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ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de junho de 2011

Metrô SP: Luz e República abrem em setembro

Estação Luz Linha 4-Amarela

A Linha 4-Amarela do Metrô começou ontem a funcionar das 4h40 às 21 horas, de segunda a sexta-feira - antes, parava às 15 horas. O governo do Estado havia prometido a ampliação até as 24 horas, mas adiou o plano para antecipar a inauguração de duas novas estações da linha: República e Luz.


CPTM
Dos 180 mil usuários da Linha 4 - Amarela (até 21h), 60 mil farão a integração na Estação Pinheiros, concluída ontem.


A justificativa é que o horário noturno será usado para acelerar testes prévios exigidos para liberar a circulação de composições sem condutor.


O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que os trens automáticos da Linha 4 ainda não podem circular no horário integral (até a meia-noite). Ao expandir o funcionamento apenas até as 21 horas, sobram horas para testes, explicou Fernandes.


"É a primeira linha automática, o metrô mais moderno da América Latina. Para entrar no horário comercial e receber a população, precisa passar por um protocolo de testes de 700 horas em circulação", disse. "Um carrossel de 14 trens vai girar com testes de acelerações, pane, objetos caídos na via e portas entreabertas."


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu estender o horário de todas as estações da Linha 4 para as 24 horas e abri-las nos fins de semana até a segunda quinzena de setembro. A Secretaria de Transportes Metropolitanos trabalha para inaugurar as paradas República e Luz até 30 de setembro.


A Via Quatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, estima que 110 mil passageiros por dia sejam atendidos a mais com a ampliação do tempo para as 21 horas. Das estações da primeira fase da Linha 4, estão abertas apenas Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista. Quando República e Luz estiverem prontas, o número de pessoas transportadas diariamente aumentará em 150 mil pessoas - hoje são 110 mil.


Capacidade
O governo informou que, se estendesse o horário para a meia-noite e mantivesse o cronograma de inaugurar República e Luz em outubro, beneficiaria apenas 10 mil pessoas a mais por dia - 900 mil ao fim do período. Com a mudança, passa a facilitar, em apenas um mês, o deslocamento de 4,5 milhões de pessoas.


Copa
Alckmin disse que o governo vai inaugurar, a partir de 2013, todas as estações da segunda fase da Linha 4: Vila Sônia, Morumbi/São Paulo, Oscar Freire, Fradique Coutinho e Higienópolis/Mackenzie. O prazo final é o meio de 2014 - em junho, São Paulo deve receber jogo da Copa do Mundo.


O secretário Jurandir Fernandes afirmou que a Estação Vila Sônia será a última a ser entregue - ainda nem começou a ser construída. O governador também pretende levar o metrô para fora da capital: "Esperamos entregar uma sexta estação, a Taboão da Serra (na Grande São Paulo)".


A Linha 2-Verde, que vai da Vila Prudente à Vila Madalena, também vai funcionar em tempo integral a partir de setembro. Desde que foi inaugurada, no ano passado, ela funciona até as 21 horas nas Estações Tamanduateí e Vila Prudente.


O governo espera derrubar hoje a liminar que barrou na Justiça a construção da Linha 17-Ouro (Aeroporto de Congonhas - Morumbi). "Se for superada a liminar, o contrato será imediatamente assinado, porque a concorrência foi feita. E as obras terão início", disse Alckmin.


Trem
Ao visitar a Estação Pinheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Alckmin ainda prometeu estender em 6 quilômetros a Linha 9-Esmeralda. Serão feitas duas estações no próximo ano: Mendes e Varginha.


A última estação existente é a do Terminal Rodoviário do Grajaú. A Linha 9 transporta, em média, 268,4 mil passageiros por dia e vai ganhar também oito novos trens: quatro neste ano e quatro no ano que vem.


A reforma da Estação Pinheiros da CPTM foi concluída apenas ontem. Foram abertos para os usuários banheiros adaptados, escadas rolantes, bilheteria e novas entradas.


Cronograma
Próximas paradas
Até 30 de setembro
Inauguração das Estações República e Luz, da Linha 4-Amarela do Metrô.


2012
Início das obras das Estações Mendes e Varginha, da Linha 9-Esmeralda da CPTM.
Entre 2013 e 2014
Entrega das Estações Morumbi/ São Paulo, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Higienópolis/ Mackenzie e Vila Sônia, também ramais da Linha 4-do Metrô.
Fonte: O Estado de S.Paulo

Metrô SP: Justiça derruba liminar contra monotrilho

A Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, nesta quarta-feira, 30, o fim da liminar que impedia a assinatura do contrato para a construção do monotrilho da Linha 17-Ouro, que ligará o aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi.


A ação havia sido expedida pela Associação Sociedade Amigos da Vila Inah (Saviah), em dezembro, sob a alegação de a comunidade não tinha acesso aos estudos de impacto ambiental e de traçado detalhado.


O Metrô de São Paulo já anunciou, no dia 06 de junho, o nome da empresa vencedora da licitação internacional para fornecimento do monotrilho – a Scomi Engineering, da Malásia, que participa do consórcio Integração em conjunto com empresas como Andrade Gutierrez, CR Almeida e Montagens e Projetos Especiais. Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), com a queda da liminar, o contrato será imediatamente assinado, e as obras podem começar um mês depois do previsto no cronograma.


A Linha 17-Ouro, orçada em R$ 3,17 bilhões, terá 21,5 km de extensão, passando por bairros como Brooklin, Morumbi e Paraisópolis. Estão previstas 19 estações no projeto do futuro ramal, que vai fazer conexão com as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô. 


