estação Luz.

Linha 12 [ Brás - Calmon Viana] : domingo, os trens não circularão entre as estações Comendador Ermelino e Tatuapé. Para transportar os usuários no trecho afetado, a CPTM disponibilizará ônibus para fazerem a conexão entre as duas estações .

Informação aos Usuários
Para orientar o usuário sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de AP [avisos sonoros] emitidos nos trens e cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas. Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

CPTM

Metroviários de São Paulo ameaçam entrar em greve em outubro


Reunião desta quinta-feira não teve sucesso. Funcionários dão prazo até a próxima quinta-feira (27) à noite para que as negociações avancem

A reunião entre o Sindicato dos Metroviários de São Paulo (Metroviários-SP) e representantes do Metrô na tarde desta quinta-feira (20) terminou sem sucesso, pois o Metrô não apresentou proposta aos trabalhadores. Os funcionários dão prazo até a próxima quinta-feira (27) à noite para que as negociações avancem. Caso contrário, podem cruzar os braços na segunda greve do ano no início do mês de outubro.

Na próxima terça-feira (25), os representantes do sindicato voltam a se reunir com dirigentes do Metrô às 15 horas. A expectativa é de que nova proposta seja feita até o prazo limite. "Eles disseram que ainda não tinham proposta, mas que iriam elaborar uma. Achamos que eles iriam apresentar algo hoje (quinta-feira), mas, pelo jeito, ainda não se entenderam", disse o presidente do sindicato, Altino de Melo Prazeres Júnior.

A categoria está em estado de greve desde o último dia 13. A assembleia do dia 27 servirá para aprovar possível greve e marcar a data do início da paralisação. "Estamos dispostos a negociar. Está na mão deles resolver o problema", comentou o presidente do sindicato. As principais reivindicações dos metroviários são participação nos lucros (PLR) igual para todos os funcionários e pagamento antecipado de abril de 2013 para outubro deste ano; melhoria na jornada de trabalho e compensação das horas extras, além da equiparação salarial entre empregados com a mesma função.

Em nota distribuída à imprensa, o Metrô informa que a proposta de PLR "acompanha as variações salariais existentes na companhia, com garantia de que nenhum empregado da empresa receberá valor inferior a R$ 4.140,63". Além disso, a nota diz que o pagamento será feito em abril de 2013 e que nenhum empregado realiza jornada acima de 40 horas semanais. "O Metrô já realizou, entre maio de 2011 e agosto de 2012, 7.061 movimentações salariais, das quais 1.143 foram promoções", diz a nota. O Metrô afirma que está aberto ao diálogo com os metroviários.

IG

CPTM realizará audiências públicas das linhas 9 e 13


A CPTM irá realizar, no início de outubro, três audiências públicas em relação às obras de implantação da Linha 13-Jade e de expansão da Linha 9-Esmeralda. As audiências tem o objetivo de prestar esclarecimentos, colher sugestões e contribuições visando a execução das obras, os serviços de engenharia e o fornecimento de materiais e equipamentos para as linhas.

As sessões serão realizadas entre 5 e 9 de outubro e são abertas a todos os interessados. A audiência de 5 de outubro acontecerá no Auditório da Universidade de Guarulhos (Praça Tereza Cristina, nº 88, Centro de Guarulhos), às 9h. Já as audiências de 8 e 9 de outubro serão no prédio da CPTM (Rua Boa Vista, nº 170, Centro de São Paulo), também às 9h.

A Linha 13-Jade ligará a estação Engenheiro Goulart, da Linha 12-Safira da CPTM, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Já a expansão da Linha 9-Esmeralda abrange o trecho entre a estação Grajaú e a futura estação Varginha, ambas na Zona Sul da Capital. Atualmente, a linha vai do Grajaú até Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo.

Revista Ferroviária

Falha elétrica na Linha 7-Rubi lota plataformas da CPTM


Uma falha no sistema de energia causou transtornos a passageiros da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na manhã desta sexta-feira, 21. Entre as 6h10 e as 7h35, os trens circularam nos dois sentidos por apenas uma das vias entre as Estações Pirituba e Francisco Morato.

