ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

20 de dezembro de 2012

Metrô e CPTM atingem na 6ª marca de 2 bilhões de passageiros no ano


A rede metroferroviária paulista (trens do Metrô e da CPTM) deve ultrapassar nesta sexta-feira a marca de 2 bilhões de passageiros transportados em todo o ano de 2012. O número equivale a quase 30% de toda a população da Terra, com mais de 7 bilhões de pessoas.

Com 335 km de extensão, 153 estações e integração gratuita entre os sistemas, a rede sobre trilhos da metrópole transporta atualmente cerca de 7,3 milhões de passageiros por dia, representando mais de 75% de todos os usuários transportados por metrôs e trens urbanos no Brasil. A tendência é que esse número cresça ainda mais com a ampliação da malha metroviária, podendo alcançar cerca de 10 milhões de passageiros transportados em 2014.

Uma das metas da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, até 2014, é a implantação de mais 30 km de linhas de metrô, ultrapassando 100 km, e mais 40 km de CPTM, totalizando mais de 400 km de sistema metroferroviário na região metropolitana de São Paulo.

Entre os principais empreendimentos do Metrô estão a implantação da segunda fase da Linha 4, o prolongamento da Linha 5, a construção, em sistema monotrilho, da Linha 15, ligando o bairro Ipiranga até o Hospital Cidade Tiradentes, e da Linha 17 (ligação com o aeroporto de Congonhas).

Na CPTM, o foco é a modernização das seis linhas existentes, que recebem obras de infraestrutura, reconstrução e readequação das estações mais antigas e renovação da frota. Haverá ainda a expansão dos serviços da CPTM. Estudos para ligações ferroviárias regionais e trens expressos também foram contemplados

Terra