De acordo com o cronograma, a obra total deverá ser concluída em 42 meses, e o primeiro trecho – que ligará o aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi da CPTM – em 34 meses 
Fonte: RF

Metrô SP terá a Linha 18- Marrom

A Linha 18-Marrom fará a ligação direta entre a região do ABC (Estrada do Alvarenga, em São Bernardo do Campo) e o sistema metro-ferroviário, em São Paulo (Estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde). 


O projeto funcional, que já foi concluído, prevê que a linha terá extensão aproximada de 20 km, 18 estações e quatro terminais integrados. Quando estiver em operação plena, a previsão é que a linha transporte cerca de 400 mil usuários, em média, por dia útil.


A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nessa quarta-feira, dia 29, dois empréstimos que favorecerão a expansão do Metrô,.


- R$ 922 milhões, financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), a serem empregados na construção do prolongamento em monotrilho da Linha 2-Verde


- R$ 445 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, a serem investidos na construção da Linha 18- Marrom.


O prolongamento em monotrilho da Linha 2- Verde terá, quando totalmente concluído, 24,6 km de extensão que ligarão a Vila Prudente à Cidade Tiradentes. Serão 17 estações. 


A previsão é que, com a linha operando totalmente, sejam transportados cerca de 500 mil usuários , em média, por dia útil. O primeiro trecho será entregue em 2013 e fará a conexão da Vila Prudente com o bairro do Oratório.
Fonte: Metrô SP

Apresentações na CPTM comemoram 25 anos da Guarda Civil Metropolitana

A partir desta quinta-feira, 30 de junho, a banda e o coral da Guarda Civil Metropolitana farão uma série de apresentações nas estações da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos].                                                                                                                                               
Os eventos fazem parte do projeto Música na CPTM e compõem a agenda de comemoração dos 25 anos da Guarda Civil Metropolitana, criada em 15 de setembro de 1986, pelo prefeito Jânio da Silva Quadros, com a missão de proteger bens, serviços e instalações municipais. 
O coral e a banda da GCM irão se revezar em apresentações que acontecem duas vezes por mês até o dia 22 de dezembro, às 17 horas, em diversas estações, exceto na Estação Luz, onde ocorrerão às 15h30.

Junho: 
Dia 30 - Jardim Romano - banda 

Julho:
Dia 14 - Tatuapé - coral
Dia 28 - Tamanduateí - banda

Agosto:
Dia 11 - José Bonifácio - coral
Dia 25 - Luz - banda

Setembro:
Dia 8 - Santo Amaro - coral
Dia 22 - Primavera-Interlagos - banda

Outubro:
Dia 13 - Tamanduateí - coral
Dia 27 - Barra Funda - banda

Novembro:
Dia 10 - Berrini - coral
Dia 24 - Cidade Universitária - banda

Dezembro:
Dia 8 - Espaço Cultural CPTM -Brás - banda/coral
Dia 22 - Luz - banda /coral 

Banda e coral da Guarda Civil Metropolitana
Sob a regência do inspetor e maestro Renan Gomes Luiz e do GCM Valdyr Aguiar Filho, a banda musical, criada em 1990, é formada por 31 integrantes, que tocam instrumentos de sopro e percussão. Já o coral, criado em 2001 no Comando Operacional Leste, é conduzido pelo classe distinta José Carlos Milanez e pelo GCM Davi Bastos dos Santos, com a participação de 26 guardas.


 
O grupo musical da corporação apresenta-se em eventos internos, inauguração de obras públicas, exposições, aniversário da Cidade e concertos sinfônicos. Aberto a todos os integrantes da GCM, seus músicos são selecionados por meio de testes de aptidão teóricos e práticos. Assim, para fazer parte da equipe, o interessado deve mostrar que, pelo menos, tem familiaridade com algum instrumento e, claro, com a música.

Fonte: CPTM

CPTM está construindo uma nova estação na Cidade de Franco da Rocha

Obras na Estação Franco da Rocha Linha 7-Rubi da CPTM
Quem passa pelo Centro da Cidade de Franco da Rocha poderá conferir as obras da Nova Estação da Cidade as obras teve inicio em Janeiro de 2010 e tem previsão de acabar em Dezembro de 2011.


As obras tomam forma e a cada dia sente-se a mudança em sua imagem. A nova estação da CPTM, está em fase adiantada em sua construção, e sem dúvida será mais um cartão postal para a cidade de Franco da Rocha.


A movimentação de máquinas e trabalhadores na construção da nova estação da CPTM em Franco da Rocha é visível aos transeuntes que por ali passam, toma forma e da para se ter ideia de sua grandiosidade. Sem dúvida alguma, em breve, a população e usuários deste transporte (trens), poderão usufruir de mais conforto, rapidez e segurança em suas viagens ao trabalho, além de terem uma estação moderna melhorando a qualidade de vida da população.


 A cidade, por sua vez,, ganhará nova imagem, o que beneficia novos empreendedores (comerciantes industriais), que sem dúvida alguma deverão investir mais, e em contra partida, a cidade contará com mais empregos, e melhorar a arrecadação, dando mais condições a administração em investir na educação, asfaltos, e na saúde.  
Estação Antiga de Franco da Rocha Linha 7-Rubi da CPTM
Uma obra que dará uma nova imagem a cidade de Franco da Rocha, além de trazer mais conforto e segurança aos usuários.