O intervalo entre as composições e o tempo de parada nas plataformas aumentou, e as Estações Pirituba, Francisco Morato e Franco da Rocha ficaram lotadas. A Linha 7-Rubi faz o trajeto entre a Luz, no centro de São Paulo, e Jundiaí, no interior do Estado.

Por conta da pane, a SPtrans colocou 25 ônibus do Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (PAESE) para atender, gratuitamente, à demanda dos passageiros no trecho afetado. Os ônibus extras operaram das 6h50 às 7h50.

Metrô. Por causa das chuvas, os trens da Linha 1-Azul, que liga o Jabaquara, na zona sul, ao Tucuruvi, na zona norte, estão circulando com velocidade reduzida entre as estações Tiradentes e Tucuruvi.

O Estado de S. Paulo

Demora na retirada de corpo em estação da CPTM vai ser investigada


Em nota, Secretaria da Segurança Pública considerou episódio 'lamentável'.
Incidente ocorreu às 7h30, mas equipe do IML só chegou ao local às 18h30

A Secretaria da Segurança Pública, por meio de nota à imprensa, informou na noite desta sexta-feira (21) que vai investigar a demora, por parte do Instituto Médico Legal (IML), para a retirada do corpo de uma pessoa, que havia cometido suicídio pela manhã, de frente da estação Santo Amaro, da CPTM, na Zona Sul de São Paulo.
De acordo com a assessoria de imprensa da CPTM, o suicídio teria ocorrido por volta das 7h30 desta sexta-feira, após ela ter se jogado nos trilhos e ser atropelada em seguida por uma das composições. Durante o socorro prestado pelo Corpo de Bombeiros, a pessoa que se jogou nos trilhos veio a falecer.

A partir daí, o corpo, deixado em frente à estação, ficou sob a responsabilidade do IML, que só chegou ao local por volta das 18h30, cerca de 11 horas após o incidente, segundo a assessoria da CPTM. No comunicado, a SSP considerou "lamentável a demora na retirada do corpo da vítima".
Confira a seguir a íntegra da nota:

"A Secretaria da Segurança Pública considera lamentável a demora na retirada do corpo da vítima do episódio ocorrido em Estação Santo Amaro da CPTM. A demora se deveu a prováveis erros de procedimentos das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. O secretário da Segurança, Antonio Ferreira Pinto, determinou a abertura de investigação sobre o fato. Os responsáveis pela demora serão afastados de suas funções após o esclarecimento dos fatos."

Segundo a CPTM, como a pessoa não morreu imediatamente após a colisão, ela conseguiu ser retirada do trilho rapidamente. Por isso, a circulação de trens da linha não foi afetada, de acordo com a companhia. Ainda segundo informações da CPTM, a ocorrência foi registrada pela empresa como um suicídio. O caso vai ser investigado.

Globo

Falha de energia na linha 7-Rubi da CPTM lota plataformas


Uma falha no sistema de energia causa transtornos a passageiros da Linha 7-Rubi desde as 6h10 desta sexta-feira. Os trens circulam nos dois sentidos por apenas uma das vias entre as estações Pirituba e Francisco Morato, o que aumenta o intervalo entre eles e o tempo de parada nas plataformas. As estações Pirituba, Francisco Morato e Franco da Rocha estão lotadas.
A SPtrans adicionou 25 ônibus do Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) para atender, gratuitamente, à demanda dos passageiros no trecho afetado. A Linha 7-Rubi faz o trajeto entre a Luz, no centro de São Paulo, e Jundiaí, no interior do Estado.

20 de setembro de 2012

Protestos na CPTM revelam colapso no transporte público em São Paulo


Para integrante do Conselho Nacional das Cidades, população não tem condições humanas de se locomover e parte para a revolta

A situação caótica envolvendo o transporte na cidade atingiu segunda-feira (17) seu estopim, provocando protestos em uma composição da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Estação Comendador Ermelino, zona leste da capital. Vagões que apresentaram problemas técnicos foram depredados por passageiros.

Segundo o membro do Conselho Nacional das Cidades Manuel Xavier Lemos Filho, os protestos são resultado do cansaço da população diante do colapso de mobilidade urbana enfrentado diariamente. “As pessoas estão cansadas de não terem condições humanas de se locomover, e isso leva ao desespero e à revolta”, diz em entrevista à Rádio Brasil Atual. Ele explica que este cenário faz com que a população passe a não reconhecer o próprio direito ao transporte público, gerando insatisfações como a de ontem.

