Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

2 de novembro de 2011

Alckmin anuncia a recuperação da Estrada de Ferro Campos do Jordão


O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 2, em Pindamonhangaba, a recuperação da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Serão investidos R$ 4,1 milhões na ferrovia por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). Os novos recursos serão destinados à compra de máquinas e equipamentos necessários à manutenção das vias, garantindo assim maior confiabilidade e segurança a todo o sistema de operação.

"Vamos investir em equipamentos, tecnologia, reforço da ferrovia especialmente na região serrana, abrir concurso público e plano de cargos e salários. Nós vamos dar uma revitalizada na Estrada de Ferro Campos do Jordão dentro da proposta de trens turísticos", declarou o governador.

Em maio deste ano, a ferrovia já havia recebido R$ 2,9 milhões para obras emergenciais, as quais foram concluídas no mês de outubro. As obras permitiram o restabelecimento das viagens turísticas que atendem os roteiros Campos do Jordão-Pindamonhangaba e Campos do Jordão-Santo Antônio do Pinhal. "Toda sexta, sábado e domingo, até dia 9 de janeiro de 2012, não há mais lugar no trem para Campos do Jordão. Demanda existe; une ferrovia com o turismo", observou Alckmin.
Os roteiros são comercializados nas estações da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que além das duas viagens, também é responsável pelo "Bonde Turismo" que circula em Campos do Jordão entre o centro de Capivari e o Portal da Cidade. Outro serviço administrado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) é o teleférico, localizado no Parque Capivari.

Daqui a três anos, a EFCJ comemorará 100 anos de atividade. A sua recuperação, além de outros benefícios à sociedade, promoverá o fortalecimento do setor turístico regional, dando competitividade às cidades em sua área de influência, estimulando a economia e promovendo ampliação de empregos e aumento de renda.

Convênio Técnico

No fim de março, o governador Geraldo Alckmin e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, assinaram convênio de Cooperação Técnica e Operacional entre a EFCJ, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a STM, visando à recuperação da empresa.

Serviços

- Viagens turísticas entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba e entre Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal.

- Trem subúrbio de Pindamonhangaba até Piracuama com 4 partidas diárias.