Além da construção da nova estação, novas composições estão servindo a população, modernas e de qualidade. Segundo a empresa, os horários terão espaço menor entre uma composição e outra, o que deverá desafogar o volume de passageiros.

A estação foi inaugurada pela SPR em 1 de fevereiro de 1888, com o nome de Juquery. Anos depois foi renomeada para Franco da Rocha, em homenagem a Francisco Franco da Rocha, médico responsável pelo hospital psiquiátrico de Juqueri.
Após passar por diversas administrações, a estação faz parte da linha 7 da CPTM.
Veja fotos da Maquete eletrônica da nova estação Franco da Rocha.
Maquete eletrônica da nova estação Franco da Rocha.
Maquete eletrônica da nova estação Franco da Rocha.
Maquete eletrônica da nova estação Franco da Rocha.

Confiram mais fotos em Diário da CPTM no facebook

28 de junho de 2011

CPTM altera plataformas de embarque na estação da Luz

Estação Luz
 A mudança vai interferir nas rotinas de embarque e desembarque dos usuários, uma vez que acontece numa das maiores estações da CPTM, que atende três linhas simultaneamente: 7-Rubi (Luz-Jundiaí), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) e 11-Coral (Luz-Estudantes), além da integração com a Linha 1-Azul, do Metrô. 


Para ter ideia, nos dias úteis, cerca de 400 mil usuários circulam na estação.Inicialmente, as intervenções serão realizadas até agosto, no lado norte da estação, sentido Palmeiras-Barra Funda, interditando duas das quatro vias existentes.As obras compreendem a substituição dos aparelhos de mudança de via, conhecidos como AMV, trilhos, dormentes e britas, além de serviço de terraplanagem. 


Posteriormente, as intervenções deverão ocorrer no lado sul, em direção ao Brás.Essas obras são necessárias para a redução dos intervalos entre os trens, dando agilidade ao sistema. Com isso, a partir de amanhã, os trens das linhas 7-Rubi (Luz- Jundiaí) e 11-Coral (Luz-Estudantes) terão as plataformas de chegada e partida alteradas: os trens da Linha 7-Rubi, que atualmente usam a plataforma 2, serão remanejados para a plataforma 4. 


Os trens da Linha 11-Coral, nos horários de pico, alternarão suas partidas e chegadas nas plataformas 2 e 3. Nos horários de menor movimento, a operação acontecerá somente pela plataforma 2. Nesta etapa, os trens da Linha 10-Turquesa permanecerão usando a plataforma 1.Para orientar os usuários sobre as mudanças temporárias, a CPTM fará campanha informativa com panfletos, cartazes, painéis e totens nas estações.



Fonte: CPTM

Linha 4-Amarela do Metrô funcionará até às 21h

a
Estação Pinheiros Linha 4-Amarela

O Metrô de São Paulo vai expandir nesta quarta-feira o horário de funcionamento da Linha 4-Amarela, que liga o Butantã, na zona oeste, às imediações da Avenida Paulista, na região central. Questionada, a estatal não informou na segunda-feira se a operação passará a ser feita até a meia-noite, como no restante do sistema, ou se acabará antes. 


Porém, vários funcionários das estações Butantã e Pinheiros disseram que o fechamento será às 21h.


Hoje, as quatro paradas da linha – Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista – ficam abertas das 4h40 às 15h, de segunda a sexta-feira. A decisão sobre a hora exata do encerramento das atividades comerciais da Linha 4 deve passar pela política. A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) quer antecipar a abertura das estações República e Luz, no centro, de outubro para setembro, como o Jornal da Tarde adiantou no início do mês.


Para isso, segundo fontes, mais testes operacionais devem ser feitos na linha como um todo, o que prevê um horário de abertura menor das estações já entregues. Algo semelhante ocorre desde março na Linha 2-Verde nas estações Tamanduateí e Vila Prudente, onde a avaliação do desempenho de um novo sistema de sinalização, o CBTC, é feita após o fechamento das duas paradas, às 21h.


Alckmin ainda deve bater o martelo sobre a hora do fim do expediente da Linha 4, que já está habilitada para funcionar até a meia-noite, segundo o consórcio privado ViaQuatro, que a administra.


O governador deve anunciar o horário em um evento previsto para as 11h de amanhã na Estação Pinheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), onde será inaugurada uma nova plataforma, mais moderna do que a atual. Ela se liga ao Metrô por uma passarela.


 “A Linha 4 é importantíssima pela integração”, disse Alckmin nesta segunda-feira.
Passageiros do Metrô esperam ansiosos pela ampliação do funcionamento da Linha 4, que, desde a sua abertura, em maio de 2010, opera em horário reduzido. “Vir de ônibus para o Butantã demora muito no fim da tarde”, afirmou o universitário Luiz Marcelo dos Reis, de 30 anos.
Fonte: Jornal da Tarde
Fotos Linha 4-Amarela

Grupo defende demanda para trem até César de Souza

JÚLIA GUIMARÃES  Jornal O Diário de Mogi


O movimento popular "Trem até César Já" iniciou, nesta semana, uma nova estratégia na luta pela extensão da Linha 11-Coral. A intenção do grupo é provar ao Governo do Estado que existe demanda suficiente para ampliar a circulação das composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até o Distrito. As previsões são de que, nos próximos dois anos, a população local cresça cerca de 30%, impulsionada pelos empreendimentos imobiliários em andamento e que haja uma demanda de aproximadamente 10 mil passageiros por dia para o transporte público ferroviário no local.