É também importante lembrar do viés político que o transporte público adquiriu, ele ressalta. Apesar das promessas, os progressos são cada vez menos visíveis na cidade. “Não há investimentos pesados na ampliação do metrô, na melhoria da CPTM ou no sistema de ônibus”, diz.

Para ele, o transporte continua sendo visto como um comércio, na lógica de lucro.“É uma das tarifas mais caras do mundo. Tem que se pensar na sua redução”.

Por outro lado, as investigações para identificar as causas de problemas técnicos no transporte não estariam sendo levadas à sério em São Paulo.

Carlos Aranha, do grupo de trabalho de mobilidade urbana da Rede Nossa Cidade, ressalta a dependência da população de poucos meios de transporte de massa. “Numa cidade com milhões de habitantes é esperado que no momento em que um sistema não funciona ou atrasa, as pessoas possam contar com alternativas. E isso não existe”, comenta.

A precariedade de trens e metrô atinge principalmente os mais pobres. “O pobre fica sem opção, porque não tem carro, não tem respeito se colocar uma bicicleta na rua e não tem ônibus que vá com rapidez, porque os corredores, quando existem, não funcionam”.

Aranha analisa que os governantes pensam a malha ferroviária e metroviária a curto prazo, somente no período de sua gestão ou no período de oito anos, visando a reeleição, quando o investimento deveria ser de longo prazo.

“Observamos algumas injeções de recursos milionárias, como na duplicação da Marginal Tietê, que podem ser feitos rapidamente em uma gestão, mas que não alteram a estrutura da mobilidade urbana em São Paulo”, diz.

Fonte: Redação da Rede Brasil Atual

19 de setembro de 2012

Tarifas das linhas 9 da CPTM e 5 do Metrô ficam mais baratas das 9h às 10h em SP

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (19) a redução no valor das tarifas da Linha 5-Lilás do Metrô e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre 9h e 10h, de segunda a sexta-feira, a partir de 15 de outubro. A medida visa diminuir o grande fluxo de passageiros no início da manhã, principalmente nas estações de integração Santo Amaro e Pinheiros, na Linha 9 da CPTM.

Diariamente, pela manhã, 75,7 mil passageiros utilizam a Linha 5 do Metrô, que vai de Capão Redondo ao Largo Treze. No mesmo período, 132 mil passageiros passam pela Linha 9 da CPTM, que liga Grajaú, na zona sul, ao município de Osasco.

“Estamos trabalhando para aumentar a oferta e gerenciar a demanda. A estação Pinheiros e a Santo Amaro estão superlotadas, então queremos redistribuir melhor os passageiros”, disse o governador do Estado, Geraldo Alckmin.

Integração gratuita

Os usuários que começarem a viagem nas linhas 5 do Metrô e 9 da CPTM serão beneficiados com a integração gratuita com os ônibus municipais na estação Largo Treze. No sentido inverso, também. Hoje, é cobrada tarifa de R$ 1,65 para essa transferência.

A Linha 5 do Metrô (Capão Redondo-Largo Treze) está em expansão até a estação Chácara Klabin, na Linha 2, e fará integração também com a Linha 1, na estação Santa Cruz. A estação Adolfo Pinheiro será inaugurada no segundo semestre de 2013. Com a operação comercial da Linha 5, em 2015, 770 mil pessoas serão transportadas diariamente.

A Linha 9 da CPTM (Grajaú-Osasco) será ampliada em mais 4,5 quilômetros, com duas novas estações: Mendes e Varginha. Os investimentos são da ordem de R$ 250 milhões. A previsão é de início das obras em 2013.

IG

CPTM recebe mais dois trens da Linha 8-Diamante

Trem na fábrica em Hortolândia SP

A CPTM recebe nesta quarta-feira (19/09) mais dois trens fabricados pela CAF para a Linha 8-Diamante. Os trens fazem parte da Parceria Público-Privada (PPP) vencida pela CAF no início de 2010 para o fornecimento de 36 trens para a CPTM.

