Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

25 de novembro de 2012

Perícia aguarda laudos para autorizar remoção de trem acidentado na serra


Automotriz ainda está no local do acidente em Santo Antônio do Pinhal.
Expectativa é que o trabalho de retirada seja retomado na semana que vem.

Vinte dias após o acidente com o trem que descarrilou na Serra da Mantiqueira, matando três e ferindo 41, o veículo ainda não havia sido retirado do local nesta sexta-feira (23). A exigência de manter o trem em Santo Antônio do Pinhal foi feita pela perícia, logo depois do início dos trabalhos de remoção do trem, em 6 de novembro.

A expectativa, segundo a Polícia Civil, é que os trabalhos de remoção possam ser retomados na próxima semana. A intenção é recolocar a automotriz - que pesa 30 toneladas - nos trilhos e levá-la a Pindamonhangaba, no pátio da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ).

De acordo com o escrivão Antônio Dias da Silva, da Polícia Civil de Pindamonhangaba, que conduz o inquérito que apura as causas do acidente, a perícia pediu a EFCJ uma relação de documentos e laudos que comprovem a manutenção recente do veículo, conforme apontado pela direção da Estrada de Ferro. A última delas, uma revisão dos freios da automotriz em setembro.

"O veículo precisa ser preservado no local do acidente para facilitar o trabalho da perícia. De posse destes documentos relativos a manutenção do trem, eles podem confrontar a documentação com o veículo", disse Silva. Os documentos serão entregues na próxima segunda-feira (26) ao perito.

Durante o processo de investigação, o roteiro turístico feito pelos trens, entre Pinda e Campos do Jordão, permanecerá fechado. A previsão inicial do Estado era manter o local fechado até pelo menos 4 de dezembro - prazo que pode ser estendido se houver necessidade.

Acidente
O bondinho turístico que descarrilou por volta das 18h20 de 3 de novembro na altura do quilômetro 26 da ferrovia, sentido Pindamonhangaba, batendo contra um barranco. O local era de difícil acesso.

Foram três vítimas fatais, todas mulheres - sendo uma grávida. Os demais feridos foram levados para o Hospital Regional e Pronto Socorro, ambos em Taubaté, além de unidades médicas em Campos do Jordão e Pindamonhangaba.

G1