O líder comunitário Adalberto Andrade afirma que, atualmente, César de Souza tem 30 mil habitantes e sua expectativa é de que já nos dois próximos anos, este número seja ampliado em um terço, chegando a 40 mil. As previsões do ferroviário são apoiadas por um levantamento, feito pelo movimento junto a construtoras, em que se constatou que pelo menos 1,8 mil novas moradias deverão ser instaladas no local até o fim de 2013. Estes dados se referem especialmente a um condomínio da Helbor, localizado nas proximidades da cancela da Avenida Ricieri José Marcatto, que terá 1.140 unidades, entre casas e apartamentos. Outro grande empreendimento é um loteamento da Vila Aparecida, também próximo à linha, que tem 640 lotes e está com 85% das áreas vendidas.

A partir destas informações, o movimento projeta um crescimento populacional de pelo menos 30% para o Distrito já nos próximos dois anos, quando as unidades serão entregues aos compradores e o loteamento já deverá estar parcialmente ocupado. E são justamente estes dados que o movimento popular deverá apresentar ao Governo do Estado para comprovar a demanda de passageiros para extensão da linha. "A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social considera a região Leste como o principal vetor de crescimento de Mogi das Cruzes. Não há dúvidas de que, nos próximos dois anos, teremos uma demanda de pelo menos 10 mil passageiros no Distrito, podendo chegar a até 15 mil", disse Andrade.

As projeções do movimento popular são, portanto, de que a futura estação de César de Souza receba mensalmente pelo menos 300 mil passageiros, entre moradores, operários das indústrias locais e trabalhadores em geral. De acordo com Andrade, o número está bastante acima da previsão apresentada pela CPTM em maio deste ano, durante reunião na Câmara Municipal. 

O ferroviário afirma que, na ocasião, os técnicos estaduais teriam apresentado um levantamento antigo, de 2004, indicando que César contaria com apenas quatro mil passageiros em potencial e que tal demanda não compensaria o investimento. "Este levantamento não corresponde à realidade atual e tem de ser refeito. Quando fizer uma nova pesquisa, a CPTM vai constatar que temos um número de passageiros suficiente para justificar a extensão da linha".

O presidente da Comissão de Transportes da Câmara de Mogi, vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), informou que solicitou à CPTM a elaboração de um novo estudo a respeito da demanda de passageiros para o transporte ferroviário em César de Souza. Até o momento, no entanto, o Legislativo não recebeu um posicionamento. "Existe demanda. Por isso é tão importante fazermos este novo estudo, para que possamos apresentar os números ao governador Geraldo Alckmin", afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Damásio (PR), afirmou que a Pasta deverá colaborar com o fornecimento de informações à Câmara para embasamento do pedido de extensão da Linha 11 da CPTM. Ele destacou que César de Souza possui número expressivo de empresas e pelo menos oito mil operários que poderão ser beneficiados pelo projeto. "Para os trabalhadores, a ida do trem até César será muito favorável. 

A nossa Pasta tem condições de fazer um levantamento desta demanda junto às empresas e poderemos fazê-lo para auxiliar o vereador Tobias no que for preciso. Estaremos sempre à disposição, até porque temos um forte compromisso com a classe trabalhadora, que tem no transporte uma de suas principais preocupações".

27 de junho de 2011

Ferroanel: SP e União assinam ordem de serviço de estudo

Será assinada nesta terça-feira, 28, a ordem de serviço para o Estudo Funcional e de Demanda do Ferroanel e Acesso a Santos. 


O levantamento será feito pelo Consórcio Ferroanel Paulista, composto pela Logit Consultoria, líder do grupo, com 32% de participação, Setec (21%), Maia Melo Engenharia (15%), Machado Meyer (14%), JGP (10%) e LCA (8%). 


O grupo venceu a licitação internacional no início deste ano. O projeto é uma parceria entre a União, através da ANTT, responsável pela licitação, e o Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo termo de referência.  O consórcio terá um ano para concluir os estudos.
O presidente da Logit Consultoria, Wagner Colombini Martins, informou que o grupo está reunindo os dados existentes, como o estudo básico do tramo Norte, para iniciar o levantamento.


O estudo definirá o modelo operacional do Ferroanel (tramo Norte e Sul), com as diretrizes para transpor a Região Metropolitana de São Paulo, os acessos às plataformas logísticas, as segregações das linhas de carga e passageiro, e o acesso a Santos. O projeto inclui ainda o estudo de demanda de cargas para a região metropolitana, que definirá o modelo de financiamento e o tipo de concessão (privada ou público-privada).


Paralelamente, os governos federal e paulista avaliam uma maneira para adiantar o projeto. Segundo o assessor de Planejamento de Transportes de São Paulo, Milton Xavier, estão sendo analisadas alternativas de construção e formas de financiamento que não interfiram no resultado final do estudo. “A proposta é adiantar para não ficar dependendo somente do estudo”.


Os estudos do Ferroanel estão avaliados em R$ 4 milhões. Segundo o balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre 2007 e 2010 foram utilizados R$ 400 mil do montante.


O levantamento das obras e projetos para o transporte ferroviário de cargas e passageiros fazem parte do Anuário RF, que a Revista Ferroviária lançará neste semestre.


Estrutura do Consórcio Ferroanel Paulista:


Logit Consultoria: líder do grupo;
Maia Melo Engenharia: será responsável pelo projeto de engenharia e orçamentos;
Machado Meyer: cuidará do modelo de concessão;
LCA: será responsável pelo modelo de negócio;
JGP: ficará a cargo das questões ambientais;
Setec: colaborará com a modelagem operacional.