Os veículos possuem passagem livre entre os carros (gangway) e oito carros cada. A CAF está produzindo os trens em sua unidade de Hortolândia (SP).

Essa é a primeira frota da CPTM em regime de PPP, no valor aproximado de R$ 1,8 bilhão. O contrato também contempla a manutenção da frota por 20 anos.

Desde 2006, o governo de São Paulo já adquiriu 105 trens para a CPTM. Com a entrega dos dois trens, a companhia totaliza 79 novos trens em operação em suas seis linhas. Os 26 trens restantes serão entregues gradativamente até 2013.

Revista Ferroviaria

18 de setembro de 2012

Protesto na favela do Moinho fecha linha de trem em SP


A linha 8-diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi interditada no início por volta das 20h desta terça-feira em São Paulo. Segundo a Polícia Militar, moradores da favela do Moinho, na região central da cidade, viraram um carro na linha férrea para impedir a passagem dos trens perto da estação Júlio Prestes.

A mensagem divulgada aos passageiros dos trens é de que moradores da favela faziam um protesto no local. Segundo um líder comunitário, eles reclamam da demora para a entrega de casas populares às famílias atingidas por um incêndio na favela ocorrido em 23 de dezembro de 2011.

Na ocasião, 407 das 815 famílias que viviam no local tiveram seus barracos destruídos. Segundo a prefeitura, 392 destas famílias aceitaram o receber o auxílio-aluguel até que fossem entregues moradias definitivas.

A favela também foi palco de um incêndio ontem, que destruiu 80 barracos e interditou o viaduto Engenheiro Orlando Murgel.

Em meio ao protesto, moradores disseram que houve um tiroteio no local, mas a Polícia Militar não confirmou a informação.

Segundo a CPTM, os passageiros com destino ao centro da cidade estão sendo orientados a desembarcar na estação Palmeiras-Barra Funda e prosseguir viagem pela linha 7-rubi até a estação da Luz, que fica próxima à estação Júlio Prestes.

Folha de SP

Dupla faz arrastão em trem da CPTM na Grande São Paulo


Ao menos 15 passageiros tiveram pertences roubados em Barueri.
CPTM informou que vai encaminhar imagens de câmeras à Polícia Civil

Dois homens fizeram um arrastão em um vagão de um trem da Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na tarde desta terça-feira (18), em Barueri, na Grande São Paulo. Segundo a polícia, ao menos 15 passageiros tiveram celulares, bolsas e dinheiro roubados.

A abordagem aconteceu por volta das 14h, entre as estações Barueri e Antonio João. Armado, um dos criminosos anunciou o assalto e o outro passou pelo vagão recolhendo os pertences. Ao chegar à estação Antonio João, a dupla fugiu. Procurada, a CPTM informou que localizou imagens dos suspeitos pelo circuito interno de monitoramento e as encaminhará à Polícia Civil.

Segundo a polícia, este é o terceiro arrastão praticado pelos assaltantes em duas semanas. Os dois primeiros crimes ocorreram entre as estações Quintaúna e Comandante Sampaio, em Osasco, também na Grande São Paulo.

O caso foi registrado no Distrito Policial Central de Barueri. Imagens de câmeras de segurança devem ajudar na identificação dos criminosos, que estão foragidos.

G1

Trem da CPTM para Campinas está em estudo


O estudo de viabilidade da extensão dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de Jundiaí até Campinas estará pronto em dezembro. Essa é a informação que deu o secretário do Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, entrevistado ontem de manhã no Jornal Gente da Rádio Bandeirantes (AM 1.170).

De acordo com ele, a partir dos estudos que definirão a demanda e a infraestrutura necessária para operar os trens é que o Estado dará a palavra final sobre a obra.

Fernandes acredita que o trem da CPTM, se vier para Campinas, será uma opção para passageiros que circulam dentro da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e outras cidades do entorno de Jundiaí e São Paulo.

A pesquisa origem/destino realizada na RMC e que pode alterar a frota e circulação dos ônibus, segundo o secretário, está pronta e deve ser divulgada ainda este mês.

