Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de maio de 2012

Presidente da CPTM volta a falar sobre sabotagem


O presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mario Bandeira, reafirmou nesta terça-feira (22) que as ocorrências de falhas na circulação de trens apresentaram um aumento nos últimos quatro meses. De acordo com ele, nove casos “atípicos” (como corte de fibra) aconteceram durante o período.

- Nesta noite [durante a madrugada], aconteceram duas situações dessas. Uma na linha 7 e outra na linha 12.

O presidente disse ainda que, para ocorrências desse tipo, está sendo solicitado à polícia uma investigação. Apesar de admitir que parte dos problemas foi culpa da companhia, disse que outra parte dos defeitos foram causados por "vandalismos".

- Eu não gosto da palavra sabotagem. Mas que me causa estranheza esse tipo de ocorrência, me causa.

As declarações foram dadas durante coletiva sobre as interdições que ocorrerão durante 14 domingos na Linha 8-Diamante.

Linha 9-Esmeralda
As falhas na CPTM estão aumentando consideravelmente neste ano e chamam atenção principalmente na linha 9. No início da última semana, uma falha na Linha 9-Esmeralda complicou a vida dos passageiros entre as estações Berrini e Autódromo durante toda a manhã. O defeito, segundo a CPTM, atingiu o sistema de energia.

Antes disso, no dia 11, a queda de um balão interrompeu parcialmente a circulação na linha-9 e cerca de 30 minutos depois a via já estava liberada. No dia 3 de Maio, passageiros sofreram com estações lotadas após trens reduzirem a velocidade. De acordo com a CPTM, o problema aconteceu também por causa de um defeito na subestação de energia em Cidade Dutra, na zona sul. No dia2 de maio, a linha já tinha enfrentado um problema: durante quatro horas a circulação foi interrompida entre as estações Jurubatuba e Grajaú, também por falha no sistema de energia.

Fonte: R7 São Paulo