Fonte: RF

Novo trem modernizado do Metrô de São Paulo já esta em operação

Trem Modernizado do Metrô de São Paulo na Estação Palmeiras Barra Funda
O trem faz parte da frota de 98 trens (51 da Linha 1-Azul e 47 da Linha 3-Vermelha) que o Metrô está reformando e modernizando através de quatro consórcios. Além dos trens sob responsabilidade do MTTrens, outros 22 trens da Linha 3 foram entregues ao consórcio Reformas Metrô, composto por Alstom e Iesa; 25 trens da Linha 1 estão com Siemens e Alstom, que compõem o consórcio Modertrem; e 26 trens também da Linha 1 estão sob os cuidados do consórcio BTT, que tem como membros Bombardier, Tejofran e Temoinsa.


Com ar-condicionado e vários aprimoramentos tecnológicos, o primeiro trem modernizado do Metrô de São Paulo está na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda)  Quando o Primeiro trem foi enviada para reforma, em janeiro de 2010, a composição já havia percorrido 3.017.492 km, o equivalente a 237 voltas ao redor do mundo.


A composição, de seis carros, faz parte de um lote de 98 unidades, 51 da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 47 da Linha 3-Vermelha, que passarão por atualização tecnológica. Um segundo trem modernizado da frota da Linha 3 também deverá iniciar a operação comercial nas próximas semanas.
Salão do trem Modernizado
A modernização em curso visa obter padrão de desempenho, conforto e acessibilidade equivalente às unidades novas de trens recentemente entregues. O trem modernizado ganhou ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro por carro), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, como sob chuva.


A reforma também trouxe mais eficiência ao sistema de tração (motores e componentes eletrônicos). A cabine do operador foi ampliada e recebeu novo banco ergométrico e equipamentos que permitem maior interação com o funcionamento do trem, possibilitando identificar falhas sem deixar o console de comando.


As normas de acessibilidade foram seguidas à risca, com espaços apropriados para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas, saída de emergência sinalizada, comunicação em Braille, dispositivos de emergência para comunicação com o operador e uma série de pega-mãos fluorescentes para pessoas com deficiência visual. 


Outras modificações importantes são a instalação de pega-mão central no teto do salão de passageiros e ventilação na região das portas.


Texto: Ricardo Guimarães e RF
Fotos do Trem Modernizado do Metrô de São Paulo
New modernized train São Paulo Metro is already in operation

Metrô faz 'recall' de cadastramento para receber SMS

Trem do Metrô de São Paulo / Linha 2-Verde
O Metrô está enviando mensagens por e-mail para os usuários que fizeram o cadastramento para receber informações por SMS pedindo que parte das informações sejam redigitadas. Uma falha na gravação seria o motivo para ser necessário a redigitação. 

As informações que precisam ser redigitadas são relativas à definição das linhas, horários e dias da semana. 

O Metrô começou na quarta-feira a informar aos passageiros por meio de mensagens pelo celular toda vez que alguma linha do sistema fica paralisada. O intuito, segundo a companhia, é possibilitar que os usuários recalculem sua rota usando outros meios de transporte, ou usem o sistema mais tarde, evitando tumultos. 

Para receber a mensagem, no entanto, é preciso se cadastrar no site do Metrô (http://www.metro.sp.gov.br/aplicacoes/news/cadastro_rapido/br/internew.asp)



Fonte: Jornal Destak

25 de junho de 2011

Trem descarrila na Linha 4-Amarela da ViaQuatro (Metrô SP)

Foto: Ricardo Guimarães
Um trem descarrilhou na manhã desta Sexta-Feira (24) por volta das 9:30 Hs,  quando passava por uma AMV (aparelho de mudança de via) quando fazia retorno na Estação Paulista na Linha 4 Amarela da ViaQuatro,  linha administrada pelo Metrô de São Paulo ninguém ficou ferido 
A composição seguia vazia para fazer a manobra quando acabou saindo dos trilhos, os trens da Linha 4 circularam com velocidade reduzida durante todo o dia. 

Segundo técnicos da ViaQuatro uma falha no aparelho de mudança de via foi o  responsável pelo trem ter descarrilado.   

  Os trens da Linha 4-Amarela são operados por um Sistema chamado de driverless. 


A tecnologia permite que os trens sejam operados automaticamente, sem condutor e com um sistema de sinalização eletrônico que possibilita que a distância de segurança entre os veículos seja reduzida.(sem condutor),  é a partir de uma central de controle que todas as ações relacionadas aos trens são tomadas. Esse funcionário é o responsável por monitorar o status e parâmetros da operação. 

Ele não pode desgrudar o olho da tela do computador e desse painel gigante. Tá vendo esses dois bloquinhos em movimento? Eles representam os dois trens percorrendo o caminho entre as estações. 

Mas... nem toda a tecnologia pode dar conta de todos os imprevistos...
 Você deve estar curioso para saber o que acontece se houver uma pane, não é? Aí não tem jeito, a solução é recorrer ao modo tradicional mesmo.

Até 2014, a Linha 4-Amarela terá 12,8 km de extensão entre Vila Sônia e a Estação Luz, com uma demanda diária para mais de 900 mil usuários.