Band

Projetos do Expresso Jundiaí estão divididos em 4 lotes


O edital da licitação internacional dos projetos básico e executivo do Expresso Jundiaí já está disponível no site da CPTM.  A licitação está dividida em quatro lotes. O lote 1 compreende o trecho entre a estação Água Branca (km 5,9) até a Vila Clarice (km 14,0); o lote 2 vai da Vila Clarice até as proximidades da Rodovia dos Bandeirantes (km 26,5); o lote 3 será entre a Bandeirantes e Várzea Paulista (km 42,2); o quarto e último lote compreende o trecho entre Várzea paulista e Jundiaí (km 53,0).

O edital está disponível nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.e-negociospublicos.com.br. A sessão pública para recebimento das propostas está marcada para 14 de novembro, às 14h, na Rua Boa Vista nº 170, Mezanino, Auditório C, Centro, São Paulo (SP). Outras informações poderão ser obtidas pelo fax (11) 3293-4687.

O Expresso Jundiaí será um serviço rápido de ligação entre Jundiaí e São Paulo, com cerca de 47 km de extensão e tempo de viagem estimado em 25 minutos, e seguirá ao lado da atual ferrovia, que passa por Perus. A viagem terá duas paradas, uma na Água Branca, na capital paulista, e a outra no centro da cidade do interior. O valor do investimento estimado para os projetos é de cerca de R$ 153 milhões.

A demanda inicial da linha é de cerca de 20 mil passageiros por dia. O serviço deverá ser implantado e operado por uma concessionária privada, por meio de PPP, com investimento estimado em R$ 3,2 bilhões.

Nota de Esclarecimento

“Em relação à matéria “Expresso Trem Jundiaí ainda demora”, publicada pelo site da Revista Ferroviária, a CPTM (Companhia Paulista de Trens metropolitanos) esclarece que o Diretor de Planejamento e Projetos, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, informou em sua apresentação que o prazo previsto para a conclusão dos projetos básicos e executivos é de 24 meses e previsão para início de operação tem o horizonte entre 2016 e 2017.

O projeto Trem Expresso Jundiaí esta inserido no PPA 2011-2015 (Plano PluriAnual), com possibilidade de ser implantado por meio de PPP (Parceria Publico Privada). Cabe ressaltar que a manifestação da iniciativa privada neste tipo de empreendimento é sempre bem vinda. Visando acelerar o processo, a modelagem incorporará valores de investimentos advindos já dos projetos básicos com definição de desempenho. Isso inclui as variáveis ambientais nas soluções técnicas do projeto e resultados dos estudos de demanda. O conjunto desses dados mitiga riscos e potencializa atratividade para o empreendimento junto à iniciativa privada.

A observação referente ao aporte de recursos do Estado tem o objetivo de destacar o real interesse na implementação deste novo padrão de serviços, como um relevante propósito da política de transportes de pessoas, e não o sentido de definir aporte exclusivo de recursos do Estado”.

Revista Ferroviária

17 de setembro de 2012

Ferroanel ajudará a reduzir tempo entre trens da CPTM


O novo Plano Nacional de Logística, lançado há duas semanas pela presidente Dilma Rousseff e que inclui a construção do Ferroanel (linhas férreas para o transporte de carga em redor da região metropolitana), vai causar efeitos favoráveis no transporte de passageiros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Segundo o diretor de planejamento da CPTM, Silvestre Ribeiro, a meta da empresa é chegar a intervalos de três minutos entre um trem e outro. Atualmente, como há o compartilhamento das linhas da empresa com as de carga da MRS, isso é inviável.

Entretanto, ele destaca que, além de poder usufruir de trilhos com exclusividade para o transporte de pessoas, a redução do tempo de frequência envolve uma série de outras coisas em andamento: a melhoria dos sistemas de energia e de sinalização e a compra de mais trens - a companhia iniciou processo de licitação para adquirir mais 65, cada um com oito vagões. Em 2014, o diretor projeta que já será possível chegar aos quatro minutos.

Diário do Grande ABC

Estação depredada da CPTM volta a operar após tumulto em SP

A Estação Comendador Ermelino Matarazzo, da Linha 12–Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), foi reaberta no fim da tarde desta segunda-feira (17), após um tumulto ocorrido no início da manhã. Um defeito em um trem provocou a interrupção da circulação na linha e causou revolta em alguns passageiros, que passaram a depredar as dependências da estação. 

