Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

28 de maio de 2012

CPTM pode adiar estação para garantir linha 13 antes da Copa de 2014


O secretário Estadual de Transporte de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou, nesta segunda-feira (28), que pode adiar a construção da estação Cecap para garantir que a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) esteja funcionando até a Copa do Mundo de 2014. A previsão é que a nova linha ligue a estação Engenheiro Goulart, na zona norte da capital paulista, até o aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.


— É uma luta mesmo. Queremos ver se, pelo menos, a gente leva a estação do aeroporto em 2014, podendo deixar a estação Cecap, que fica no meio, para o fim do ano. Quem sabe a gente consegue inaugurar, em 2014, em junho, a estação do aeroporto?

Questionado se ainda dá tempo para o trem chegar até o aeroporto em dois anos, ele foi genérico.

— Vamos lutar. A esperança é a última que morre.

De acordo com o secretário, a licença prévia para as obras já foi aprovada.

— Há algumas licenças ambientais aprovadas. A licença prévia está aprovada. Então, tendo a licença prévia, você parte para a licença de instalação. Não é assim o fim do mundo. Por outro lado, vamos aproveitar um trecho de linha do Brás até Engenheiro Goulart. Agora, não há dúvidas de que as obras depois de Engenheiro Goulart... você passar sobre a Dutra, a Ayrton Senna, o parque ecológico...Tem a questão das penitenciárias também, e a gente pode fazer algumas obras novas por ali.

"Marca na história"

De acordo com o secretário, em 2013 haverá seis obras de Metrô e, no mínimo, três obras da CPTM em andamento na Grande São Paulo.

— No ano que vem, vocês assistirão essas quatro de hoje, mais a [obra da linha] 15- Branca [Vila Prudente à divisa de Guarulhos] e a 6-Laranja [Brasilândia - São Joaquim]. Então, vamos ter seis obras do Metrô e, no mínimo, três obras da CPTM. Vamos construir de Itapevi a Amador Bueno. Vamos construir Varginha e vamos construir a 13 [Jade]. Tomara que a gente comece o expresso ABC também. Então, 2013 será uma marca na nossa história.

Atualmente, o governo trabalha na expansão da linha 4-Amarela,  da linha 5-Lilás, e na construção da linha Expresso Monotrilho Leste, e da linha 17-Ouro .

Linha Branca

Fernandes voltou a falra das desapropriações em razão da construção da linha Branca.

— Toda situação nova prevê desapropriações, principalmente, por causa das estações e dos postos de emergência. Cada vez mais, a modernidade está fazendo com que as desapropriações sejam pequenas, em volume pequeno. O maior volume de desapropriação, geralmente, ocorre na área do terminal. Por isso que estamos levando o terminal lá para a Dutra. Ali, há áreas mais folgadas. Nós adiantamos. A previsão era que as obras da linha 15 só começassem em fevereiro de 2014 e estamos puxando a 15 para começar já no segundo semestre do ano que vem. Com sorte, começaremos antes.

R7