Fotos da Linha 4-Amarela
Train derails in the Line 4-Yellow ViaQuatro (Metro SP Brazil)

24 de junho de 2011

Ajudante morre atropelado por trem na Linha 12-Safira da CPTM

Devido ao impacto da batida, corpo da vítima foi arremessado
 O ajudante Marcelo da Silva Oliveira, de 32 anos, morreu atropelado por um trem ontem à tarde em Itaquá. Ele foi atingido por uma composição da Linha 12 - Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM) a cerca de 100 metros da estação de Itaquá. Segundo testemunhas, ele estava com pressa para chegar ao trabalho e resolveu cortar caminho atravessando os trilhos.

Por volta das 13h40, Oliveira saiu da casa onde morava, na Vila Varela, em Poá, com destino a uma casa em Itaquá, onde realizaria um serviço de ajudante. O homem estava com uma bicicleta e decidiu pular o muro da CPTM em vez de atravessar pela passarela da estação. Ele foi atingido por um trem que seguia sentido estação Calmon Viana. O maquinista chegou a buzinar, mas a vítima não conseguiu escapar.

Populares teriam testemunhado o ocorrido e acionado os seguranças da estação e a Polícia Militar. Oliveira morreu na hora e teve parte do rosto desfigurado. O corpo dele foi arremessado por alguns metros no momento do choque. 

Até as 16 horas de ontem, o cadáver permanecia no local, já que os peritos do Instituto de Criminalística (IC) ainda não tinham chegado. Quando a equipe de reportagem chegou ao local, às 15 horas, a tia da vítima, a dona de casa Jorgina Catarina da Silva, 53, estava pendurada na grade da CPTM olhando para o corpo e desconsolada com o ocorrido. "Ele falou comigo antes de sair. Disse que estava atrasado para um serviço. Quis cortar caminho. Achou que seria mais fácil pular o muro, mas olha o que aconteceu".

O caso foi registrado na delegacia central de Itaquá. Apesar do acidente, as viagens dos trens não sofreram problemas ou atrasos, já que o corpo não ficou nos trilhos. Dezenas de curiosos subiram nos muros da estação para olhar o cadáver, que teve de ser coberto por um plástico azul.

Fonte: Mogi News

Turismo promove 3ª oficina ‘Projeto Trem é Turismo’ em julho

Será realizado no dia 5 de julho a 3ª oficina do ‘Projeto Trem é Turismo - gestão dos empreendimentos e fluxo de caixa’, evento promovido pela Divisão de Turismo municipal em parceria com o Sebrae Nacional e ABOTTC – Associação Brasileira de Operadora de Trens Turísticos e Culturais.

MRS admite compartilhar linha


A direção da MRS Logística informou, nesta semana, que concorda com o compartilhamento da linha férrea para que os trens de passageiros sejam levados até César de Souza, passando pelo trecho de concessão federal operado exclusivamente pela empresa para transporte de cargas. O posicionamento da empresa pode ser considerado um passo importante para viabilização do projeto, já que o direito de passagem das composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), nos cinco quilômetros que ligam a Estação Estudantes ao Distrito, vinha sendo apontado como um empecilho técnico para ampliação do transporte público ferroviário em Mogi das Cruzes.

Leilão do trem de alta velocidade será adiado

Por conta do fim do prazo legal para que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) possa publicar as mudanças que estão previstas para o edital do projeto do trem de alta velocidade, o seu leilão deve ser adiado novamente. 

As alterações teriam de ser publicadas até 15 dias antes da data do recebimento das propostas, marcada para 11 de julho.

O trem, que deverá ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro terá um percurso de 511 quilômetros e deve custar cerca de R$33,4 bilhões, com até R$ 20 bilhões financiados pelo BNDES. A primeira vez que o leilão foi adiado foi em dezembro de 2010, sob alegação de que as empresas interessadas tinham muitas dúvidas sobre o projeto. Sendo transferido para abril de 2011, o leilão foi novamente adiado, e a justificativa dada foi que as empresas precisavam de mais tempo para finalizar acordos comerciais.

Apesar do terceiro adiamento, a intenção do governo é a de não prolongar mais o leilão. "A ideia é adiar em algo como dez, 20 dias, só o tempo suficiente para resolver essas pendências com o texto do edital", afirma fonte ligada ao setor. Ainda segundo esta pessoa, a prioridade das autoridades é que o texto não seja alvo de questionamentos após a realização do leilão, apesar do possível desgaste político.

Entre as mudanças que o governo deve fazer no projeto estão a flexibilização de locais para a construção das estações e a adequação dos processos de transferência tecnológica, além disso, a forma como o conhecimento técnico do TAV será transmitido à outra companhia - provavelmente por meio da estatal Etav - será definida com o consenso do governo e o consórcio construtor, e não mais uma decisão unilateral do poder público, como se imaginava.

CPTM recebe administradores de blog

CPTM recebe blogueiros 
A CPTM, na última segunda-feira, convocou algumas pessoas que se manifestam sobre a empresa em redes sociais, para uma reunião no auditório da estação Brás. Estiveram presentes os amigos Ítalo (Blog Vida sobre trilhos), Ricardo Guimarãres (Blog Diário da CPTM), além de nossa presença, representando este que é o blog CPTM em Foco. 


Na reunião, fomos recebidos por representantes de diversas áreas, como planejamento, operação, manutenção, segurança e ouvidoria, além claro, os representantes do atendimento ao usuário. Na oportunidade, os blogueiros fizeram questionamentos sobre algumas dúvidas relativas à CPTM, uma vez que o foco principal da reunião foi basicamente esse: ouvir o que os blogueiros gostariam de saber sobre a CPTM. 