Uma composição também foi quebrada.

A linha voltou a funcionar às 11h15, mas os trens não paravam na estação de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da cidade de São Paulo. Enquanto a estação estava fechada, os passageiros foram atendidos por ônibus da Operação Paese.

Tumulto

O problema começou por volta das 6h, depois que uma falha de tração atingiu um trem que trafegava no sentido Brás, na Estação Engenheiro Goulart. A Polícia Militar foi chamada para conter a confusão e usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os passageiros. A corporação também ajudou a esvaziar as composições.

O capitão Marco Aurélio, do 2º Batalhão, informou à Globo News que quatro pessoas foram detidas por vandalismo e incitação ao tumulto. Segundo o policial, a estação precisou ser esvaziada e a CPTM devolveu os bilhetes aos usuários.

Um banheiro químico foi jogado nos trilhos da Linha 12- Safira, que liga o Brás a Calmon Viana e atende cerca de 230 mil passageiros. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Samu prestou atendimento a pelo menos 13 pessoas - seis delas foram levadas para Pronto-Socorro de Ermelino Matarazzo.

Por conta do excesso de usuários, por volta das 7h30 uma outra composição não conseguiu partir no sentido da estação Brás. Os usuários não aguardaram o restabelecimento e desceram à via, segundo nota divulgada pela CPTM. O governador do estado, Geraldo Alckmin, disse que estão sendo feitos investimentos na companhia e que, após as obras, a operação será otimizada.


G1

Estação Ermelino Matarazzo da CPTM continua parada


A estação Comendador Ermelino Matarazzo da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) continua sem operar após os tumultos que fizeram a empresa interromper a circulação da linha na manhã desta segunda-feira.
Para atender aos usuários que utilizam essa estação, a companhia acionou o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese). Os passageiros contam com ônibus gratuitos para atender o trecho USP-Leste até Comendador Ermelino e São Miguel Paulista até Comendador Ermelino.

Passageiros depredam estação da CPTM na zona leste de SP

A Polícia Militar foi acionada às 8h15 desta segunda-feira para conter um tumulto provocado por passageiros na estação Comendador Ermelino da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), na zona leste da capital.

Segundo a PM, tudo começou quando os trens que trafegam pela Linha 12-Safira deixaram de circular, provocando a ira dos usuários da CPTM, que começaram a depredar a estação.

Ainda de acordo com a corporação, os passageiros tentaram agredir os vigias da estação. Não há informações de quantos policiais participavam da ocorrência ou da existência de feridos.

A CPTM informou que o problema na linha foi provocado por uma composição que sofreu um pane na estação Engenheiro Goulart. Por esse motivo, toda a linha foi bloqueada para o tráfego de trens. Por volta das 9h45, não havia previsão para a liberação do trecho interrompido.

Além da Linha 12-Safira, um incêndio em uma favela na região central de São Paulo provocou a interdição de outras duas linhas da CPTM. As linhas 7-Rubi e 8-Diamante deixaram de operar entre as estações Luz e Barra Funda por causa das chamas.
TERRA

Após falha, passageiros quebram trem em estação da CPTM

Confusão aconteceu na estação Comendador Ermelino, na Zona Leste.
PM foi chamada para conter o tumulto.

Passageiros depredaram um trem da Linha 12- Safira na Estação Comendador Ermelino, na Zona Leste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17). A Polícia Militar foi chamada para conter a confusão. A Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que o tumulto ocorreu após uma falha no trem.

Os policiais chegaram a utilizar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os passageiros e ajudaram a esvaziar as composições, segundo informações do Globo Notícia.

O capitão Marco Aurélio, do 2º Batalhão, informou à Globo News que quatro pessoas foram detidas por vandalismo e incitação ao tumulto. Segundo o policial, a estação precisou ser esvaziada e a CPTM devolveu os bilhetes aos usuários.


 Um banheiro químico foi jogado nos trilhos da linha, que liga o Brás a Calmon Viana e atende cerca de 230 mil passageiros. Até as 10h, uma ambulância do Samu estava no local, mas não havia informações sobre feridos durante o tumulto.