Após cerca de duas horas de perguntas, respostas e algumas apresentações, saímos dessa reunião bastante satisfeitos, porque isso mostra que o trabalho vêm sendo reconhecido, não só do CPTM em Foco, mas também do Diário da CPTM e do Blog Vida sobre Trilhos. 


Agradecemos a CPTM pela oportunidade do encontro, bem como à atenção que nos foi concedida. Na próxima postagem, darei continuidade mais profunda nessa reunião, mostrando para vocês algumas das perguntas e respostas referentes à reunião.


Texto: Diego Silva  
Imagem: CPTM

Estamos aguardando a movimentação do trem à frente

Trens do Metrô SP
  Atualmente, nos trens da CPTM, é muito comum pararmos próximos de estações ou nas mesmas, e ficarmos algum tempo parados, até que o maquinista emite o aviso público ´´paramos para aguardar movimentação do trem à frente``. Para os usuários, trata-se de uma perda de tempo, e vejo muitos se irritarem com tal situação. Mas para nós, que somos entendidos no assunto, trata-se de um procedimento necessário e seguro a ser feito. 

   Em outros casos, temos também os trens cargueiros, que em determinados horários, dividem as linhas com a CPTM. Ou seja, se o trem está parado aguardando a movimentação de outro trem à frente, isso está sendo feito para a segurança de todos os usuários, para que não ocorra um acidente, e para que todo o carrossel em circulação naquele momento atenda os horários determinados de partida e chegada em todas as estações.  


  Caso aconteça de um trem passar um sinal vermelho, automaticamente será aplicado o freio de emergência, e o maquinista necessitará de uma autorização do centro de controle para continuar a viagem, causando ainda mais transtorno aos usuários, e consequentemente aumentando o seu tempo de viagem. Por isso, caros usuários, se amanhã vocês ouvirem o aviso público da movimentação de trem à frente, saibam que tudo está sendo feito por segurança, para que todos cheguem ao seu destino com segurança.


Texto: Diego Silva

23 de junho de 2011

Audiência Pública: Prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva de Trens Unidades Elétricos da CPTM

AUDIÊNCIA PÚBLICA 


Procedimento da Audiência Pública 

Procedimentos relativos á Audiência Pública a ser realizada no dia:

13/07/2011 com inicia ás 14:00 Hs.

Local: Auditório do Edifício Cidade I

Endereço Rua Boa Vista nº 170, Edifício Cidade I - Mezanino


1.               Objetivo 

A CPTM torna pública de AUDIÊNCIA PÚBLICA visando expor, bem como legitimar junto á comunidade a intenção de promover procedimentos licitatórios para a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva de Trens Unidade Elétrica das Séries 2000, 2070, 2100, 3000, 7500 e 9000 da CPTM, com fornecimento de matérias, insumos e equipamentos, dentro de padrões pré-definidos de qualidade, confiabilidade e disponibilidade.


 2.               Agenda 

2.1     Identificação e registro de presença
2.2     Abertura
2.3     Apresentação Comercial
2.4     Apresentação Técnica
2.5     Apresentação de Questões e comentários
2.6     Encerramentos

Observação: O cronograma da agenda poderá ser modificado segundo conveniência e produtividade da Audiência.

3.               Apresentação de Questões e comentários 

3.1     As questões e comentários deverão ser efetuados por escrito, com a devida identificação do interlocutor/Representante.

4.               Ordenamento de Questões e comentários durante a Audiência.

4.1     As questões e comentários relativos ao item 3, serão recepcionados por meio dos integrantes qualificados durante a Audiência Pública, que os recolherão e encaminharão á Comissão.

5.               Conteúdo Geral para apresentar as sugestões 

5.1     As sugestões deverão ser formuladas concisa e objetiva visando, exclusivamente, contribuir com os aspectos pautados durante a Audiência Pública. de acordo com o objetivo do presente procedimento.

5.2     As sugestões deverão estar vinculadas ás apresentações comerciais e técnicas exploradas durante a Audiência Pública, buscando, dessa forma, identificar e correlacionar a sugestão com o apresentado.

6.               Ordem Geral 

6.1     Com vista a facilitar a realização da Audiência Pública serão adotadas medidas necessárias para o acesso ao ambiente e participação dos interessados e atendimento do objetivo da referida audiência.

6.2     Serão coibidas as condutas desrespeitosas ou com o fim de protelar ou desvirtuar o objetivo da Audiência Pública, sob pena de suspensão, ou medidas cabíveis serão asseguradas para o bom andamento dos trabalhos.

7.               Divulgação 

7.1    A CPTM divulgará, em seu site (www.cptm.sp.gov.br/licitacoes), documentos contendo os omentários sugestões e questões apresentadas na Audiência Pública juntamente com as respostas correspondentes, em até 05(cinco) dias úteis após a realização da mesma.

Fonte: CPTM

22 de junho de 2011

Confira a operação do Metrô durante o feriado de Corpus Christi e os eventos “Marcha para Jesus” e “Parada LGBT”

A partir do dia 22 de junho, o Metrô dará início a um esquema diferenciado de operação comercial para atender quem deixar a Capital pelos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda, durante o feriado de Corpus Christi, e para aqueles que se deslocarem pela cidade durante os eventos “Marcha para Jesus” e “Parada LGBT”.


No dia 22 (quarta-feira), véspera do feriado, as linhas 1-Azul e 3-Vermelha aumentarão a oferta de viagens no período da noite, para atenderem às pessoas que se dirigirem aos terminais rodoviários das estações Palmeiras-Barra Funda, Jabaquara e Portuguesa-Tietê.


Dia 23 (quinta-feira), feriado de "Corpus Christi", devido ao evento "Marcha para Jesus", a oferta de trens será aumentada nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, em relação à frota que circula em um domingo típico.


A principal recomendação do Metrô é para que os participantes do evento não se aglomerem nas plataformas, mezaninos e acessos das estações.


Para facilitar a ida e o retorno dos fiéis, o Metrô solicita aos organizadores da Marcha para que combinem um local de encontro fora do sistema metroviário, facilitando assim o desembarque dos usuários dentro das estações.


Dia 24 de junho, ponte de feriado, a operação comercial será normal a mesma dos dias úteis, sem alteração no número de trens em circulação em todas as linhas. Já no dia 25, sábado, a programação de trens será igual à de um final de semana normal ou seja, 60% da frota de um dia útil estará em circulação.


Dia 26 (domingo), devido ao evento "15ª Parada do Orgulho LGBT", a oferta de trens será aumentada nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, em relação à frota que circula em um domingo típico. Além disso, o Metrô disponibilizará, em algumas de suas estações, um número maior de agentes de segurança e de funcionários nas bilheterias. 


A medida deverá ser implantada nas estações Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação e República, as mais próximas dos locais onde ocorrerão a concentração e dispersão dos participantes. A recomendação importante é utilizar preferencialmente as estações Consolação e Brigadeiro que, por suas dimensões, proporcionam mais conforto aos usuários nos momentos do embarque e desembarque.


Na volta do feriado, segunda-feira (27), para atender aos usuários que retornam à cidade, o Metrô antecipará o início da operação comercial das linhas 1, 2 e 3, aumentando o número de viagens oferecidas. As linhas 1 e 3 começarão operar às 4h00, a Linha 2 às 4h30, e a Linha 5 reiniciará no horário normal: às 4h40.


Para agilizar as viagens, o Metrô recomenda a compra antecipada de bilhetes.


Fonte: Metrô SP

Metrô SP vai se comunicar com usuário pelo SMS

Passageiros do Metrô de São Paulo receberão, a partir de amanhã, mensagens pelo celular toda vez que alguma linha do sistema ficar paralisada. O intuito, segundo a companhia, é possibilitar que os usuários recalculem sua rota usando outros meios de transporte, ou usem o sistema mais tarde, evitando tumultos.


Adiantado pelo Estado no mês passado, o serviço, que é gratuito, estará disponível apenas para os aparelhos que tenham sido cadastrados na página da empresa na internet (www.metro.sp.gov.br/aplicacoes/news/cadastro_rapido/br/internetw.asp) e não abrangerá a Linha 4-Amarela, administrada pelo consórcio privado ViaQuatro.


Desde 9 de maio, quando o registro foi lançado, 12 mil pessoas já se inscreveram para ter acesso aos torpedos, que serão remetidos de maneira personalizada, ou seja, de acordo com os horários e os percursos que cada passageiro informou usar mais. "Se você não precisa saber sobre a Linha 3-Vermelha, quando houver ocorrências nela seu celular não receberá as mensagens. Já se não costuma usar o metrô no domingo de manhã, não será acordado às 6h30 por um SMS alertando sobre algum problema", afirma Aluízio Gibson, chefe do Departamento de Marketing do Metrô.


Ele explica que o envio das mensagens ocorrerá apenas em caso de falha grave, que trave a circulação de trens na linha toda, por exemplo. "São ocorrências mais importantes, como falha de um trem ou equipamento, falta de energia elétrica ou presença de usuário na via, que obrigam a paralisar a circulação."


O serviço, feito com base em dados do Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa - responsável pela supervisão do fluxo de trens em todas as linhas, com exceção da 4 -, é uma extensão do boletim Direto do Metrô, que desde março divulga no site da estatal dados a respeito da circulação dos trens em tempo real. A diferença é que o serviço na internet não traz só ocorrências graves, como fará o SMS, mas também dados sobre lentidão. 

Celulares de todas as operadores poderão recebê-los. Aviso. Passageiros ouvidos ontem pela reportagem disseram que o serviço de SMS não deve mudar a rotina. "Não acho que vai dar certo. O que eles vão querer? Que a gente deixe de pegar uma linha de metrô com problemas para usar ônibus lotados?", pergunta o diretor de marketing Paulo de Souza, de 38 anos, que usa a Linha 3-Vermelha.


A advogada Fernanda Siqueira, de 26, também acha que os torpedos ajudarão menos do que se espera. "A solução definitiva é construir mais linhas para desafogar o serviço."


Como funciona

As ocorrências são enviadas por celular para os passageiros do metrô:


Cadastro

Para receber o SMS, é preciso cadastrar-se no www.metro.sp.gov.br/aplicacoes/news/cadastro_rapido/br/internetw.ASP.


Perfil

No site, um formulário pergunta as linhas e os períodos do dia e da semana em que o passageiro mais usa o metrô.


O alerta

A ocorrência é informada pelos funcionários da estação ou operador do trem ao Centro de Controle Operacional (CCO).


A mensagem

A partir desses avisos, os operadores do CCO criam uma mensagem padronizada a ser comunicada nas estações.


SMS

A mesma mensagem será usada por um computador, que identificará quais passageiros usam a linha naquela hora.

Fonte:  O Estado de S.Paulo