A confusão aconteceu depois que uma falha de tração atingiu um trem que trafegava no sentido Brás, na Estação Engenheiro Goulart.

O problema aconteceu às 6h05 e interrompeu a circulação na linha.

Por conta do excesso de passageiros, volta das 7h30, uma outra composição não conseguiu partir no sentido da estação Brás. Os usuários não aguardaram o restabelecimento e desceram à via, segundo nota divulgada pela CPTM.

Para conter o fluxo de passageiros, a companhia fechou as 13 estações da Linha 12-Safira. A SPTrans informou que a operação Paese não foi acionada. As linhas, porém, que funcionam na região servida pela linha Safira operam como se estivessem em horário de pico para auxiliar os passageiros da CPTM prejudicados pela confusão.

G1

Fogo em favela interrompe circulação em linha da CPTM

Esta é a segunda vez que a comunidade pega fogo; bombeiros já estão no local

O incêndio que atinge a favela do Moinho, na região central da capital paulista, no início da manhã de segunda-feira (17) interrompeu a circulação de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre as estações Barra Funda e Júlio Prestes. Segundo a companhia, a linha afetada é a 8 - Diamante.

No trecho entre as estações Barra Funda e Itapevi, a linha funcionava normalmente.

Também por causa do fogo, que está concentrado embaixo do viaduto Rio Branco, a SPTrans (São Paulo Transportes) alterou o itinerário de 17 linhas de  ônibus que circulam pela região.

Esta é a segunda vez que a região pega fogo. Nesta manhã, os moradores corriam entre as vielas do local para tentar retirar alguns objetos.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) se encaminha para o local para fazer a interdição. O trem também parou por conta das chamas.

O Corpo de Bombeiros já está no local para conter o fogo. A favela já havia sido incendiada no final do ano passado.

R7

15 de setembro de 2012

Linha 5 do Metrô deve ter tarifa menor das 9h às 10h


A tarifa do Metrô de São Paulo, hoje em R$ 3, deve cair. Mas só para a Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) e das 9h às 10h dos dias úteis.
Com a medida, a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos quer desestimular os passageiros a usar o sistema no horário de pico da manhã.
A expectativa do secretário Jurandir Fernandes é que a redução comece a vigorar em novembro. Com isso, qualquer pessoa que usar o bilhete único nas estações da Linha 5-Lilás das 9h às 10h, de segunda a sexta-feira, pagará uma tarifa similar ou menor do que a do bilhete madrugador (das 4h40 às 6h15), de R$ 2,50.
A ideia é promover essa redução da tarifa até que a extensão da Linha 5-Lilás seja entregue. O trecho, que está em construção, vai ligar a Estação Largo Treze às Estações Santa Cruz, na Linha 1-Azul, e Chácara Klabin, na Linha 2-Verde. A entrega está prevista para dezembro de 2015. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

14 de setembro de 2012

Obras Intermináveis de modernização alteram a operação no final de semana


Em razão das obras de modernização da infraestrutura, a operação de trens na CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] será realizada com maior intervalo, nas linhas impactadas pelas obras, neste fim de semana. Confira a programação:

Linha 7 [Luz - Francisco Morato]: neste sábado [15], das 19h até o fim da operação comercial, os trens circularão com maior intervalo devido a intervenções na via permanente entre as estações Água Branca e Pirituba.

No domingo [16], durante todo o dia, o trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus estará fechado para intervenções de grande porte.

Como opção, os usuários podem utilizar a Linha 7, entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, onde farão a transferência para a Linha 8, seguindo até a estação Domingos de Moraes. De lá partirão ônibus gratuitos para levar os usuários até a estação Perus, na Linha 7, onde a circulação de trens ocorrerá até Jundiaí. Os coletivos farão paradas para embarque e desembarque somente nas estações Domingos de Moraes, Pirituba e Perus.

Linha 8 [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo [16] durante toda a operação comercial, os trens circularão com maior intervalo devido a intervenções nos sistemas de via permanente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Osasco.

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: trens circularão com maior intervalo durante a operação comercial deste domingo [16], devido a serviços de modernização do sistema de rede aérea.

Linha 10 [Brás - Rio Grande da Serra]: a partir das 7h até às 17h de domingo [16], os trens circularão com maior intervalo médio devido a intervenções no sistema de via permanente.

Linha 11 [Luz - Guaianazes - Estudantes]: no domingo [16], durante toda a operação comercial, os trens circularão com maior intervalo devido a intervenções nos sistemas de rede aérea e via permanente.

Linha 12 [Brás - Calmon Viana]: durante estes sábado [15] e domingo [16], os trens não circularão entre Brás e Tatuapé, em razão da continuidade das obras. De Calmon Viana até Tatuapé, a partir das 18h do sábado e durante todo o domingo, os trens circularão com maior intervalo. Os usuários com destino à região central deverão fazer transferência para a Linha 11, na estação Tatuapé.

Informação aos Usuários. Para orientar o usuário sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de AP [avisos sonoros] emitidos nos trens e cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

CPTM

Metrô de SP completa 38 anos; sistema já transportou o equivalente a 111 Brasis


Nesta sexta-feira (14), o Metrô paulistano completa 38 anos com a marca de já ter transportado 22,1 bilhões de pessoas --o equivalente a 111 Brasis ou três vezes a população mundial-- e percorrido, em quilômetros, o mesmo que 463 viagens de ida e volta à lua.

Nessa data, em 1974, foi inaugurado o primeiro trecho metroviário da cidade, entre as estações Vila Mariana e Jabaquara, na linha 1-azul. A companhia havia sido fundada seis anos antes.

Nos próximos dois anos, os atuais 74 km de linhas devem ser complementados pela extensão da linha 5-lilás, na zona sul, além do monotrilho que deve ligar a estação Vila Prudente, da linha 2-verde, ao bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste.

Também devem ficar prontas as próximas estações da linha 4-amarela: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho e São Paulo-Morumbi.

Na quinta-feira (6/9), o Metrô registrou seu recorde de usuários, quando 4,7 milhões de usuários passaram por alguma de suas 64 estações. Dentre as cinco linhas do Metrô, três já apresentam superlotação, como mostrou a sãopaulo, em abril.

Segundo Mauro Biazotti, diretor de planejamento do Metrô, o problema tende a ser contornado com a inauguração das novas estações e dos novos trechos. "Vai distribuir a oferta de lugares ao longo da linha e desafogar a rede", diz.

Fonte: Folha Online

Expresso Jundiaí ainda demora


Amanhã, 15 de setembro, a CPTM estará publicando no seu site o edital de licitação dos projetos básico e executivo para a implantação do Trem Expresso Jundiaí.

O endereço eletrônico é www.cptm.sp.gov.br, e o texto pode ser baixado livremente. Escolhido o vencedor, será preciso esperar quatro anos para a conclusão dos projetos, o que por sua vez condiciona a abertura de PPP, segundo Silvestre Rocha Ribeiro, diretor de Planejamento da CPTM. "não podemos oferecer PPP sem ter a modelagem, e não podemos ter a modelagem sem o projeto executivo". A possibilidade de recorrer a uma MIP (Manifestação de Interesse Privado), como tem feito o Metrô de São Paulo, para acelerar o processo é descartada por Silvestre: "não precisamos disso".

O  eventual desinteresse dos parceiros privados - como aconteceu no Expresso Aeroporto -  também não o preocupa. Hoje, a CPTM tem no seu programa de obras a Linha 13-Jade para Guarulhos, partindo do Brás,  e estuda a  Linha 14-Ônix para o aeroporto, saindo da Luz. Nada impede que o mesmo aconteça com o Expresso Jundiaí:  "você acha que o governo estaria disposto a gastar R$ 150 milhões num projeto que não pretende executar?", pergunta o diretor.

O Expresso Jundiaí será um serviço rápido de ligação entre Jundiaí e São Paulo, com cerca de 47 km de extensão e tempo de viagem estimado em 25 minutos, e seguirá ao lado da atual ferrovia, que passa por Perus. A viagem terá duas paradas, uma na Água Branca, na capital paulista, e a outra no centro da cidade do interior. O valor do investimento na obra é estimado em R$ 3,2 bilhões.

Revista Ferroviária